sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Polícia Militar do Maranhão troca de comando na Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias


                               Ten.Cel Furtado, Cel.Nepomuceno, Vice-Governador, Cel Flávio
                               Ten.Cel Raimundo Silva

Foi realizada na manhã da sexta-feira(29), no Comando Geral da Polícia militar do Maranhão, a troca de comando da Academia Militar Gonçalves Dias, o Tenente Coronel Raimundo de Jesus Silva, deixou o comando, assumindo, o Tenente Coronel Carlos Augusto Furtado Moreira.

A solenidade da troca de comando foi presidida pelo Coronel João Nepomuceno, Sub-Comandante da Polícia Militar do Maranhão, marcaram presenças, representando a Governadora Roseana Sarney, o Vice-Governador Washington Luís, representantes das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros Militar, coronéis da reserva, oficias, praças, contingente da Academia de Polícia Militar, e os profissionais da imprensa que foram cobrir o evento.

                                    Vice-Governador Washington Luís
http://youtu.be/54_v_0NgZX8

O blog Sjnotícias, entrevistou o Vice-Governador, que falou da importância da academia militar para o estado, dizendo que, ela é a responsável pela formação dos futuros oficias, e comandantes da instituição, falou da alegria em ver um colega seu o Tenente Coronel Furtado a frente do comando dessa academia, e que o estado tem feito tudo para fortalecer a polícia militar do maranhão, que em 2014 o Governo do Maranhão continuará investindo na segurança pública do estado, com aumento do efetivo, e reaparelhamento do sistema de segurança do Maranhão
.





O blog Sjnotícias perguntou a ele pela sua indicação, para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, ele falou que ele ver como mais uma missão em sua vida, e que pretende cumprir essa missão de forma transparente. Concluiu o Vice-Governador


Conversamos em seguida, com o Tenente Coronel, Carlos Augusto furtado Moreira, que falou que estava recebendo com muita honra o comando da academia, por ser uma das funções mais nobres existentes na polícia militar, em razão da formação dos futuros comandantes da instituição, de forma que se senti preparado para assumir o comando, com a certeza da benção de Deus.
                               Ten.Cel Furtado, Novo Comandante da Academia de Polícia
http://youtu.be/bK75RK2idUE

Falou que a prioridade no seu comando, é o ensino, e o aperfeiçoamento dos alunos, que serão os
futuros comandantes, e para isso devem estarem preparados para bem servir a população maranhense.


Entrevistamos o Sub-Comandante da Policia Militar Coronel João Nepomuceno, para ele a polícia militar ver com muita naturlidade essa troca de comando, pois essas mudanças que estão acontecendo nos comando da capital e do interior, servem para oxigenar a instituição, e que a Academia de Policia Militar do Maranhão é de extrema importância, pois ela ensina, aperfeiçoa e forma novos oficias.
                                Sub-Comandante Geral da PMMA Coronel João Nepomuceno
http://youtu.be/bK75RK2idUE

Quanto no que diz respeito a segurança no estado, ele informou que o Comandante da polícia militar, junto ao governo do estado, já conseguiu recursos na ordem, R$ 4,5 milhões, para compra de munições e coletes balísticos, para treinamento dos militares que estão se formando, assim como para os militares, que trabalham nas ruas.

                                  Cadetes da Academia de Polícia do Maranhão


No final da entrevista o Coronel Nepomuceno pediu a população que confie na polícia militar, pois ela está nas ruas para combater a criminalidade, e que o cidadão ao ser abordado por policias, que colabore com a polícia militar, permitindo que seus veículos, e motos, sejam revistados, pois dessa forma, a população estará ajudando a polícia militar, apreender armas, drogas, e o criminosas possam ser colocados atrás das grades. Disse o Coronel João Nepomuceno.
  

