domingo, 21 de fevereiro de 2021

20ºBPMMA COMANDADO PELO TENENTE-CORONEL MARCOS BRITO LIBERTA UBER EM CATIVEIRO E PRENDE ASSALTANTES

 

http://sjnoticiasma.blogspot.com/2021/04/prefeita-de-ze-doca-ma-faz-um-pessima.html?m=1Tenente/Coronel Marcos Brito, ao lado da sua equipe de PMs e o repórter Stenio Johnny

O 20ºBPMMA comandado pelo Tenente-Coronel Marcos Brito, está sendo digno de aplausos e reconhecimento dos moradores dos bairros  Cohab, Cohatrac e demais bairros, que estão sendo agraciados, com as ações de segurança da Polícia Militar do Maranhão.

Desde que foi deflagrada a Operação Cohatrac Seguro pelo 20BPMMA. A bandidagem não está tendo trégua! Diuturnamente estão acontecendo prisões, apreensões de armas, drogas, veículos roubados, celulares e objetos pessoais de pessoas que são vítimas da bandidagem no bairro, sem contar o resgate de pessoas mantidas em cativeiros por bandidos que está sendo sendo feito pelos PMs

A prova disso aconteceu um situação que graças a intervenção dos guerreiros PMs do 20BPMMA, vários indivíduos foram presos e o carro pertencente a um UBER, foi recuperada e o UBER que estava mantido em cativeiro foi liberto em uma operação dos guerreiros do 20BPMMA. 

Estava a frente da operação, o Major Daves que juntamente com os seus comandados guerreiros PMs, foram até o local e encontraram o UBER, em um cativeiro meio a um matagal amarrado. O UBER foi liberto, resgatado com vida o carro aprendido e entregue ao seu proprietário, tendo os bandidos sido presos em flagrante e encaminhados a delegacia do Cohatrac, onde foram autuados e encaminhados ao Centro de Triagem, onde lá permanecem presos a disposição da justiça.

Repórter Stenio Johnny ao lado do Ten/Coronel Marcos Brito

SJNOTÍCIASMA parabeniza o 20BPMMA  e o seu comandante. Tenente-coronel Marcos Brito e a tropa, pelos relevantes serviços prestados a segurança pública na Região Metropolitana de São Luís, em especial nos bairros do Cohatrac, Cohab e bairros adjacentes que fazem parte da área de atuação do 20BPMMA.

Vejam aqui o relato completo da situação, assim como fotos e o vídeo, do momento exato que o Major David, juntamente com os PMs, libertaram o UBER que estava amarrado em um cativeiro meio a um matagal.


Elementos presos em flagrante, por terem tomado de assalto o carro de um UBER e deixa-lo preso em um cativeiro meio a um matagal.
Carro UBER apreendido pelos policias do 20ºBPMMA
Arma, dinheiro e objetos apreendidos


O relato completa desta situação, foi enviado via Whatsapp ao Núcleo de Inteligência SJNOTÍCASMA pelo 20BPMMA.

