quarta-feira, 30 de junho de 2021

Vereador Thyago Freitas após espancar a esposa, irá cumprir medidas protetivas, sob pena de ser preso

Vereador Thyago Freitas irá responder por crime de violéncia doméstica.

O Núcleo de Inteligência SJNOTICIASMA, recebeu informações veladas dando conta que a esposa do vereador Thyago Freitas, procurou a Casa da Mulher Brasileira para registrar queixa crime contra o vereador que além de agredi-la. Teria quebrado seu carro.

Bater em mulher, além de ser ato de covardia é crime.

Ainda segundo a fonte, a esposa do vereador Thyago Freitas, além de registrar a queixa crime, pediu medidas protetivas.

Por se tratar de crime de violência contra a mulher, vamos resguardar por questões de segurança, fotos e o nome da esposa do vereador. O inquérito corre sobre segredo de justiça.


Operações Jornalísticas Investigativas Especiais 

                                  OJIE 


Por: Stenio Johnny
Repórter investigativo do Brasil
RI/RPJ-MA 000154



        

Secretário de segurança pública do Maranhão, pode ser o espoca urna nas eleiçoes 2022

 
Jefferson Portela secretário de segurança pública do Maranhão, a opção certa para Câmara Federal. 

O secretário de segurança pública do Maranhão, Jefferson Miller Portela e Silva,  pré-candidato a deputado federal, está vivendo o melhor momento político da sua vida e pode ser o espoca urna nas eleiçoes 2022.

Depois de cinco meses conversado com analistas políticos, presidentes de associações de bairros, líderes comunitários, presidentes de conselhos de estudantes e líderes políticos da capital e do interior do Estado. Concluímos que o eleitorado maranhense ver com bons olhos a eleição de Jefferson Portela para Câmara Federal em 2022, devido ao bom trabalho que vem fazendo pela segurança no Maranhão.

Bairros como: Coroadinho, Cidade Olímpica  São  Raimundo, Divineia , Cidade, Operária, Estiva, Maracanã  Cohab, Cohatra, Tutu, cidade metropolitana como Raposa, Ribamar, Alcântara e Paço do Limiar, são locais dentre outros bairros, de maior concentração, onde o nome de Jefferson Portela é reverenciado. Tudo indica que além de ser eleito. Será o espoca urna da capital Maranhense.

Para a sua campanha rumo a Câmara Federal em 2022, Jefferson Portela vem com um discurso brando, sereno, forte e cutudente. Vai dizer e mostrar o que fez pela segurança pública do Maranhão e o que fará como deputado Federal pela segurança pública do Brasil, apresentando projetos leis, com mais rigor e combate à criminalidade no país.

Repórter investigativo do Brasil Stenio Johnny, declara apoio total a pré-candidatura de Portela a Câmara Federal, para um Maranhão e um Brasil Mais Seguro.


Jefferson Portela será o diferencial na Cârmara Federal. Nem um candidato a deputado federal nMaranhão, tem um perfil, um Curriculum, experiência e conhecimento na área da segurança pública nacional como tem Jefferson Portela e isso lhe qualifica e lhe credencia para ocupar com legimidade, pela vontade do povo do Maranhão uma cadeira na Câmara Federal.

O povo maranhense reconhece a luta e os  relevantes serviços prestados por Jefferson Portela na área da segurança pública do Estado 

Os  candidatos, na campanha das eleições  2022 em seus discursos para enganar o povo vão dizer: eu vou fazer isso, fazer, aquilo. Jefferson  Portela vai dizer o que fez pela segurança pública no Maranhão é o que fará pela segurança pública do país.



O que fez Jefferson Portela como secretário de segurança pública do Maranhão 

Tirou São Luís-MA do hanching das cinquenta  cidades mais violentas do mundo

Modernizou, restaurou e reaparelhou o sistema de segurança pública do Maranhão.

Criou novas superintendências de polícias do Estado.

Criou a Perícia  Geral do Estado

Aumentou o número do efetivo policial do Estado 

Foi o secretário que deu promoções ao maior número de oficias e praças da PMMA e Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão

Criou novos distritos e batalhões, promoveu o maior número de cursos de capacitaçao técnica e operacionais, para policiais militares, civis e  bombeiros militar. 

Reduziu a criminalidade no Estado  

Desbaratou e mandou pra cadeia, quadrilhas de assaltantes de Bancos e de tráficantes no Maranhão.

