sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Coronel Roberto filho fala das ações da Companhia Militar de Turismo Independente(CPTUR)


  Tenente-coronel Roberto filho/comandante da CPTUR


Tenente coronel José Roberto Moreira Filho, falou que  está há 02 anos como comandante da Companhia Militar de Turismo Independente(CPTUR), que durante esse tempo foram realizadas, varias missões, operações especias, com autuações, prisões, apreensões de drogas, munições, aparelhos celulares, armas de fogo e armas brancas,

Coronel Roberto disse que nesse período, foram realizados vários cursos visando a capacitação específica dos militares para atuarem em missões especias, inclusive cursos de idiomas, como inglês, francês e espanhol, para melhor atender o turista estrangeiro, tendo  inclusive policial que fala fluentemente  japonês. 

O comandante disse que a CPTUR atua em 05 áreas sendo elas: O Centro Histórico, Lagoa da Jansen, Península da Lagoa, Ponta da Areia, e Litorânea. Falou que pra cada área com exceção da litorânea, existe uma base fixa da CPTUR com policiais militares preparados para atender a população dessas áreas de atuação da companhia.

A Base da Península, atende as demandas da Lagoa da Jansen e Ponta D'Areia, existe o quartel da Lagoa, no Centro Histórico tem o Quartel General, e a Base do Reviver na praça Nauro Machado com atuação em toda região, inclusive no Convento das Mercês, local de concentração de muitos turistas. 

O coronel falou ainda, que para dar segurança aos turistas e aos cidadãos maranhenses que circulam nessas áreas de atuação da Cptur, estão sendo realizadas várias operações. tais como:

Operação Fecha Quartel, Saturação, Praia Segura, Transporte Seguro, e a operação Turista Seguro.

Informou que nos últimos dois meses foram atendidas 44 ocorrências, com 56 conduções, onde 90% delas foram feitas autuações em flagrante delito, foram feitas apreensões de 95 armas brancas onde a maior parte foram apreendidas na região do Centro Histórico, e apreensões de muitas drogas, falou que só na quarta-feira(24), foram apreendidos, 68 papelotes de Crack que resultou na prisão do individuo em flagrante, por tanto quase todo dia são apreendidas substancias entorpecentes nas mãos de usuários de droga, nesta área do Reviver. Pontuou o Comandante.


Quanto a participação de menores em pequenos furtos e uso de drogas, falou que depois de um trabalho da CPTUR em conjunto com órgãos do estado, município e judiciário que cuidam diretamente dos problemas relacionados com menores, houve uma diminuição significativa no índice de crimes praticados por menores nas áreas de atuação da CPTUR, principalmente na área do reviver que depois que o governador Flávio Dino inaugurou a Base da Companhia na praça Nauro Machado no Centro Histórico, a ação da  polícia ficou mais fortalecida, com a presença de policias 24h para coibir toda e qualquer  tipo de ação criminosa naquela área. 

Finalizando Coronel Roberto agradeceu a parceria da CPTUR com órgãos do estado e do município, assim como do judiciário. Falou que a prefeitura municipal de São Luís, é uma grande parceira com o empenho das secretarias municipais da cultura e do turismo, das secretarias de estado da cultura e do turismo, lembrou que um dos momentos mais importante da parceria CPTUR, foi quando o governo do estado, prefeitura, Ministério Público, e outros órgãos enjangados, conseguiram lacrar 42 imóveis abandonados que estavam servindo de pontos de uso e comercialização de drogas.

Coronel Roberto filho disse que ações como essas são importantes no combate a criminalidade, e que o trabalho da CPTUR terá continuidade, com policiamento ostensivo, onde ações e missões contínuas são desenvolvidas dia a dia para dar tranquilidade não só aos turistas, mas também a todos que trabalham, moram ou costumam se divertirem nas áreas de ação da CPTUR



                                                ASSISTA AQUI A ENTREVISTA






Por/Stenio Johnnny
Radialista/Repórter Investigativo
RPJ/MA 0001541




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.