DURANTE OPERAÇÃO COHATRAC SEGURO DO 20° BATALHÃO, APÓS INFORMAÇÕES DE UM TRANSEUNTE QUE INDIVÍDUOS EM UM RENAULT KWID HAVIAM PRATICADO ROUBO NA ÁREA DO PARQUE VITÓRIA, QUE QUANDO AS GUARNIÇÕES SE ENCONTRAVAM NA ESTRADA NOSSA SENHORA DA VITÓRIA FOI OBSERVADO O VEÍCULO QUE APÓS ACOMPANHAMENTO FORA FEITA A ABORDAGEM E CONSTATADO A VERACIDADE DOS FATOS, QUE COM OS TRÊS INDIVÍDUOS QUE ESTAVAM NO VEÍCULO FORAM ENCONTRADAS VÁRIOS CELULARES PRODUTOS DE ROUBO ALÉM DE DINHEIRO E UM SIMULACRO DE ARMA DE FOGO, QUE APÓS SEREM QUESTIONADOS SOBRE A PROCEDÊNCIA DO VEÍCULO INFORMARAM QUE HAVIAM TOMADO O MESMO DE ASSALTO NA ÁREA DO MAIOBÃO, PORÉM NÃO HAVIA NENHUM REGISTRO NO CIOPS, ASSIM APÓS VÁRIOS QUESTIONAMENTOS SOBRE O CARRO, OS MESMOS INFORMARAM QUE HAVIAM TOMADO DE ASSALTO DE UM UBER E QUE DEIXARAM O PROPRIETÁRIO AMARRADO EM UMA ÁREA DE MATAGAL, DE POSSE DAS INFORMAÇÕES DE IMEDIATO AS GUARNIÇÕES SE DESLOCARAM PARA O LOCAL DO CATIVEIRO QUE APÓS VÁRIAS BUSCAS FOI POSSÍVEL ENCONTRAR A VÍTIMA COM VIDA, SENDO ASSIM TODOS OS ENVOLVIDOS FORAM CONDUZIDOS ATÉ O PLANTÃO DO COHATRAC PARA A ADOÇÃO DAS MEDIDAS CABÍVEIS.


20° Batalhão Planejamento e Trabalho em prol da sociedade



 Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
                        OJIE  


                         Por: Stenio Johnny
           Repórter investigativo do Brasil

                         RI/RPJ-MA 0001541

sábado, 20 de fevereiro de 2021

EXCLUSIVO! SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO MARANHÃO JEFFERSON PORTELA ESTÁ PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL

              Delegado Jefferson Portela/ Secretário segurança pública do Maranhão

 O Secretário de Estado de Segurança Pública Maranhão, Jefferson Portela, em entrevista exclusiva concedida ao repórter investigativo Stenio Johnny. Falou que no início do ano de 2022, estará se aposentando e colocará o seu nome a disposição de uma agremiação partidária como pré-candidato a deputado Federal.

Disse que no momento o foco é a conclusão do seu trabalho como agente público e gestor da SSP-MA. Disse que ainda tem muita coisa a ser feita pela segurança pública no Maranhão e se empenhará ao máximo para atender as demandas no Estado.

SJNOTÍCIASMA

Jefferson Portela está como gestor da SSP-MA há seis anos, com relevantes serviços prestados no combate a violência e a criminalidade no Estado. Na sua gestão, aumentou o efetivo policial, reaparelhou o sistema de segurança pública do Maranhão, criou novas superintendências na Polícia Civil do Maranhão, criou novos batalhões na Polícia Militar e reaparelhou o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, adquiriu novos armamentos, equipamentos e viaturas para as polícias Civil, Militar e CBMMA para o enfrentamento ao crime organizado, assim como para busca, salvamento e resgate de vítimas em acidentes, desabamentos e enchentes no Maranhão.

Fez a modernização legislativa do Sistema de Segurança Pública, inclusive com a criação da Perícia Oficial de Natureza Criminal do Maranhão, sob o comando do Perito Geral Dr. Miguel Alves, como reconhecimento e valorização do trabalho dos Peritos Oficiais auxiliares para prestar melhores serviços à população.

O Secretário de segurança Jefferson Portela como gestor da SSP-MA,  fez o que nenhum secretário de segurança conseguiu fazer em sua gestão nos últimos 30 anos no Estado. Conseguiu tirar São Luís-MA, da Lista das 50 cidades mais perigosas do mundo, ou seja, cidades de maiores índices de criminalidade. Sem dúvida alguma o maior marco da sua gestão como secretário de segurança pública do Maranhão.

Repórter investigativo Stenio Johnny, em entrevista ao secretário de segurança do Maranhão Jefferson Portela


Assista aqui a entrevista com secretário de segurança do Maranhão Jefferson Portela.