                                                Ten.Cel Furtado e o Coronel Flávio
Vice-Govenador abraça o amigo Ten. Cel Furtado
Ten. Talita e o Ten.Cel Raimundo Silva

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Coordenadores de ressocialização da Sejap traçam Plano de Ações para 2014


                                    Kely Cristina Coordenadora Psicosocial da (Sejap)


Os coordenadores das assistências de ressocialização da Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) se reuniram, na manhã de quarta-feira, 27, para traçar o Plano de Ações do Sistema Penitenciário para 2014. Na ocasião, foi elaborado o manual de procedimentos e diretrizes destinados aos profissionais da assistência psicossocial.
A proposta do encontro consistiu em garantir ações de reintegração social ainda mais eficazes aos presos do sistema em 2014. Para intensificar os trabalhos, os coordenadores contribuíram com sugestões que foram avaliadas pelos presentes. Parcerias no intuito de garantir educação, cursos profissionalizantes, ações de assistência social, psicologia, édica e outras constam no plano, que será encaminhado a Secretaria Adjunta de Justiça (Saju)para apreciação. 



(
A coordenadorOs coordenadores das assistências de ressocialização da Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) se reuniram, na manhã de quarta-feira, 27, para traçar o Plano de Ações do Sistema Penitenciário para 2014. Na ocasião, foi elaborado o manual de procedimentos e diretrizes destinados aos profissionais da assistência psicossocial.
A proposta do encontro consistiu em garantir ações de reintegração social ainda mais eficazes aos presos do sistema em 2014. Para intensificar os trabalhos, os coordenadores contribuíram com sugestões que foram avaliadas pelos presentes. Parcerias no intuito de garantir educação, cursos profissionalizantes, ações de assistência social, psicologia, médica e outras constam no plano, que será encaminhado a Secretaria Adjunta de Justiça (Saju) para apreciação da assistência psicossocial, Kely Cristina, disse que no documento esta incluso ainda, o orçamento necessário para que as ações sejam realizadas.


 De acordo com a assistente social, o Plano está em fase de construção, mas que até o fim da semana será repassado ao secretário adjunto de Justiça, Kécio Rabelo. “Depois de ser apreciado, o Plano será encaminhado aos diretores dos presídios para que eles trabalhem as ações nas unidades com base no Plano geral, que é esse elaborado por nós”, contou.
Sobre o manual de procedimentos e diretrizes, Kely disse que o objetivo é buscar padronizar as ações, dando aos profissionais do serviço social e psicólogos as devidas atribuições deles. “Com o manual eles poderão trabalhar em sintonia, tendo as suas funções bem direcionadas, isso vai garantir que as ações sejam mais eficazes”, destacou.
Além das assistências psicológica e de serviço social, que foram unificadas, participam da
elaboração do Plano de Ações do sistema a coordenação de educação, trabalho e renda,
laborterapia e jurídica.

Fonte/Alan Jorge/Ascom Sejap

Coordenador Pedagógico da Egepen (Sejap) fala do projeto pedagógico para o ano de 2014


                               Clewton Machado Coordenador Pedagógico da Egepen(Sejap)

O Blog Sjnotícias esteve na Escola de Gestão Penitenciária do Maranhão e conversou com o Dr. Clewton Machado, Coordenador Pedagógico sobre o projeto político pedagógico para o ano de 2014, falando que este projeto anual dará um norteamento de todas as ações educativas das escolas.

Quanto ao calendário escolar, o coordenador pedagógico disse que está sendo feito um levantamento da demanda e oferta dos cursos, para isso, é preciso que se saiba o número exato dos servidores da Sejap, a atuação profissional de cada servidor dentro do sistema prisional do Maranhão, para que ele possa participar de cursos voltados para a sua área de atuação profissional.

Segundo Dr. Clewton Machado o objetivo do projeto político pedagógico, é elevar o número de cursos para que todos os servidores possam participar, e que já existe um projeto em parceria com a Universidade Federal do Maranhão para a criação do curso de gestão penitenciária a nível superior.

Finalizou dizendo que a Escola de Gestão Penitenciária do Maranhão, é conveniada com o Departamento Nacional Penitenciário. (DEPEN).