Foi o responsável direto pela criação do Pacto Pela Paz, o maior programa social e de segurança púbica do Norte e Nordeste do Brasil, considerado hoje uma referência nacional. Um programa criado na gestão do Governador Flávio Dino que tem como coordenador deste grande programa, um delegado com profundo conhecimento de segurança pública no Estado chamado Dr. Dicival Gonçalves.

Delegado Dicival Gonçalves, Coordenador Executivo do Pacto Pela Paz, o maior programa  social e de segurança do Norte e Nordeste do país, criado pelo Goveno do Maranhão pela iniciativa do secretário de segurança Jefferson Portela.

O Pacto Pela Paz era um sonho, que virou realidade, graças ao empenho, dedicação e zelo pela segurança pública do Maranhão que tem o secretário Jefferson Portela.

Jefferson Portella fez tudo isso fará muito mais se o eleitor Maranhense der a ele o voto de confiança e elegê-lo Deputado Federal nas eleições 2022

PORTELA NA CÂMARA FEDERAL MARANHÃO!


Por: Stenio Johnny 

Repórter investigativo do Brasil

RI/RPJ-MA 0001541

Vereador Thyago Freitas espanca a esposa, é enquadrado na Lei Maria da Penha e volta as páginas policiais


O vereador Thyago Freitas foi denunciado nesta terça-feira, pela própria esposa, por espancamento. A denúncia foi feita na Casa da Mulher Brasileira, onde a vítima afirmou que o parlamentar ainda danificou o seu veículo.

Em março deste ano, o parlamentar foi manchete na crônica policial, em razão da Polícia Civil, após s realização de diligências haver  recuperado  em seu apartamento,  um veículo roubado Fiat Toro avaliado em R$ 130 mil.

O automóvel, subtraído de uma locadora no Estado de Pernambuco, foi localizado em um edifício de luxo no bairro da Península/Ponta D’areia, em São Luís-MA, de propriedade do vereador.


O vereador Thiago Freitas, foi indiciado e responde por crimes de Receptaçao dolosa e estelionato e agora vai responder por crime de violência doméstica. 

Segundo a fonte, após a denúncia da esposa do agressor, um TCO foi lavrado para que o vereador Thyago Freita responda judicialmente por crime de violência contra mulher. O vereador foi enquadrado na lei Maria da Penha e está passivo a ser preso.


Operações Jornalísticas Investigativas Especiais 
                               OJIE 

Por: Stenio Johnny 
Repórter investigativo do Brasil
RI/RPJ-MA 0001541


terça-feira, 29 de junho de 2021

Repórter investigativo do Brasil contesta o Direitos Humanos e diz que a morte de Lázaro, foi em defeza do Estado e da sociedade

Morte de Lázaro! A Vitória do bem contra o mau.

O Núcleo de Inteligência SJNOTICIASMA recebeu nas primeiras horas da manhã desta Terça--Feira -feira(28), informações veladas procedentes de Brasília-DF, dando conta que menbros dos direitos humanos e uma deputada do PSO, iriam cobrar do Governo do Estado de Goiás explicações sobre a morte do Serial Killer  do Brasil Lázaro Barbosa.

Segundo a fonte a morte de Lázaro em confronto com policiais, foi um ato desumano. A forma animal como ele foi carregado até a viatura do Corpo de Bombeiros para ser conduzido a um hospital, que na verdade já o conduziram morto com aproximadamente 88 perfurações a bala de armas de grosso calibre, mostra uma barbaridade que tem que ser investigada e o governador de Goiás deve explicações a justiça a ONU e aos diretos humanos.

Ainda segundo a fonte, a ONU já foi informado dos fatos com imagens que chocaram o mundo, deixando o Brasil em uma situação vexatória diante da Organização das Nações Unidas.

O Repórter investigativo do Brasil Stenio Johnny, ao tomar conhecimentos dos fatos narrados por uma fonte de Brasília-DF partiu em defesa das forças de segurança do Estado de Goiás dizendo:

    

Repórter investigativo Stenio Johnny.

Pramim não me causa nenhuma surpresa  a reação de membros dos Diretos Humanos e da deputada do PSOL, que no mínimo deve tá querendo holofotes  mídiáticos para se reeleger em 2022.