Na manhã de hoje, o repórter Investigativo Stenio Johnny esteve em um café da manhã ao lado de um amigo que é assessor parlamentar de um político ligado ao governador Flávio Dino. Em um bate papo descontraído, Johnny indagou ao amigo sobre a pré-candidatura de Jefferson Portela a Câmara Federal. O assessor parlamentar respondeu:

Portela hoje, é o pré-candidato do partido do governador Flávio Dino, com as maiores chances de ser eleito deputado federal. Porque? É ficha limpa! Está realizando um bom trabalho na segurança pública do Maranhão. É um grande articulador político, tem uma boa oratória, vem com um novo e convincente discurso apresentando dados reais de como pegou a segurança pública do Estado e como está hoje e o mais importante de tudo. Tem credibilidade, respeito e reconhecimento da classe política e do povo do Maranhão, pelos relevantes serviços prestados na segurança pública do Estado como: Delegado de polícia, Delegado Geral e secretário de segurança pública do Maranhão. Disse!

"Digo sem medo de errar! O secretário de segurança do Maranhão Jefferson Portela, deixará o cargo em março de 2022 praticamente eleito deputado federal. Isto é fato! Só não será eleito, se ele desistir de ser candidato a disputa de uma vaga na Câmara Federal". Afirmou!

O repórter Stenio Johnny perguntou: Com a saída de Portela em março de 2022, quem seria o seu sucesso na secretaria de segurança pública do Maranhão? Falou que está havendo uma movimentação muito grande em torno da sucessão do secretário Jefferson Portela.

Disse que existem alguns nomes que poderão ser nomeados pelo o vice-governador Carlos Brandão assim que ele assumir o governo do Maranhão daqui a um ano, quando o governador Flávio Dino deixará o cargo para sair candidatar ao senado. 

              
Delegado Leonardo Diniz/Secretário-Adjunto de segurança do Maranhão
Delegado Dicival Gonçalves Coordenador Executivo do Pacto Pela Paz
Delegado Lawrence Melo/Ex-presidente da MOB

Dentre os nomes mais prováveis para o sucessão de Jefferson  Portela, estariam os nomes do secretário Adjunto Leonardo Diniz, o Coordenador Executivo do Pacto Pela Paz e delegado Dicival Gonçalves e o nome do ex-delegado Geral e ex-presidente da MOB. Lawrence Melo

O Delegado Lawrence Melo que cujo o nome também está sendo cogitado, seria uma indicação de um um forte deputado amigo do governador Flávio Dino. Porém as conversas que surgem nos bastidores políticos, é que o Coordenador Executivo do Pacto Pela Paz, Delegado Dicival Gonçalves, que é um dos  homens de confiança do Vice-Governador Carlos Brandão, é quem será o próximo secretário de segurança pública do Maranhão, a partir de março de 2022.  Mais nada está definido ainda, são apenas especulações. Quem vai bater o martelo é o vice Carlos Brandão, quando assumir o governo do Maranhão ano que vem. Concluiu!



 Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
                        OJIE  


                         Por: Stenio Johnny
           Repórter investigativo do Brasil
                         RI/RPJ-MA 0001541

TRANS/Raíssa Mendonça inaugura "Casa Flore-SER Maranhão" em São Luís-MA

                                               

                                                  Psicóloga/Trans Raíssa Martins Mendonça

Com foco na inclusão de pessoas transexuais, a psicóloga trans Raíssa Martins Mendonça abrirá a “Casa Flore-SER Maranhão”. Localizada no Araçagi, unidade será gerenciada pelo Instituto Raíssa Mendonça, iniciativa da protagonista do livro “O Outro Lado da Maçã”; projeto acolherá pessoas LGBTQ+, especialmente  transexuais vítimas de preconceito, homofobia e exclusão

Concebido para prestar assistência a indivíduos em situação de vulnerabilidade social pertencentes à população LGBTQ+, de todas as faixas etárias, o Instituto Social e Cultural Raíssa Mendonça inaugura dia 27 de fevereiro, às 16h na Casa Flore-SER Maranhão, localizada no bairro Araçagi. A inauguração contará com a presença de autoridades dos mais diversos segmentos, representantes de órgãos e entidades. 

