quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Palestra aborda aplicação das leis sistêmicas no Judiciário


Ilustração.

Mostrar como a aplicação das leis sistêmicas pode contribuir para a conciliação e solução de conflitos que chegam ao Judiciário. Esse é o objetivo da palestra aberta promovida pela 3ª da Família de São Luís, no próximo dia 11 de março. A palestra, realizada no auditório do Fórum Des. Sarney Costa, às 15h, será ministrada pelo advogado e facilitador de abordagem sistêmica, Guilherme Fernandes Souza Silva. O evento é direcionado a magistrados, promotores de justiça, defensores públicos, advogados, universitários, servidores do Judiciário e demais órgãos do sistema de segurança e justiça.
Guilherme Fernandes disse que além da explicação teórica, demonstrará, por meio de vivências com casos práticos, como a ferramenta pode ser aplicada no auxílio de acordos em conflitos no âmbito judicial e mesmo fora dele. Segundo o palestrante, as chamadas Leis Sistêmicas, introduzidas pelo alemão Bert Hellinger, já vêm sendo utilizadas por magistrados em vários estados do Brasil, especialmente em processos de família e criminais, como instrumento para facilitar a inclusão social e a solução dos conflitos, por meio da ordem e equilíbrio nos relacionamentos.
No início da década de 80, Bert Hellinger passou a trabalhar com essas leis naturais em formato de grupos na Alemanha e chamou a dinâmica de Representação Familiar. Posteriormente, esse trabalho ganhou visibilidade e alcance internacionais.
A juíza titular da 3ª Vara da Família, Joseane de Jesus Corrêa Bezerra, explica que a iniciativa busca despertar para a importância da conciliação e mediação de conflitos judicializados, restaurando a paz e o equilíbrio nas relações parentais, que se configura como sendo a tônica do Novo Código de Processo Civil.
“Queremos mostrar como a observância e a aplicação das Leis Sistêmicas, através da própria Constelação Sistêmica Familiar, uma abordagem eminentemente empírico-filosófica, sem qualquer ligação religiosa, holística ou metafísica, podem ajudar a encontrar a reconciliação e a paz nas famílias, já que a partir da sua percepção é possível alcançar as questões e disputas processuais dos litigantes com um olhar mais amplo, imparcial e verdadeiro”, esclarece Guilherme Fernandes.
A palestra conta com a parceria e apoio da Escola da Magistratura do Maranhão (ESMAM) que fornecerá certificados aos participantes. As inscrições para a palestra devem ser feitas até às 12h do dia 26 de fevereiro, pelo e-mail secfam3_slz@tjma.jus.br  ou na 3ª Vara da Família, localizada no 4º andar do Fórum Des. Sarney Costa. Mais informações pelos telefones (98) 3194-5584/5585.
Palestrante– advogado nas áreas cível, trabalhista e do consumidor, especialista em Direito Civil e Processual Civil, Guilherme Fernandes é facilitador da Abordagem Sistêmica denominada Constelação Familiar desde janeiro de 2014 e já participou de seminário com o criador do método. Está em fase de conclusão de um  novo treinamento de Constelação Familiar, pelo Instituto Bert Hellinger Brasil Central, em São Paulo. Atualmente realiza workshops vivenciais sobre o tema e atua extrajudicialmente com essa ferramenta.

Valquíria Santana
Núcleo de Comunicação – Fórum de São Luís
(98) 3194-5650
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
(98) 3198-4636/ 3198-4624.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.