Como repórter investigativo, que acompanha as ações das forças  de segurança do meu Estado Maranhão e do meu país, na minha visão jornalística investigatva, posso afirmar que não houve truculência e nem má conduta ou ato desumano dos policiais que estavam na operação  para a captura de Lázaro.

O que aconteceu na verdade, foi uma ação legal do Estado contra um indivíduo inimigo da sociedade, que estava levando pânico e risco de vida para pessoas inocentes na área que ele estava.

O Estado não podia permitir que um assassino serial Killer ficasse agindo da forma cruel e dwsemuna, que ele vinha agindo, matando uma família inteira.

       https://youtu.be/U_EJshZXDB0         

Parabenizo as forças de segurança de Brasiia-DF e do Estado de Goiás, pela pronta resposta a um cimnosoi altamente perigoso que era uma ameaça para sociedade, que durante a sua capitura, ao invés de se entregar, saiu da mata para confronto com as forças de segurança que agiram em legítima defesa do Estado e da sociedade.

Eu só queria perguntar a deputada do PSOL, e para os membros dos Direitos humanos o que eles fariam se Lázaro entrasse na casa deles pra mata-los. 

Eles iriam permitir ou ia enfrentá-lo e matá-lo? Vamos deixar de hipocrisia  e idiotisse. O que eu fico pensando é a capacidade que tem os direitos humanos em defender bandidos e deixar o cidadão comum amígua sem defesa.


No Maranhão os policiais militares cabo Júlio César e soldado Alberto Constantino, foram assassinados no dia 17 de novembro de 2016 na cidade de BURITICUPU-MA, sendo que até hoje ninguém sabe quem matou os PMs e nunca encontraram os restos mortais dos militares.

Neste caso específico Direitos Humanos politucos e a ONU, fizeram vistas grossas, cruzaram os braços e empurraram com a barriga, ou seja nada fizeram. Porque?

A família dos PMs ao ver que o Estado não dava resposta a este duplo assassinato, enviou carta a ONU e ninguém se manifestou. Não teve um deputado do PSOL ou de outro partido, assim como membros dos Direitos humanos e nem a ONU, para cobrar das autoridades a elucidação deste Duplo assinado dos PMs no Maranhão com ocultação de cadáveres. Isso sim é desumano e omissão da ONU e dos Direitos Humanos. Vergonhoso!

Portanto amigos internautas as forças de segurança agiram certo no momento oportuno, no combate a um inimigo da sociedade que era uma ameaça na vida para o cidadão brasileiro que tinha que ser capturado ou eliminado para a segurança e bem estar da sociedade.

          Perdeu Play Boy! Teu CPF foi cancelado.


Parabéns guerreiros das forças de segurança de Brasília e do Estado de Goiás  pelo êxito da operação, que culminou na morte deste Serial Killer.

Como repórter investigativo do Brasil, deixo aqui as minhas congratulações ao excelente efetivo das forças de segurança de Brasília-DF e de Goiás, que em legítima defesa do Estado, combateram um inimigo nocivo  a socidade. 


Operações Jornalísticas Investigativas Especiais 

                                 OJIE 

Por: Stenio Johnny 
Repórter investigativo do Brasil
RI/RPJ-MA 0001541 



Verador Astro de Ogum, é o represetante legal da cultura Maranhense


Durante todo o domingo(27), o correu corre da equipe sob o comando do produtor cultural *Itamilson Lima* na *Quinta do Avelar*, no Aracagy, local escolhido para ser palco da primeira edição do *Arraial Pertinho de Você Ronda Junina* foi intenso, mas no início da noite findou-se todos os preparativos para o evento que acontece nesta segunda-feira(28), às 19:30hs. Com o apoio do *Governo do Estado*, o arraial foi pensado pelo vereador *Astro de Ogum*(PCdoB) com intuito de suprir a lacuna que a temporada junina está sofrendo em 2020 e 2021 por conta da pandemia do COVID-19. Os batalhões não estão formando trincheira para guarnecer. As matracas e pandeiros não entoam o bailado das índias, o que tem causado aos fazedores e amantes do folclore um prejuízo cultural e financeiro sem precedentes. Em um evento fechado, que atenderá todas as normas estabelecidas pelos decretos municipal e estadual, Anvisa e OMS, além da maranhense *Alcione*, deverão se apresentar os batalhões de *Maracanã, Morros, Axixa, Nina Rodrigues, Santa Fé* e *Leonardo*. Inscreva-se no nosso canal: https://youtube.com/channel/UCOviyG1A0PUtWY292cRPpeg


*PALAVRAS DO ANFITRIÃO *

Não é novidade para nenhum ludovicense a paixão que o vereador *Astro de Ogum*(PCdoB) tem pela cultura maranhense, um dos pilares na sua plataforma política em mais de duas décadas.