O foco é proporcionar oportunidades a pessoas com dificuldades de acesso à educação, vítimas do preconceito e exclusão familiar, que enfrentam inúmeras barreiras para conseguir capacitação e espaço no mercado de trabalho. 

A entidade filantrópica sem fins lucrativos vai amparar, também, pessoas oriundas do sistema prisional maranhense, com ações postas em prática em parceria com órgãos públicos e a iniciativa privada, ofertando cursos profissionalizantes. 

A casa irá oportunizar o empoderamento desses indivíduos, tanto por meio da capacitação profissional como do acolhimento, que será prestado de forma humanizada, fortalecendo a autoestima dos mesmos e reconstruindo vínculos familiares e comunitários. 

O serviço oferecerá alimentação completa em diferentes turnos, higiene pessoal, acolhimento, atendimento socioeducativo e psicológico e encaminhamento à rede sócio-assistencial. Os conviventes poderão participar de oficinas, debates, palestras internas e externas, festas e outras atividades. 

O projeto, inspirado na Casa Florescer de São Paulo, acolherá 90 pessoas em princípio. De acordo com a idealizadora, psicóloga transexual Raíssa Martins Mendonça, o objetivo é proporcionar um ambiente salutar e acolhedor e que, também, contribua para que os assistidos descubram seus talentos e potenciais.

“Além daqueles indivíduos que não se sentem acolhidos no ambiente familiar devido à sua identidade de gênero, nós receberemos pessoas em situação de vulnerabilidade social, inclusive vítimas das drogas e da prostituição, dando-as uma possibilidade de superar as mazelas e viver com dignidade”, afirma Raíssa Martins Mendonça, acrescentando que o projeto prevê a construção de uma padaria comunitária e de um salão de beleza. 


Sonho

Raíssa criou o Instituto Social e Cultural Raíssa Mendonça para realizar um sonho antigo de ajudar a comunidade LGBTQ+ com iniciativas concretas, pois, tendo sentido na pele, ela sabe das inúmeras dificuldades por que passam essas pessoas, devido ao preconceito da sociedade. “São muitas portas que se fecham quando você decide revelar a sua identidade de gênero. Eu passei por tudo isso e sei que não é fácil”, revela.

Segundo ela, estima-se que 10% da população brasileira pertençam à comunidade LGBTQ+ e uma parte significativa é transexual ou travesti. Com expectativa de vida de 35 anos, este é, também, o grupo mais afetado pela violência relacionada à identidade de gênero e orientação sexual, fazendo com que o Brasil lidere, há anos, o ranking dos países que mais matam transexuais. 

“A dificuldade de acesso à educação, o preconceito da sociedade, a exclusão familiar e a falta de vagas no mercado de trabalho são as barreiras cotidianas enfrentadas por essa parte da população”. Frisa!

De origem humilde, a transexual Raíssa Martins Mendonça (o nome de batismo é Dorivaldo Martins Mendonça) passou a infância ajudando a família na roça, em Pedro do Rosário (MA), e deixou sua terra natal ainda adolescente, migrando para a capital com a ajuda de uma tia. Em São Luís, trabalhou como catadora de frutas descartadas, pregoeiro, empregada doméstica, cabeleireira e militante política na sede de um partido, até tornar-se governanta do vereador e líder religioso Astro de Ogum, decano da Câmara Municipal de São Luís. 

Simpática, corajosa e determinada, ela conseguiu na justiça a mudança de seu prenome social, o que aconteceria depois de seu ingresso no curso de Psicologia, na Universidade Ceuma, com a ajuda de professores. “Foi como uma libertação psicológica. Eu precisava ter os meus direitos reconhecidos e não foi nada fácil conseguir, pois é tudo muito burocrático. As coisas melhoraram bastante depois dessa conquista”, conta a transexual.