Assista aqui entrevista com Dr. Clewton Marchado


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Coronel Zanoni Porto, bota a polícia na rua para combater a criminalidade, e a população agradece



             Coronel Zanoni Porto

O Coronel Zanoni Porto cumpre palavra de ordem e bota a polícia nas ruas, é visível pela população o trabalho da brilhosa polícia militar do Maranhão nas ruas da grande São Luís, depois que o Coronel Zononi, assumiu o comando da PMMA.

Tenho acompanhado as abordagens feitas durante a noite, apreensão de armas, drogas, prisões de chefes de facções, desarticulação de quadrilhas, policiamento ostensivo, e preventivo, a ordem que sai do Comando Geral,  é limpar a cidade, colocar a bandidagem atrás das grades, e devolver a tranquilidade as famílias maranhense, mantendo a ordem e a segurança do estado.

Para o Coronel Zanoni, o plano estratégico foi montado, e já está sendo executado, em trabalho conjunto dos coronéis, praças, em fim toda a corporação unida, trabalhando em conjunto com a polícia civil, seguindo as orientações e determinações do Secretario de Segurança Aloísio Mendes para garantir segurança ao povo maranhense, e isso é tudo que a população deseja, um Maranhão  mais tranqüilo.

Em uma rápida entrevista ao repórter Stenio Johnny na passagem de comando, o coronel Zanoni falou que ao assumir o cargo do comando   geral da PMMA,  a primeira medida era montar o pacote de segurança com ações tanto na área administrativa, como operacional, tendo como prioridade o combate a criminalidade no estado principalmente em São Luís, falou que haverá mudanças de comandos, tanto na capital como no interior.

Quando perguntei a ele se era uma palavra de ordem, colocar a tropa na rua, ele falou que, não só a tropa, mas também os coronéis, a começar por ele.


Assista aqui a entrevista do coronel Zanoni Porto com reportagens de Stenio Johnny
http://youtu.be/NkSFFLWneJo

São Luís se Prepara para IX edição do "Tributo a Gonzagão




O "Tributo ao Rei do Baião", Acontecerá na no dia 07 de dezembro de 2014, no Toque Italiano no Aririzal no Bairro da Cohama.
Conversamos com o Jornalista  Marcial Lima que é um dos promotores do Show, e ele nos informou que esta  é a IX edição do evento, e que a cada ano é um sucesso total , e que esse ano, espera-se um público estimado em seis mil pessoas. Afirmou Marcial lima.

Das atrações
Marcial Lima Falou que estão confirmadas as particpações de Flávio José, e Joquinha Gonzaga. Alem disso o evento conta com a participação de vinte bandas de forró do Maranhão com participação especial de Roberto Ricci, priorizando assim os artistas da casa.

    Jornalista Marcial lima, um dos promotores do evento


Da venda de Ingresso

O ingressos para a IX edição do Tributo a Gonzagão já estão à venda pelo preço de R$ 30,00 reais nos seguies locais:

- Restaurantet Matutus(Cohama)
- Restaurante Mandacarú(Araçagi
- Panelas de Minas(turú)
- Pizzaria Toque Italino(Rua do Aririzal)
- Comercial São Patrício(em frente a Igreja da Sé)
- Geleria Santaninha(Shopping Deodoro)

Do início do Show
Segundo Marcial Lima o inicio do evento está previsto para as 15h e desde já conta com a presença de todos que curtem es cancões do de Luís Gonzaga o Eterno rei do Baião.

  • Luiz Gonzaga


Assista aqui entrevista com Marcial Lima

Gonzagão sua vida sua história

Luiz Gonzaga do Nascimento, nasceu numa sexta-feira no dia 13 de dezembro de 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara, povoado do Araripe, a 12 km de Exu (extremo oeste do estado de Pernambuco, a 610 km do Recife, a 69 km de Crato (Ceará) e a 80 km de Juazeiro do Norte, Ceará), segundo filho de Ana Batista de Jesus (‘Mãe Santana’) e oitavo de Januário José dos Santos. O padre José Fernandes de Medeiros o batizou na matriz de Exu em 5 de janeiro de 1913

Deveria ter o mesmo nome do pai, mas na madrugada em que nasceu, seu pai foi para o terreiro da casa, viu uma estrela cadente e mudou de ideia. Era o dia de São Luís Gonzaga no mês do Natal, o que explica a adoção do sobrenome "Nascimento" .