 Nos últimos anos, os dois maiores espaços no Maranhão voltado para temporada junina, os arraias *Pertinho de Você*, na Cohama e o *Arraial da Vila Palmeira* eram organizados por ele, mas por conta da pandemia, em 2020 e 2021 não foi possível manter a nossa tradição. 

vereador Astro de Ogum, e a cantora Alcione de Nazaré, amigos e parceiros em prol da cultura Maranhense.

Para minimizar a saudade dos batalhões e demais brincadeiras típicas da temporada, com o apoio do *Governo do Estado*, via SECMA, *Astro* idealizou a primeira edição do *Arraial Pertinho de Você Ronda Junina*, organizado pelo produtor cultural *Itamilson Lima*. Entre a apresentação de uma brincadeira e outra, acompanhe as rápidas palavras do anfitrião.


Astro de Ogum além de ser um grande vereador que realiza ações sociais em prol das camadas carentes da Zona Rural e bairros periféricos de São Luís-MA. 

Astro é um incansável incentivador e represente legal da cultura Maranhense, que com apoio total do governador Flávio Dino, tem adquirido recursos públicos, levando melhorias e qualidade de vida as comunidades carentes da Zona Rural e bairros periféricos da capital Maranhense e ao mesmos tempo expandindo e divulgando o nosso  folclóre a nível nacional

Vereador Astro de Ogum e o governador Flávio Dino, a parceria que está  dando certo.

Assim é Astro de Ogum! O vereador da Cultura e do Povão.


segunda-feira, 28 de junho de 2021

Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, realiza Live para falar de queimaduras e prevenção




Olá, boa noite!

Hoje (28) temos um encontro marcado na _live_ que será transmitida pelo Instagram do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão @bombeiros.cbmma193, iremos abordar um tema muito importante, que são as *queimaduras*.

A _live_ será conduzida pela AMASQ - Associação Maranhense de Apoio a Sobreviventes de Queimaduras.

Vamos falar sobre ocorrências, prevenção, questões culturais e tirar dúvidas sobre o tema. 


Aguardo vocês às 19 horas ✔


Coronel Célio Roberto

Comandante-geral do CBMMA

Jornalista político afirma que a disputa para o governo do Maranhão, será entre Weverton Rocha e Carlos Brandão. Josimar do Maranhãozinho não sairá candidato

 


Um analista político em contato com a nossa reportagem, afirmou que o deputado federal Josimar do Maranhãozinho, não sairá candidato a deputado Estadual, que tudo não passa de uma estratégia polica-miadiática, para mantê-lo em evidência  política a nível de Estado.

Perguntamos ao analista político, porque ele afirma com tanta certeza que o parlamentar não sairá candidato ao governo do Maranhão em 2022 ele respondeu.

Josimar do Maranhãozinho hoje no Maranhão é um dos políticos mais inteligente do Estado que está se destacando na articulação política. Portanto não é burro ao ponto de se arriscar a sair candidato a governador, perder as eleições, ficar sem mandato e ser preso.

 Josimar mais do que poder, precisa de imunidade parlamentar, para continuar driblando a justiça e continuar em liberdade.


A fonte falou que Josimar do Maranhãozinho sairá candidato a deputado estadual apoiando Brandão, com olhos focados na cadeira de presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão.

O analista político disse que Josimar do Maranhãozinho não é visto com bons olhos pelo o povo do Maranhão para o Governo do Estado, devido às investigações que estão sendo feitas pela Polícia Federal e pelos processos que tramitam ao seu desfavor no STF, que se não fosse pela sua imunidade parlamentar já estaria preso.

Josimar do Maranhão deputado federal.

