O folião maranhense vai se divertir ao som das autênticas marchinhas durante o Baile popular, festa que encerra a programação oficial do ‘Carnaval de Todos’. Organizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís, o baile retoma a magia dos antigos carnavais e oferece ao público a oportunidade de mostrar toda sua criatividade.
O baile será na Passarela do Samba, a partir das 23h30, com animação do Grupo Lamparina, Mano Bloco e Bicho Terra, uma das maiores referências do folclore do Estado. Abrindo as atrações do encerramento, a partir das 17h, desfile das Tribos de Índio e blocos afro.
A tribo Tupiniquins será a primeira a entrar na avenida, seguida pela Curumim, Tapiaca Uhu, Sioux, Guajajaras, Tupinambá (Iguaíba), Guarani, Navajo, Kamayurá, Carajás, Itapoã, Os Tupinambás (Anjo da Guarda) e Upaon-Açu. Os blocos afro mostram sua criatividade e energia a partir das 19h, com o tradicional Akomabu. Foi o primeiro do segmento no Maranhão e completa 32 anos.
A história do bloco está ligada à história do Centro de Cultura Negra do Maranhão e leva para os circuitos do carnaval o som dos instrumentos que dão o ritmo nos terreiros do culto Mina. O Akomabu não disputa prêmios nos desfiles, apresenta-se com o objetivo de resgate da autoestima dos afro descendentes, segundo os organizadores. O nome do bloco surgiu do africano e significa ‘a cultura não deve morrer.
Seguem na Passarela os grupos Juremê, Abibimã, Aruanda, GDAM, Maylô, Didara, Beleza, Nanã, Omnirá e encerrando com Oficina Affro, às 23h10. Fechando a programação, a Passarela será liberada para o Baile Popular, a partir das 23h30. O Bicho Terra é uma das principais atrações do evento. A programação do Carnaval de Todos se espalha pelos circuitos da folia e brinda o público no último dia de festa com a apresentação de grupos de samba, tambores de Crioula e Mina, blocos alternativos, shows de artistas locais, prosseguindo com o Carnaval de Todos.
As atrações estão distribuídas nos circuitos Roseno Cruz com apresentações na Vila Gracinha, Praça da Saudade, Canto do Gavião, Largo do Caroçudo; Circuito Antero Viana, na São Pantaleão, Largo Santiago e Ceprama; Circuito Francisco de Souza Coimbra Neto – Chico Coimbra com eventos na Casa do Maranhão, na Rua Portugal e Nauro Machado; e Circuito Almerice da Silva Santos – Dona Teté, com atrações no Laborarte (REFFSA), sempre a partir das 11 hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.