O lugar natal é no sopé da Serra do Araripe, e inspiraria uma de suas primeiras composições, "Pé de Serra". Seu pai trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão; também consertava o instrumento. Foi com ele que Luiz aprendeu a tocá-lo. Não era adolescente ainda quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sudeste do Brasil.

O gênero musical que o consagrou foi o baião.2 A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, composta em 1947 em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.
Antes dos dezoito anos Luiz teve sua primeira paixão: Nazarena, uma moça da região. Foi rejeitado pelo pai dela, o coronel Raimundo Deolindo, que não o queria para genro e ameaçou-o de morte.

 Mesmo assim Luiz e Nazarena namoraram algum tempo escondidos e planejavam o futuro. Januário e Santana lhe deram uma surra ao descobrirem que ele se envolveu com a moça. Revoltado por não poder casar-se com a moça, e por não querer morrer nas mãos do pai dela, Luiz Gonzaga fugiu de casa e ingressou no exército no Crato (Ceará). Durante nove anos viajou por vários estados brasileiros, como soldado, sem dar notícias à família. Não teve mais nenhuma namorada.

Carreira

Em Juiz de Fora, Minas Gerais, conheceu Domingos Ambrósio, também soldado e conhecido na região pela sua habilidade como acordeonista. A partir daí começou a se interessar pela área musical.

Em 1939, deu baixa do exército na cidade do Rio de Janeiro: Estava decidido a se dedicar à música. Na então capital do Brasil, começou por tocar nas áreas de prostituição da cidade. No início da carreira, apenas solava acordeão em choros, sambas, foxtrotes e outros gêneros da época. Seu repertório era composto basicamente de músicas estrangeiras que apresentava, sem sucesso, em programas de calouros. Apresentava-se com o típico figurino do músico profissional:

 paletó e gravata. Até que, em 1941, no programa de Ary Barroso, foi aplaudido executando Vira e Mexe, com sabor regional, de sua autoria.6 
O sucesso lhe valeu um contrato com a gravadora Victor, pela qual lançou mais de 50 músicas instrumentais. Vira e mexe foi a primeira música que gravou em disco.
Veio depois sua primeira contratação, pela Rádio Nacional. Lá conheceu o acordeonista gaúcho Pedro Raimundo, que usava os trajes típicos da sua região. Daí surgiu a ideia de apresentar-se vestido de vaqueiro, figurino que o consagrou como artista.

Em 11 de abril de 1945, gravou sua primeira música como cantor, no estúdio da RCA Victor: a mazurca Dança Mariquinha em parceria com Saulo Augusto Silveira Oliveira.
Também em 1945, uma cantora de coro chamada Odaléia ‘Léia’ Guedes dos Santos deu à luz um menino, no Rio. Luiz Gonzaga mantinha um caso havia meses com a moça, iniciado quando já estava grávida. Sabendo que sua amante seria mãe solteira, assumiu a paternidade da criança, adotando-o e dando-lhe seu nome: Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior.

Odaléia, que além de cantora de coro era sambista, foi expulsa de casa por ter engravidado do namorado, que não assumiu a criança. Foi parar nas ruas, até ser ajudada, descobrindo-se seu talento para cantar e dançar, passando a se apresentar em casas de samba no Rio, quando conheceu Luiz. A relação com Luiz era conflituosa e, após o nascimento do menino, piorou, com muitos ciúmes. Separaram‐se com menos de 2 anos de convivência. Léia criou o filho, e Luiz os visitava.

Em 1946 voltou pela primeira vez a Exu (Pernambuco), e reencontroou seus pais, Januário e Santana, que havia anos não sabiam nada sobre o filho e sofreram muito esse tempo todo. O reencontro com seu pai é narrado em sua composição Respeita Januário, em parceria com Humberto Teixeira.