A fonte nos revelou que o deputado Josimar do Maranhãozinho, segue investigado por crimes de:

Desvio de emendas federais, desvio de verbas federai, fraude em licitações nas prefeituras do Maranhão onde os prefeitos são seus aliados, desvio de verbas federais, agiotagem, compra e venda de emendas parlamentares, lavagem de dinheiro, peculato, calúnia e difamação, estelionato e formação de quadrilha. Fora outros processos como o suposto esquema  de desvio de 15milhões de emendas parlamentares, destinadas ao combate da Covid-19 no Maranhão.

J
Quando se trata do deputado Federal Josimar do Maranhãozinho, a justiça parece ficar cega.

Agora eu pergunto ao povo Maranhense :  como um político pode concorrer às eleições e ser eleito governador do Maranhão, com um currículo criminal tão grande? Questiona o analista! Mande Josimar tirar  certidão negativa, na Polícia Civil do Maranhão e na Polícia Federal pra ele ver. Desafiou!

Josimar é detentor de um belo currículo criminal. Isto é fato! Será se o povo do Maranhão teria coragem de elegê-lo governador do Estado? Paciência!


A Polícia Federal espera Josimar pacientemente de algemas abertas. A sorte dele é que por ser parlamentar o Ministro Ricardo Lewandowski, está negando até hoje os pedidos de prisão que foram feitos contra o deputado. Afirmou o analista político.



Para as eleições 2022 ao governo do Estado, o analista político falou que a grande disputa nas eleições para o Governo do Maranhão em 2022, ficará entre Carlos Brandão e Weverton Rocha.

Perguntei a ele quanto ao prefeito Lahesio Bomfim da cidade de São Pedro dos Crentes? Falou que o prefeito Lahesio Bom, será a terceira via, que está subindo nas pesquisas e intenções de votos do eleitorado maranhense e pode sim, ser a grande  surpresa nas eleições para o Governo do Maranhão em 2022. Concluiu. 


Operações Jornalísticas Investigativas Especiais

                                   OJIE 



Por Stenio Johnny
Repórter investigativo do Brasil
RI/RPJ-MA 0001541


domingo, 27 de junho de 2021

Crise entre jornalistas e Secretário da SECOM-MA, pode atingir nacionalmente a imgem do Governo do Maranhão

JJornalista Ricardo Capelly desafia jornalistas, blogueiros do Maranhão e pode colocar a imagem do Governo do Estado, em posição vexatória a nível nacional.

O Núcleo de Inteligência SJNOTICIASMA, recebeu informações veladas dando conta que uma crise está sendo instalada dentro da Secretaria de comunicação do Governo Maranhão SECOM-MA

Segundo a fonte, tudo começou quando o Secretário comunista Ricardo Capelly, assumiu a secretaria e trouxe para o Maranhão a emprresa INFORME, que tem como titular a empresária Bianca, esposa do Jornalista Noblat, para assessorar o governador do Estado aqui e em Brasília-DF.

A fonte nos revelou, que o contrato do Estado com a empresa INFORME foi celebrado em algo em torno de dez milhões de reais e que hoje esta empresa funciona ilegalmente, haja visto que ela está aditivada e sem licitação. O que caracteriza crime de improbidade administrativa.

Ricardo Capelly logo ao assumir a SECOM-MA. Já chegou botando banca, tratando mau os jornalistas maranhenses, menosprezando a classe dos profissionais da imprensa que cobrem as ações do governo do Estado chamando-os de incompetentes. Disse!


Daí pra cá começaram as perseguições aos jornalistas com demissões, suspensões, corte em salários e ainda trouxe para o Maranhão, vários jornalistas do sul do país com salários altíssimos enquanto isso os jornalistas e blogueiros Maranhenses ao invés de terem aumento em seus salários, tiveram foi corte, redução de salário e demissões. Falou!

O clima na SECOM-MA está tenso os jornalistas suportam mais não toleram o secretário Ricardo Capelly. O consideram o pior secretário de comunicação do Governo do Estado. O carrasco dos profissionais da imprensa no Maranhão! Afirmou.


Capelly estaria Armando contra Jefferson Portela.

A fonte nos revelou que teria partido do próprio Capelly a ideia da TV Mirante fazer uma matéria a nível nacional cobrando do secretário de segurança Jefferson Portela, explicações do incidente envolvendo policiais civis, que resultou na morte de Hamilton Bandeira na quinta-feira(17), no povoado Columbi no município de Presidente Dutra-MA.

Perguntamos a fonte qual seria o interesse de Ricardo Capelly em divulgar uma matéria expondo a imagem do secretário Jefferon Portela e o sistema de segurança do Maranhão.