Raíssa tem como uma de suas referências para seus projetos o neuropsiquiatra austríaco Viktor Frankl, para quem o sentido da vida reside em encontrar um propósito, em assumir uma responsabilidade para consigo mesmo e para com o próprio ser humano. 


Livro

A vida de Raíssa foi marcada por muitos altos e baixos. Entre outras coisas, ela chegou a ser enganada no exterior, onde quase foi obrigada a se prostituir. Além disso, foi presa, após ser acusada de envolvimento em crime virtual, sendo a primeira transexual recolhida ao presídio feminino maranhense. Deixou a penitenciária com uma tornozeleira eletrônica. 

As principais passagens da história de vida da transexual maranhense estão no livro intitulado “O Outro Lado da Maçã”, escrito por Evandro Júnior, jornalista, blogueiro e colunista do jornal O Estado do Maranhão. Raíssa explica que o dinheiro arrecadado com a venda dos exemplares será empregado nas primeiras ações da Casa Flore-SER Maranhão que, por enquanto, tem como um de seus mais fortes parceiros o vereador Astro de Ogum. 


Trans/Raíssa Mendonça


Serviço

O quê

Inauguração da Casa Flore-SER Maranhão

Quando

Dia 27 de fevereiro, às 16h

Onde

Rua Fé em Deus, S/N - Araçagi

Apoio cultural-SJNOTÍCIASMA

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Família clama ao secretário de segurança do Maranhão, que localize uma criança desaparecida em Belágua-MA

Jonathan Alves dos Santos desapareceu em junho de 2019, na cidade de Belágua-MA sendo que até agora a Polícia Civil do Maranhão não conseguiu localizar a criança e nem elucidar o caso 

Familiares do garoto Johnatan Alves dos Santos desaparecido em junho de 2019 na cidade de Belágua-MA. Em contato com o Núcleo de  Inteligência SJNOTÍCIASMA, pedem ao secretário de segurança pública do Maranhão Jefferson Portela, que determine a Polícia Civil do Maranhão, mais rigor nas investigações no sentido de encontrar o garoto Johnatan, hoje com 1 e 8 meses de nascido.

Os familiares do menino não se conformam com o desaparecimento da criança e querem  que o Estado se mobilize com o objetivo de encontrar a criança que desapareceu quado tinha 02 meses de idade, sendo que até hoje ninguém sabe o paradeiro do menino.

A tia do garoto em prantos falou com a nossa reportagem no dia 31 de janeiro, quando a Nucleo de Inteligência SJNOTÍCIASMA, deflagrou a Operação Caça Anjo com o objetivo de localizar o garoto e devolvê-lo aos pais.

Repórter investigativo Stenio Johnny, em entrevista ao secretário de segurança do Maranhão Jefferson Portela

Há duas semanas atrás, o repórter investigativo Stenio Johnny, esteve com o secretário de segurança Jefferson Portela. Indagado pelo repórter sobre as investigações em torno da criança desaparecida.  Secretário imediatamente entrou em contato com o Delegado Geral Dr. Gorsaín, pedindo que ele mandasse fazer um levantamento do caso e intensificasse as investigações para que o garoto fosse encontrado e devolvido a família.

Entenda o caso!

Estivemos na quela cidade nos dias 31 de dezembro 2020 e 01 de janeiro de 2021, oportunidade em que conversamos com o pai da criança Tadeu Nascimento do Santos, que na época foi preso, acusado pela própria mãe de Johnatan de ser o autor do desaparecimento do seu filho Johnatan que na época tinha 2 meses de nascido.

Segundo o pai da criança a sua esposa o acusou injustamente, tendo a polícia sem nenhuma prova concreta, lhe prendido e o levado direto para o presídio na cidade de Chapadinha, juntamente com seu pai e sua irmã.

