Dr. Sebastião Uchôa Sec. da Sejap
O Secretário da Sejap Dr. Sebastião Uchôa, em entrevista concedida ao repórter Stenio Johnny, falou das ações da Sejap com o apoio do governo do estado, no sentido de restruturar o Sistema Prisional do Maranhão.
Dr. Uchôa falou que quando assumiu a Sejap encontrou o sistema prisional em condições precárias, para haver melhorias, teria que ser realizado um trabalho de mudanças para alinhamento, restruturação e modernização nas unidades prisionais do Maranhão.
No que diz respeito a segurança nos presídios, para reverter o quadro negativo de fugas e mortes nas unidades prisionais algumas medidas emergências foram tomadas tais como:
Revistas constantes nas celas, para evitar a permanência de armas, drogas e celulares nas unidades.
Construção de barreiras de contenção para evitar fugas através de túnel.
Reformas de celas nas unidades prisionais como aconteceu recentemente a entrega de mais de trinta celas reformadas no presídio São Lúís I, trabalho esse que está sendo estendido as demais unidades, tanto na capital como no interior do estado.
Construção de um presídio de segurança máxima, que irá desafogar o sistema prisional na capital. O secretário Uchôa espera que até o ano que vem esse presídio possa ser inaugurado aqui em São Luis.
A Viabilização da regionalização de penas, permitindo que o preso possa cumprir a sua pena na sua cidade, ou em uma cidade mais próxima ao seu município.
O remanejamento de detentos de unidade prisionais, assim como o remanejamento de servidores da Sejap e terceirizados.
O incansável trabalho dos advogados, assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, terapeutas membros da igreja católica, evangélica, em fim todos empenhados na luta pela ressocialização para que os detentos de hoje possam em futuro bem próximo serem reintegrados a sociedade e voltar para o convívio familiar e social
além disso será feito o reaparelhamento nas unidades prisionais do Maranhão inclusive com aquisição de unidades móveis
Implantação de bloqueadores celulares visando eliminar de uma vez por toda a comunicação entre detentos, dentro e fora dos presídios.
A implantação de sistemas de bloqueio de celulares, requer um complexo projeto de engenharia de radiofrequência para garantir a efetividade do cancelamento do sinal no perímetro delineado, e evitar a interferência indesejável fora dos limites da área de segurança. e isto foi feito, Engenheiros vieram de São Paulo para fazer um levantamento de área para que fosse instalados os bloqueadores, e o resultado foi imediato tanto a Cadet, como o CDP já tiveram o sinal de celualar bloqueado. afirmou Uchôa.
Inauguração do Centro de Observação, Classificação e Triagem do Sistema Penitenciário da Capital (COCT).
Secretário da Sejap e convidados na inauguração do COCT
Segundo o Secretário Sebastião Uchôa, o COCT, é o renascimento do sistema penitenciário no Maranhão, a partir da mudança na metodologia de gestão na capital em face da implantação, da individualização e classificação de tipologia criminal dos novos detentos.
O Segretário, esclareceu que ao chegar no COCT, o apenado será assistido por um psicólogo, assistente social, terá assistência jurídica, segurança interna penitenciária e por um psicólogo, esse último, caberá a responsabilidade de fazer o perfil criminal do detento e recomenda-lo ao diretor da unidade prisional específica.
Inauguração da 1ª Escola de Gestão Penitenciária do Marnhão.
Vice-Governador Washington Luís Sec. Sebastião Uchôa
Dra. Idel Diretora da escola.
Para o funcionamento desta Escola, a Sejap firmou parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e com outras instituições de ensino, com o objetivo de fomentar e executar estratégias de formação inicial e continuada, pesquisa, formulação de doutrina e aperfeiçoamento profissional, serviços penais, produção e compartilhamento de conhecimentos em políticas públicas, voltadas ao sistema prisional no Estado.
Informou também, que já foi entregue toda documentação para que seja feita a licitação da construção de um presídio de segurança máxima em São luís, que irá desafogar o sistema prisional na capital, e que outros presídios serão construídos no interior do estado.
Falou que o presídio de imperatriz será inaugurado no prazo de sessenta dias.
Secretário sebastião Uchôa, faz entrega da documentação
No que diz repeito qualificação de servidores, vários cursos foram administrados pela Sejap, para agentes penitenciários, diretores de unidades prisionais, agentes administrativos, e integrantes do Grupo de Escolta e Operações Penitenciarias (Geop) e da Rota Ostensiva Penitenciária (Rop).
Para Dr. Uchôa, todos esses cursos são importantes para capacitação do servidores, doutrinamentos, aprendizagem e restauração do valor profissional de cada um servidor, seja da Sejap ou terceirizada para melhoria na qualidade dos trabalhos prestados por esses servidores da Sejap.
Geop em curso administrado pelo diretor de operações
do presidio de Brasília-DF
Destacamos também disse Uchôa o trabalho da assistência Jurídica, da assistência Social, Médica, e psicológica da sejap tanto nas unidades prisionais da capital como no interior do estado no projeto assistência intinerante.
Assistência Itinerante da Sejap
Segundo O secretário da Sejap Sebastião Uchôa,Todo esse trabalho está sendo feito, graças ao apoio da governadora Roseana Sarney que não só acredita na sua gestão como tem dado apoio logístico e suporte financeiro para elaboração execução e concretização de projetos que possam trazer melhorias para o sistema prisional do Maranhão.