A fonte disse que o interesse é extremamente político para atingir a imagem do secretário de segurança Jefferson Portela e colocá-lo contra a opinião pública. 

Uma estratégia armada para denegrir a imagem pública do secretário, pelo simples fato dele está bem na preferência do eleitorado maranhense e com amplas  chances de ser eleito deputado federal.

Capelly é muito amigo do deputado licenciado e secretário das cidades, Márcio Jerry. Homem forte do governo do Maranhão que segura Capelly na SECOM-MA. Ressaltou!

Ricardo Capelly está com o pé atrás e de orelhas em pé com o secretário de segurança Jefferson Portela, por saber que o secretário não dará apoio ao  vice-governador Carlos Brandão nas eleições 2022 e sim a candidatura  do Senador Weverton Rocha ao governo do Maranhão. Afirmou. 

Para Capelly seria uma traição de Portela a Flávio Dino, uma vez que o governador está apoiando o seu vice-Carlos Brandão para o Governo do Maranhão. Explicou!

Fora isso o Jornalista Ricardo Capelly, secretário da SECOM-MA, continua perseguindo jornalistas e blogueiros do Maranhão que ousam a criticar o governo do Estado. Lembrou!


A fonte informou que Capelly na sua última ação perseguidora a jornalistas, mandou cortar pela metade os salários dos jornalistas: John Cutrim, Garrone, Jorge Vieira e Sylvia Tereza.

O comentário que corre nos bastidores jornalísticos, é que no máximo até o mês de agosto, os salários desses grandes jornalistas serão cortados 100%. Um absurdo!

Com isso a crise entre SECOM-MA Jornalistas e blogueiros no Maranhão, está instalada. O pessoal promete dá um contragolpe em Capelly. Alertou!

Uma das primeiras medidas a serem tomadas pelos jornalistas e blogueiros contra Ricardo Capelly, seria uma denúncia junto ao Ministério Público e ao TCE, por supostos crimes de: improbidade administrativa e abuso de poder por permitir que uma empresa esteja atuando  no Maranhão, aditivada e sem licitação. Comentou!.


A fonte nos assegurou que a partir de janeiro os jornalistas e blogueiros perseguidos por Capelly, prometem bombardear o Governo do Estado a nível nacional, com matérias negativas mostrando supostas falcatruas do Governo Comunista do Maranhão.

É hora do Governador Flávio Dino tomar um posicionamento e chamar o seu secretário de comunicação pra catraca, antes que seja tarde demais. Alertou!

"Brigar com a imprensa em pleno um ano pré-elileitoral, por causa de um jornalista comunista importado do Rio de Janeiro é dá um tiro no pé. Conclui!


Operações Jornalísticas Investigativas Especiais 
                                 OJIE 

Por: Stenio Johnny 
Repórter investigativo do Brasil Stenio
RI/RPJ-MA 0001541


Após 49 anos da queda do presidente dos AUA Richard Nixon, a ação do jornalismo investigativo ainda é polemizada

   

A força do jornalismo investigativo, derrubou o presidente americano Richard Nixon em 1972.

O caso Watergate que através de um trabalho de dois jornalistas americanos, até então pouco conconecidos nos Estados Unidos, derrubou o presidente Richard Nixon e até hoje é politizado no mundo.

No entanto determinados Beócios, microcefálos da comunicação, insistem em dizer que jornalista não é pra investigar e sim divulgar a notícia sem opinar.

Hora só na cabeça desses mesquinhos jornalistas, apresentadores de TV e empresários donos de emissoras de rádio e TV que não tem em mente o que é uma investigação jornalistica.

O caso Watergate, foi o marco do início do jornalismo imvestigativo, mostrando ao globo terrestre o poder que temos como profissionais do jornalismo investigativo no mundo.

Stenio Johnny/Repórter investigativo do Brasil
Vejam aqui a imbecibilidade de Silvio Santos nas severas críticas feita ao jonalismo investigativo nos anos 80.

Fiquei surpreso ontem a noite quando a minha amiga jornalista Nicolly, natural da França, que reside no México. Me enviou um vídeo onde o dono do SBT, onde o apresentador Silvio Santos nos anos 80. Fez severas críticas ao jornalismo investigativo, ao ponto de dizer que na sua televisão jornalista é pra divulgar a notícia e não para investigar, pois investigação é para polícia e não para jornalista. Um absurdo na época.