Em 1948, casou-se com a pernambucana Helena Cavalcanti, professora que se tornara sua secretária particular, e por quem se apaixonou. O casal permaneceu até o fim da vida de Luiz. Não tiveram filhos biológicos, por Helena não poder engravidar, mas adotaram uma menina, a quem batizaram de Rosa.
Nesse mesmo ano Léia morreu de tuberculose, para desespero de Luiz. O filho deles, apelidado de Gonzaguinha, ficou órfão com 2 anos e meio. Luiz queria levar o menino para morar com ele e Helena, e pediu para a mulher criá-lo como se fosse dela, mas Helena não aceitou, juntamente com sua mãe, Marieta, que achava aquilo um absurdo, já que nem filho verdadeiro de Luiz era. 

Luiz não viu saída: entregou o filho para os padrinhos da criança, Leopoldina e Henrique Xavier Pinheiro, criarem-no no Morro do São Carlos. Luiz sempre visitava a criança e a sustentava financeiramente. Xavier o considerava filho de verdade e lhe ensinava viola, e o menino teve em Dina uma mãe.

Vida pessoal e família

Luiz não se dava bem com o filho, apelidado de Gonzaguinha. Passou a não ver mais o filho em sua infância, e sempre que o via brigavam. Achava que ele não teria um bom futuro, imaginando que se tornaria um malandro ao crescer, já que o menino tinha amizades ruins no morro, vivendo com malandros tocando viola pelos becos da favela.

 Dina tentava unir pai e filho, mas Helena não gostava da proximidade deles, e passou a espalhar para todos que Luiz era estéril e não era o pai de Luisinho . Luiz sempre desmentia, já que não queria que ninguém soubesse que o menino era seu filho somente no registro civil. Amava o menino de fato, independente de não ser seu filho de sangue.

Na adolescência, o jovem se tornou rebelde: não aceitava ir morar com o pai, já que amava os padrinhos e odiava ser órfão de mãe, e dizia sempre que Luiz não era seu pai biológico, o que o entristecia. Helena detestava o menino e vivia implicando com ele, humilhando-o, e por isso Gonzaguinha também não gostava da madastra, o que os afastou e causou mais brigas entre pai e filho, já que Luiz dava razão à esposa. Não vendo medidas, internou o jovem em um colégio interno, para desespero de Dina e Xavier.3 Gonzaguinha contraiu tuberculose aos 14 anos e quase morreu.

 Aos 16, Luiz pegou-o para criar e o levou a força para a Ilha do Governador, onde morava, mas por ser muito autoritário e a esposa destratar o garoto, o que gerava brigas entre Luiz e Helena, Gonzaga mandou o filho de volta ao internato.

Ao crescer, a relação ficou mais tumultuada, pois o filho se tornou um malandro, viciado em bebidas alcoólicas. Gonzaguinha resolveu se tratar e concluiu a universidade, tornando‐se músico como o pai. Pai e filho ficaram mais unidos quando, em 1979, viajaram o Brasil juntos, compondo juntos. Tornaram‐se, enfim, amigos.
Era maçom e compôs "Acácia Amarela" com Orlando Silveira. Foi iniciado na Loja Paranapuan, Ilha do Governador, em 3 de abril de 1971.

Últimos anos, morte e legado

 
Estátua de bronze que, com a de Jackson do Pandeiro, fica de frente ao Açude Velho, Campina Grande, PB, Brasil).

Luiz Gonzaga sofreu de osteoporose por anos. Morreu vítima de parada cardiorrespiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana.3 Foi velado em Juazeiro do Norte (a contragosto de Gonzaguinha, que pediu que o corpo fosse levado o mais rápido possível para Exu, irritando várias pessoas que iriam ao velório e tornando Gonzaguinha persona non grata em Juazeiro do Norte) e posteriormente sepultado em seu município natal.7

Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga é uma homenagem ao cantor.
Em 2012, foi tema do carnaval da GRES Unidos da Tijuca, com o enredo "O Dia em Que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida para Coroar o Rei Luiz do Sertão", fazendo com que a escola ganhasse o carnaval carioca deste respectivo ano.

