quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Obras de urbanização vão melhorar infraestrutura em entorno da Avenida Jackson Lago

Área vai abrigar diversos equipamentos sociais, como escola, Unidade Básica de Saúde (UBS), praças e Unidade de Segurança Cidadã (USC).
A Avenida Jackson Lago – a IV Centenário – vai receber obras de urbanização, dando continuidade às ações do programa PAC Rio Anil, do Governo Federal, executado pelo Governo do Estado. O local vai abrigar diversos equipamentos sociais, dentre estes, escola, Unidade Básica de Saúde (UBS), praças e Unidade de Segurança Cidadã (USC), beneficiando moradores do local e entorno. O plano de urbanização inclui ainda a abertura de ruas que vão garantir maior mobilidade na região.
Nesta quinta, 18, foi realizada a desocupação da área com a retirada de palafitas, construídas irregularmente. “Acompanhamos o trabalho de forma tranquila. As pessoas foram comunicadas anteriormente e também notificadas sobre esse processo. Tudo transcorreu pacificamente”, disse o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar do Maranhão, tenente-coronel José Maria Honório. A ordem para retirada foi emitida pela Blitz Urbana, órgão municipal.
As poucas pessoas que ainda residiam de forma irregular saíram sem resistência. A Polícia Militar esteve presente durante toda a ação de retirada para prestar apoio e orientar os ocupantes. “Trouxemos força, mas para não usar, apenas se houvesse necessidade, mas não houve”, reiterou o comandante.
Antecipando a ação de retirada, foram realizadas diversas reuniões e encontros com os ocupantes, ao longo de um ano. Todos foram informados do processo e ainda, do projeto de urbanização a ser estruturado na área. Os moradores também foram notificados sobre os prazos da retirada. Os ocupantes integram cadastro que garante o recebimento de aluguel social no valor de R$ 500 e foram inseridos em programas de habitação popular.As obras são conduzidas pela Secretaria de Estado de Cidades (Secid).
Área vai abrigar diversos equipamentos sociais, como escola, Unidade Básica de Saúde (UBS), praças e Unidade de Segurança Cidadã (USC).

Os moradores concordaram com o uso social da área. Segundo alguns ocupantes, o local estava servindo como ponto de tráfico e com ocorrências de assaltos. A estudante Kessylene de Jesus Cardoso Diniz, 24 anos, disse que o projeto vai beneficiar todos os moradores. “Eu recebo o aluguel social e já encontrei um lugar para ficar, até receber minha casa. Pelo que eu soube do projeto, acho que vão construir boas coisas para quem mora aqui”, enfatizou a jovem.
O autônomo Wadson Ribamar Gomes, 32 anos, disse que será melhor morar em um lugar seguro e espera que as obras fiquem prontas o mais breve possível. “Vai ser muito bom. A gente quer que melhore. É o que a gente espera”. Para o serviços gerais Manoel Nascimento Silva, 44 anos, “os serviços vão trazer mais segurança e opção para quem mora no local”.
 Urbanização
Integram os equipamentos do plano de urbanização da Avenida Jackson Lago uma escola de Ensino Fundamental com 12 salas, biblioteca e quadra poliesportiva; uma UBS com seis consultórios, três salas de atendimento odontológico e sala de curativo; um Batalhão de Polícia Militar com alojamento, salas de monitoramento, gabinete e auditório com 60 lugares; uma praça uma com pista de caminhada, quiosque, academia ao ar livre e acessibilidade; e outra praça com pista de caminhada, playground, área de recreação para adultos e crianças.
O projeto contempla ainda a abertura de duas vias de acesso com o interior do bairro; e ruas auxiliares com estacionamento e bicicletário. A obra tem investimento de R$ 500 milhões. Os editais de licitação vão ser lançados na próxima semana e as obras têm previsão de início dentro de 60 dias. “Seremos diligentes no acompanhamento destas obras para que as empresas cumpram o cronograma pactuado”, disse a secretária de Estado de Cidades (Secid), Flávia Alexandrina, que acompanhou a ação de retirada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.