Detalhe! Segundo eles falaram a nossa reportagem, ambos foram para o presídio da cidade de Chapadinha-MA, após prestarem  depoimento, sem assinar os termos do documento e sem pegar a cópia deste. O que é de direito de qualquer cidadão que presta depoimento a uma autoridade policia, ler o documento, assinar e receber uma cópia dos termos do depoimento.


O pai, o avô e a irmã da criança desaparecida, ficaram presos no presídio da cidade de Chapadinha-MA, durante cinco dias até a Polícia Civil do Maranhão concluir que o pai, o avô e a tia da criança eram inocentes, por não ter nenhuma prova contundente que eles estariam envolvidos no desparecimento do menino Johnatan.

A nossa reportagem conversou também com uma outra irmã do pai da criança desaparecida. Trata-se de Elcilene Santos, que nos informou que também prestou depoimento sobre o caso para o policial Gaudêncio, tendo a mesma relatado tudo que ela sabia sobre o caso.

                                         

Detalhes!

A reportagem SJNOTÍCIASMA, apurou em primeira mão que a senhora Elcilene tia da criança, prestou depoimento para um investigador de polícia chamado Gaudêncio, sem que o policial mandasse ela assinar o documento e que Elcilene, após prestar depoimento foi liberada sem o direito de assinar e levar consigo a cópia do depoimento e que ainda na delegacia foi clocada para falar por telefone com o delegado de Chapadinha-MA, que lhe formulou algumas perguntas.

Elcilene ainda nos revelou com exclusividade, que uma  semana antes do desaparecimento da criança, a mãe do menino que é seu sobrinho, teria lhe oferecido a criança para ela criar, pedindo ainda para Elcilene não contar nada para seu irmão e que depois disso, na semana seguinte o menino sumiu do quarto onde dormia com  mãe e que a mãe da criança só sentiu falta do filho por volta das seis horas da manhã quando ela acordou e não viu mais a criança.



SJNTOTÍCIASMA

Estamos em alerta vermelho com a Operação Caça Anjo, procurando descobrir: O paradeiro do garoto Johnatan, como ele desapareceu, quem foi a pessoa ou as pessoas envolvidas no caso, pra quem a criança foi entregue, onde e com quem vive o garoto hoje.

Pelo andar da carruagem e com a velocidade das informações que estamos recebendo todos os dias, temos a esperança de encontramos o garoto Johnatan até dia 28 de abril, quando ele completa 2 anos de idade.

Daremos continuidade ao nosso trabalho jornalístico investigativo, com o objetivo de encontrar o garoto e elucidar o caso. Acharemos Johnatan vivo ou morto e o entregaremos a criança a família! Doa a quem doer, custe o que custar! Agora é  não é mais apenas uma missão, mas do que uma missão jornalistica investigativa, é uma questão de honra e humanidade. Acharemos essa criança e entregaremos aos seus familiares.

Vejam Agora as entrevistas realizada em 31 de dezembro com familiares do garoto Johnatan.

Sjnotíciasma em entrevista com a tia do Johnatan



S.O.S Johnatan

CONTATOS

Operação Caça Anjo

Núcleo de Inteligência SJNOTÍCIASMA.

CEL/WHATSAPP 98 98874 8783. Fale com um dos nossos atendentes do Núcleo de Inteligência SJNOTÍCIASMA

email-steniojohnny@gmail.com

OBs: Garantimos o sigilo total da fonte!






 Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
                        OJIE  


                         Por: Stenio Johnny
           Repórter investigativo do Brasil
                         RI/RPJ-MA 0001541

EXCLUSIVO! SJNOTÍCIASMA DIVULGA CARTA DENÚNCIA AO PGR ENVIADA POR FAMILIARES DE PMs MORTOS EM BURITICUPU-MA

Cabo Júlio César e soldado Alberto Constantino, assassinados em 17 de novembro de 2017 na cidade Buriticupu-MA

 O núcleo do Inteligência SJNOTÍCIASMA, recebeu na manhã de hoje uma cópia da carta denúncia enviada por familiares dos policiais. Soldado  Alberto Constantino e cabo Júlio César assassinados em 17 de novembro de 2016 na cidade de Buriticupu-MA

Na carta a família dos policiais arguiu suspeição do Estado na elucidação do crime, pela fato de agentes públicos e políticos ligados ao governo do Estado, estarem supostamente envolvidos no duplo assassinato dos militares no Maranhão.

Familiares dos PMs: Cabo Júlio César e do soldado Alberto Constantino, assassinados por militares em  novembro de 2016 na cidade de Buriticupu-MA. Clamam por justiça!

Na carta os familiares fazem relatos dos fatos acontecidos e citam como principais suspeitos de suposto envolvimento no assassinato dos PMs, os seguintes policiais militares.

Soldado Viana

Soldado Gladistone

Tenente Josuel

Major Araão Queiroz

Coronel QOPMMA Markus Lima, Sub-comandante da Polícia Militar do Maranhão.

Coronel Markus Lima/Sub-comandante da PMMA
Tenente Josuel, Soldados Viana e Gladistone, presos depois soltos por "Insuficiência de provas"
                                                    
                                                                    Major Arão Queiroz

Segundo informações a família já está providenciando o envio ainda na tarde de hoje(17), de uma carta denúncia endereçada a Organização Das Nações Unidas(ONU), por está público e notório que no assassinato dos PMs em 17 de novembro de 2016, houve um crime de violação aos direitos humanos. 

Veja aqui  com exclusividade ao SJNOTÍCIASMA, a íntegra da carta denúncia da família dos PMs assassinados em Buriticupu-MA enviada ao senhor Procurador Geral da República Augusto Aras



lLMº Senhor Procurador Geral da República

 

SENHOR DOUTOR: Antônio Augusto Brandão de Aras


Viemos da melhor forma, trazer ao conhecimento de Vossa Excelência, denúncia relativa ao assassinato dos policiais militares do Maranhão. Cabo Júlio César e Alberto Constantino, com ocultação de cadáveres na cidade de Buriticupu-MA, no dia 17 de novembro de 2016. 

 Dos Fatos

Passados 04 anos excelência, a Polícia Civil do Maranhão não conseguiu elucidar o caso, limitando-se apenas informar a nós familiares que temos que aguardar em casa, que o caso está sob segredo de justiça e que eles não trabalham sob pressão. 

Acontece Excelência, que temos percebido o descaso, inoperância e incompetência da Polícia Civil em relação a elucidação do assassinato dos militares e a omissão do Governo do Estado em torno do caso, onde aparecem como suspeitos oficiais, praças da PM, delegado e políticos da região. 

No dia 01 de junho de 2017 excelência, foram presos três militares suspeitos. Tenente Josuel, soldado Viana e o soldado Gladistone sendo que  até agora nada foi feito para elucidação do crime, por alegação de não possuírem provas contundentes para incrimina-los, por este motivo os três militares acusados, foram  postos em liberdade.

O major Arão Queiroz que seria o homem que comandava os esquemas ilícitos juntamente com outros militares daquela região de Buriticupu-MA, Nunca teve o seu pedido de prisão decretado.

Segundo informações, este major é irmão do ajudante de ordens do gabinete militar do vice-governador do Maranhão Carlos Brandão. O Tenente Josuel, suspeito de participar do assassinato dos militares, foi solto pela justiça por insuficiência de provas, devido a um inquérito mau feito, cheio de falhas e sem provas contundentes.

O Tenente Josuel excelência Pasme! Ainda foi promovido pelo Governador Flávio Dino, a pedido do Comandante Geral da PMMA em 2017.