Ana Krepp da Revista da Cultura escreveu: "O rei do baião pode ser também considerado o primeiro rei do pop no Brasil. Pop, aqui, empregado em seu sentido original: o de popular. De 1946 a 1955, foi o artista que mais vendeu discos no Brasil, somando quase 200 gravados. 'Comparo Gonzagão a Michael Jackson. Ele desenhava as próprias roupas e inventava os passos que fazia no palco com os músicos', ilustra [o cineasta] Breno [Silveira, diretor de Gonzaga — De pai para filho]. 

Foi o cantor e músico também o primeiro a fazer uma turnê pelo Brasil. Antes dele, os artistas não saíam do eixo Rio-SP. Gonzagão gostava mesmo era do showbizz: viajar, fazer shows e tocar para plateias do interior.
Em 2012, o filme de Breno Silveira Gonzaga, De Pai Pra Filho, narrando a relação conturbada de Luiz com o filho Gonzaguinha, em três semanas de exibição já alcançara a marca de 1 milhão de espectadores.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Sejap-MA promove ações de saúde através do Núcleo de Assitência Biopsicossocial.(Nasb)



                                Ângelo Macedo/ coordenador do Nasb e sua equipe

A Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária(Sejap), aderiu a Campanha de Combate ao Câncer de Próstata, "Novembro Azul".O  Blog Sjnoticias, entrevistou Ângelo Macedo, Psicólogo, Coordenador do Núcleo de Assistência, BiopsicoSocial(Nasb).

Segundo Dr. Ângelo Macedo, estão sendo realizadas na Sejap, ações preventivas e informativas a todos os seus servidores levando ao conhecimento de todos, os meios de prevenção ao câncer de próstata


                                   Equipe da coordenação de saúde da sejap

 O psicólogo do Nasb, informou que a paralelamente a essa campanha, estão sendo realizadas em parceria com a coordenação de saúde, vacinação contra tétano, hepatite, e febre amarela, e que além disso, estão sendo realizados, teste de HIV, Hepatite B e C, são testes rápidos que estão sendo feito pelo Brioquímico Dr. Victor.



                           Servidores da Sejap na espera de atendimento


O Psicólogo do Nasb Ângelo Macedo informou também, que o núcleo está oferecendo ginástica laboral aos servidores da Sejap no sentido de melhorar a postura, alongamento dos músculos, segundo Ângelo Macedo, a ginástica laboral é uma ginastica preventiva.
v



Essas são as principais ações da Sejap através do Nasb, visando a saúde e o bem estar dos seus sevidores .

Veja aqui informações sobre o  Câncer de próstata.

CÂNCER DE PRÓSTATA
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

 A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

SINTOMAS
Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

TRATAMENTO
Para doença localizada, cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento de eleição é a terapia hormonal.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o seu médico.

INFORMAÇÕES PARA A PARCEIRA    
A participação da parceira é fundamental para encorajar o homem a fazer os exames necessários. Quando ela está envolvida, os homens tendem a procurar mais o médico e fazer os exames necessários. Veja algumas atitudes que podem auxiliá-lo:

Ofereça ajuda para marcar a consulta com o urologista – quanto antes o tumor for detectado, mais fácil é o tratamento e maiores são as chances de cura. Mostre apoio e compreensão.

Encoraje-o a fazer o exame de toque, que é indolor e rápido. Procure convencê-lo de que esse exame não vai mudar ou atrapalhar a masculinidade dele, mas mostrar que ele é responsável com sua saúde.

Assista aquí entrevista com o Psicólogo e coordenador do Núcleo de assistência Biopsicossocial(NASB). Âgelo Macedo.


http://youtu.be/Z9NTK2UbNrM

Secretário da Sejap visita as unidades prisionais de Balsas, e Rosário e reuni-se com prefeitos, para discutir sobre a constução de presídios regionais nessas cidades





                                    Secretário da Sejap - MA Dr. Sebastião Uchôa
      
O Secretário de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária do Maranhão(Sejap). Dr. Sebastião Uchôa esteve em Balsas(MA), reunindo-se com o prefeito  e representantes da região, onde o assunto em pauta foi a construção do presidio regional naquela cidade.