O jornalismo investigativo no mundo tem efeitos benéficos. O principal objetivo do jornalismo investigativo é tornar público o que está oculto prejudicando o cidadão ou sociedade como todo.


Através do jornalismo investigativo muitos crimes foram, são e serão descobertos.  muitos bandidos foram presos, assim como muitas falcatruas políticas foram levadas ao conhecimento do povo Brasileiro.

Inclusive escândalos no Judiciário com prisões de juízes, desembargadores e ministro corruptos, sem contar as quedas de governadores, prefeitos e até presidentes da República.

O jornalismo investigativo,  é a chama acesa da Justiça e parceiro das forças de segurança de um país, que muito tem colaborado em mostrar ao mundo a verdade dos fatos ocultos.

Reporteres investigativo do Brasil Stenio Johnny e Caco Barcellos em 2014 São Luís-MA.


Nós na condição de jornalistas investigativos, somos Porta Voz e Guardiãs da notícia. Sem o jornalismo investigativo no mundo, muitos mistérios não seriam descobertos.

Tenho sempre falado quando sou convidado para palestras onde o assunto  em pauta é o jornalismo investigativo, para jovens acadêmicos do curso de jornalismo. 

"Não se aprende jornalismo investigativo, nas cadeiras das faculdades e universidades brasileiras e sim no dia adia com a notícia".

"O jornalismo investigativo é o serviço de Inteligência de maior confiança e eficiência do Mundo".


VEJA AQUI! COMO NASCEU O JORNALISMO INVESTIGATIVO NO MUNDO.









Em 18 de junho de 1972, o caso que envolvia o presidente dos EUA, Richard Nixon, marcou o jornalismo investigativo. O episódio ocorreu quando membros do Partido Republicano (Estados Unidos) tentaram instalar um sistema de espionagem na sede do Partido Democrata (Estados Unidos) e foram descobertos. Isso selou a derrota política de Nixon, o qual sofreu um processo de impeachment que não chegou ao final, pois ele renunciaria antes. 

A publicação da reportagem política foi veiculada pelo diário The Washington Post, de autoria de dois jornalistas até então pouco conhecidos, Carl Bernstein e Bob Woodward.

Este fato aconteceu nos EUA em 1972 e foi o marco do início do jornalismo investigativo no mundo. Mostrando o poder e a força do jornalismo investigativo na aldeia global.



Jornalismo investigativo (ou de investigação) refere-se à prática de reportagem especializada em desvendar mistérios e fatos ocultos do conhecimento público, especialmente crimes e casos de corrupção, que podem eventualmente virar notícia.

Em muitos casos, os jornalistas investigativos são questionados sobre os métodos utilizados na prática profissional. Um exemplo é o uso de câmera oculta, embora na Europa e no Brasil seja uma prática assegurada por lei.
O Código de Ética dos Jornalistas assegura o direito ao profissional de divulgar qualquer informação que seja de interesse público. No entanto, há conflito quando se restringe a divulgação da imagem (rosto) de qualquer pessoa envolvida na investigação, tendo sido utilizado contra os jornalistas em processos judicias, no Brasil tendo sido de entendimento do Superior Tribunal de Justiça em um caso específico, de que a liberdade de imprensa não é direito absoluto.
O jornalismo investigativo tem como principal objetivo, tornar público o que está oculto prejudicando o cidadão ou sociedade como todo e ao mesmo tempo, chamar a atenção das autoridades competentes para que tomem as devidas providências.
Somos o quarto poder! A espeinha Dorsal do jornalismo. A força máxima da imprensa no mundo.

Operações Jornalísticas Investigativas Especiais OJIE 


Por: Stenio Johnny 
Repórter investigativo do Brasil
RI/RPJ-MA 00015

sábado, 26 de junho de 2021

POLICIAIS CIVIS ENVOLVIDOS NA MORTE DE UM JOVEM EM PRESIDENTE DUTRA-MA CONTINUAM SENDO lNVESTIGADOS

 




PONTO DE VISTA!


O secretário de segurança Jefferson Portela foi vítima de ataques de alguns meios de comunicação, onde determinados profissionais da imprensa equivocadamente terminaram deturpando as palavras do secretário, postando que Jefferson Portela falou  que não iria afastar os policiais envolvidos na morte do Jovem Hamilton Bandeira na quinta-feira(17).