Pra completar excelência, tomamos conhecimento na semana passada que uma fonte enviou mensagem informando ao site SJNOTÍCIASMA, o suposto envolvimento do coronel QOPMMA Markus Lima, no assassinato dos militares.

Na mesma semana que saiu a denúncia excelência, o coronel Markus Lima foi nomeado Sub-comandante da Polícia Militar do Maranhão, pelo governador Flávio Dino de Castro. Como consta o link da matéria veiculada no site SJNOTÍCIASMA. "Muita coincidência". 

http://sjnoticiasma.blogspot.com/2021/02/sub-comandante-da-policia-militar-do.html

O mais estranho de tudo Excelência, é o desaparecimento da única testemunha do caso, conhecido como Dal, que trabalhava como uma espécie de informante para os militares na cidade. Essa testemunha desapareceu logo após prestar depoimento na delegacia da cidade de Buriticupu-MA em 2017, sem que ninguém até hoje saiba do seu paradeiro.

No depoimento senhor Procurador Geral, a testemunha Dal, declinou os nomes dos envolvidos no desaparecimento dos policiais, que segundo informações extra oficiais, os militares teriam sido mortos e seus corpos enterrados dentro de um carro no enorme buraco.

Além do envolvimento dos militares como executores, teria tido a participação de político e um empresário madeireiro da região, e  proprietário de um Posto de Gasolina, que são acobertados por um grande político do Maranhão e que este político, tem obstruído o trabalho da polícia na elucidação do caso.  Essas  informações nos deixaram tristes e sem esperança para solução do caso.

Tais fatos excelência, levam a família a argui suspeição do governo do Maranhão, na elucidação do caso através da Polícia Civil, uma vez que como governador, Flávio Dino é o chefe das forças de segurança do Estado, formada pelas Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão

Diante da morosidade, inoperância e incompetência da Polícia Civil do Maranhão e do descaso e omissão do Governo do Estado, que mesmo ouvindo o nosso clamor, não se sensibilizou e nem cobrou da polícia mais rigor nas investigações para elucidação desse misterioso crime, que trata do assassinato de militares com ocultação de cadáveres. Estamos suplicando humildemente a Vossa Excelência:


Dos pedidos

 

01-Que a Procuradoria Geral da República se digne a encaminhar um requerimento ao Superior Tribunal de Justiça(STJ), para que a corte superior, determine que a nossa honrosa Polícia Federal assuma as investigações desse emblemático caso do assassinato  dos Militares aqui em Buriticupu-MA. 

02-Que determine o afastamento da Justiça Militar, para que o processo passe a tramitar na Justiça  Comum.

03-Por fim pedimos humildemente que a Procuradoria Geral da República, se digne a requerer ao Superior Tribunal de Justiça(STJ), a federalização imediata deste duplo assassinato dos policiais militares: Cabo Júlio César e Alberto Constantino mortos em 17 de novembro de 2016 na cidade de Buriticupu-MA, arguindo suspeição e incompetência do Estado na investigação e elucidação do caso.

Certos que Vossa Excelência irá se sensibilizar com o sofrimento das mães, filhos e esposas desses militares de já agradecemos.

 

OS FAMILIARES 

Josefa freire da luz Pereira

Mãe do Cabo Júlio César

Raimundo Nonato da Luz Pereira

Irmão

Paulo César da Luz Pereira

Irmão

Ana Cláudia Bezerra dos Reis

Ex  mulher e mãe de dois dos filhos do militar

Paulo Freire da Luz

Tio

Gilberto Constantino/Irmão

Antonio Santos Pereira

Pai

Joana constantino sousa

Mãe do Soldado Alberto

Luis Carlos de Sousa 

Irmão do soldado Alberto Constantino

Emily Linhares

Filha do cabo Júlio César


  

                             Buriticupu 17 de janeiro de 2021




 Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
                        OJIE  


                         Por: Stenio Johnny
           Repórter investigativo do Brasil

                         RI/RPJ-MA 0001541