Segundo Dr. Uchôa foram criadas duas comissões, uma para discutir a temática da segurança pública da região de balsas, que ficará a cargo do Secretário Aloísio Mendes, e uma outra comissão, ficará encarregada da construção do presídio regional, ficando para a prefeitura, a doação do terreno com urgência, e que até quarta- feira(27), terá uma resposta do prefeito daquela cidade, falou, que a Governadora Roseana Sarney já disponibilizou os recursos financeiros para a construção do presídio regional de Balsas.
   Rochinha Prefeito de Balsas

Quanto a  construção do presídio regional em Rosário, Dr. Uchôa falou que esteve naquela cidade e viu de perto a real situação do cadeião, e afirmou que é inaceitável a permanência dessa unidade prisional no centro da cidade,  ao lado de uma escola  onde estudam crianças entre três a dez anos, sem contar das péssimas condições em que se encontra o cadeião de Rosário.

                                Sec. Uchôa/Dep/Roberto Costa/Prefeita Irlhaí Moraes 

 Por conta disso, determinou ao seu chefe de gabinete Dr. Carvalho, que fizesse uma articulação junto aos prefeitos da região para discutirem o local onde deverá ser construído o presídio regional da referida região, para que seja retirado do centro de Rosário, a atual unidade prisional.

                                
                                         Irlhai Moraes/Prefeita de Rosário-MA

Papa faz apelo pela renovação da Igreja no 1º documento de seu pontificado




Papa Francisco após audiência geral na Praça de São Pedro em 20 de novembro
Foto: STEFANO RELLANDINI / REUTERS
Papa Francisco após audiência geral na Praça de São Pedro em 20 de novembro
STEFANO RELLANDINI / REUTERS


CIDADE DO VATICANO - O Papa Francisco divulgou nesta terça-feira um documento no qual delineia a missão de seu pontificado, detalhando como a Igreja Católica e o próprio papado devem ser reformados para criar uma instituição mais missionária e misericordiosa, com atenção especial aos pobres. O texto - uma espécie de programa do pontificado - é o primeiro grande trabalho que Francisco assina sozinho. 

No documento de 84 páginas, conhecido como exortação apostólica, o Pontífice argentino faz um apelo pela renovação da Igreja Católica Romana e ataca o capitalismo irrestrito como “uma nova tirania”, instando líderes globais a combaterem a pobreza e a desigualdade.

“A atividade missionária é ainda hoje o maior desafio para a Igreja e a causa missionária deve ser a primeira”, diz o documento. “É vital que hoje a Igreja anuncie o Evangelho a todos, em todos os lugares, o tempo todo, sem demora, e sem medo”.

Chamada de “Evangelii Gaudium” (A alegria do Evangelho), a exortação é apresentada em estilo de pregação simples e acolhedora, distinta dos escritos mais acadêmicos de antigos papas. Francisco afirma que a renovação da Igreja não pode ser adiada e que o Vaticano e sua hierarquia arraigada “também precisam de ouvir o apelo à conversão pastoral”.

A alegria - palavra do título - é vista em vários fragmentos, porque Francisco não quer evangelizadores com cara de “funeral”, “tristes, desanimados, impacientes ou ansiosos”, mas pessoas “cujas vidas irradiam o fervor de quem recebeu a alegria de Cristo”.
“A alegria do evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus”, inicia a Exortação Apostólica.

O Papa pede uma Igreja com vocação missionária, não obcecada “à doutrina moral”. E que se concentre especialmente em sair ao encontro dos pobres, doentes e menos favorecidos. Ele também mostra seu desejo pela descentralização, que a instituição católica não tenha pretensões de obter o monopólio das soluções de problemas, e não se espera do Papa “a palavra definitiva sobre todas as questões que afetam a Igreja e o mundo”.

“A centralização excessiva, ao invés de ajudar , complica a vida da Igreja e do seu dinamismo missionário”, escreve. “Meu dever como bispo de Roma estar aberto a sugestões que orientem o exercício do meu ministério para que seja mais fiel ao significado que Jesus queria dar e as necessidades atuais da evangelização”, disse ele, falando no sentido de dar mais poder às conferências episcopais.