O que houve na verdade, foi um equívoco na interpretação de alguns profissionais da imprensa que cobrem a área policial em São Luís-MA.

O secretário de segurança Jefferson Portela agiu conforme a lei manda. Dentro da legalidade, ao tomar conhecimento da tragédia no povoado Columb no município de Presidente Dutra-MA, onde três políciais balearam o jovem Hamilton Bandeira que veio a óbito. Determinou que equipes de delegados,  SECCOR, SPCI e SHPP, fossem até o local do crime para fazerem uma investigação completamente sobre o caso e conclusão do inquérito policial.

Por tanto caros internautas não houve corporativismo do secretário em defender os policiais envolvidos na morte de Hamiton Bandeira. O secretário Jefferson Portela agiu dentro da legalidade, como a Lei manda e isso lhe credencia para que ele fale a imprensa, embora sendo mal interpretado por alguns profissionais da comunicação que cobrem a área policial em São Luís-MA.

Secretário Jefferson Portela, em entrevista ao repórter investigativo do Brasil Stenio Johnny.

O que o secretário quis dizer nas entrevistas é que iria esperar a conclusão do inquérito para que fosse tomadas as providências cabíveis em torno do caso.

Que o jovem foi morto pelos policiais civis. isto é fato! Não há dúvidas. Só que as circunstâncias de como o fato aconteceu, geram um procedimento diferenciado, por se tratar de uma ação policial de ĺegítima defesa dos agentes públicos de segurança, em exercício legal da profissão a serviço do Estado.

O que se sabe até agora é que um jovem que sofria de distúrbios mentais, surtou no momento em que os policiais civis entraram em sua residência para lhe entregar uma intimação.

Hamilton Bandeira, ao perceber a presença da policia surtou e partiu pra cima dos policiais com uma faca na mão. Momento em que os policiais civis que são adestrados neste tipo de situação, reagiram e balearam Hamilton que ainda foi socorrido pelos próprios policiais civis mais não resistiu aos ferimentos indo a óbito no hospital.

Por tanto na minha visão jornalística investigativa, não houve abuso de autoridade da parte dos policiais civis e nem crime de funçao ou desvio de função.

Fatalidade causa a morte de Hamilton Bandeira, no povoado Columbi no município de Presidente Dutra-MA 

Neste caso específico, o que houve foi uma fatalidade, que resultou na morte do jovem Hamilton Bandeira. Fato lamentável que aconteceu dentro de uma família que hoje chora com a morte do seu ente querido.

Enuanto isso policiais civis estão a disposição da justiça, porém em liberdade e continuarão exercendo as suas funções até o inquérito ser concluído para que as providências cabíveis em torno do caso sejam tomadas pela justiça e pela SSP-MA.


Operações Jornalísticas Investigativas Especiais 
                                OJIE

Por: Stenio Johnny 
Repórter investigativo do Brasil
RI/RPJ-MA 0001541




PC-MA REALIZA OPERAÇÃO DE COMBATE A ROUBO, EM RESIDÊNCIAS NO BAIRRO VINHAIS E ADJACÊNCIAS

A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência de Polícia Civil da Capital – SPCC, através de investigações em trâmite pelo 4ºDP - Vinhais, realizou na data de hoje, dia 25/06/2021, operação de combate a crimes de roubo a residência nos bairros do Vinhais e Adjacências.

A operação contou com o apoio de policiais do 10ºDP – Bom Jesus/Coroadinho, 16ºDP – Vila Embratel, além das Seccionais Leste e Oeste, e teve como objetivo o cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão domiciliar contra suspeitos da prática dos crimes. Durante a ação foram apreendidos eletrônicos de orige45m suspeita, além de uma pistola municiada, tendo um elemento sido preso em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo.


As investigações continuarão sendo realizadas pelo 4ºDP e novas ações serão deflagradas para que os autores dos crimes ocorridos na região sejam processados e condenados, dando maior segurança à população do bairro.

A Polícia Civil ainda disponibiliza de número de Whatsapp (98 98418-5661) para que a população possa realizar denúncias, sendo garantido o total sigilo do denunciante.


FONTE!

@policiacivilma

@sspmaranhao

@spcc_pcma

#policiacivilma 

#segurançapublica 

#emdefesadasociedade