O “Evangelii Gaudium“ é sobretudo um chamado ao resgate da mensagem essencial do cristianismo. Francisco pede aos bispos que deem um passo atrás e nem sempre estejam à frente do rebanho. Ele faz um apelo pela implementação de “mecanismos participativos” e de outras formas de diálogo com os fiéis, “com o desejo de ouvir a todos e não apenas a alguns que acariciam seus ouvidos.”

 Defende uma igreja que seja consciente de que os “preceitos dados por Cristo são pouquíssimos”, e que não tenha medo de revisar costumes e normas que foram adotadas ao longo dos séculos.
“Há normas e preceitos eclesiásticos que podem ter sido eficazes em outras épocas, mas já não têm mais a mesma força educativa”, afirma.

O Pontífice reiterou declarações anteriores de que a Igreja não pode ordenar mulheres ou aceitar o aborto. O sacerdócio só para homens, diz ele, “não é uma questão aberta à discussão”, mas as mulheres devem ter mais influência na liderança da Igreja.

O documento é resultado de uma reunião com bispos de todo o mundo em 2012, quando discutiram como anunciar o Evangelho no mundo atual. Em julho, o Vaticano lançou uma encíclica de 84 páginas assinada por Francisco e Bento XVI - “Lumen Fidei” (A luz da fé ) -, mas o texto foi mais escrito por Joseph Ratzinger.

Fonte/O Globo


Dirceu pede para trabalhar em hotel de Brasília



BRASÍLIA — O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu pediu nesta segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para trabalhar durante o dia no Hotel Saint Peter, em Brasília. A informação foi confirmada, à noite, pelo advogado de Dirceu, José Luís de Oliveira Lima. Não foi esclarecido o trabalho que o ex-ministro fará no hotel, se o ministro Joaquim Barbosa concordar com o pedido.

Oliveira Lima disse que nesta terça-feira formulará o mesmo pedido à Vara de Execução Penal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, que recebeu delegação do STF para tomar as medidas necessárias ao cumprimento das penas dos condenados no processo do mensalão. O Saint Peter fica no Setor Hoteleiro Sul, na região central de Brasília, próximo da Esplanada dos Ministérios, do Palácio do Planalto e do Congresso.

O ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE), condenado no mensalão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, entrou nesta segunda-feira no Supremo com pedido para começar a cumprir a pena em regime aberto, com prestação de serviço à comunidade como médico. Corrêa foi condenado a sete anos e dois meses e ainda não teve ordem de prisão decretada. A decisão caberá ao relator do processo e presidente do tribunal, Joaquim Barbosa.

O publicitário Cristiano Paz, ex-sócio de Marcos Valério, o operador do mensalão, pediu transferência para um presídio de Minas Gerais. Porém, logo depois protocolou outra petição para permanecer em Brasília. “Após reflexão do requerente, em conjunto com sua família e, sobretudo diante da constatação de que o mesmo se encontra recolhido em local seguro, conclui-se que que a melhor alternativa a melhor alternativa é sua permanência na capital federal”, escreveu o advogado Castellar Neto, em petição protocolada.

Valério também pretendia pedir transferência para um presídio em Minas, mas, segundo o advogado Marcelo Leonardo, ainda não há decisão final sobre o assunto.
— Isso ainda não está definido — disse o advogado.

O ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas pediu licença para trabalhar, fazer curso de fisioterapia e visitar familiares. A banqueira Kátia Rabello, ex-presidente do Banco Rural, e Simone Vasconcelos, ex-diretora administrativa de uma das empresas de Valério, pediram transferência para presídios de Minas. Querem cumprir pena próximos à residência dos familiares, em Belo Horizonte.

Barbosa autorizou, em caráter temporário, o deputado José Genoino (PT-SP) a cumprir pena em prisão domiciliar ou hospitalar. Porém, o ministro, relator do mensalão, só deverá decidir em caráter definitivo após receber laudo da junta médica da Universidade de Brasília e do Hospital Universitário sobre a saúde do deputado.

Fonte/O Globo