Coronel Aritanã comandante do CPAM II
A reportagem SJNOTÍCIASMA, conversou com o coronel Aritanã, comandante do Comando de Policiamento Área II(CPAM II), oportunidade em que ele falou das ações e operações realizadas pelo comando nas cidades de Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar e uma parte da região metropolitana de São luís-MA.
O comandante falou do vazamento de um áudio que estava circulando nas redes sociais, onde um professora conhecida como Natália, falou que tinha sido procurada na sua escola, por homens que se diziam fazer parte do Serviço de Inteligência da PM, que alertaram a professora de uma organização criminosa que ia agir na cidade com o objetivo de raptar 60 criança para serem entregue a membros uma ceita.
Coronel Ariatnã falou que checou todas a informações, que esse tipo de trabalho não é feito pela PM, que esse pessoal que foi até a escola não integra a PMMA e que toda as providências foram tomadas, como a intensificação de rondas e abordagem naquela área. Disse que e orientou a comunidade, assim como professores e diretores da escola para quando acontecer fatos dessa natureza, que eles comuniquem imediante a polícia para que as providências possam ser tomadas de imediato.
Do Policiamento no festejo de São José de Ribamar
O coronel falou que esse trbalho começou desde o início de setembro que coincide com o começo do festejo. Disse que o coronel Jessé comandante do 13°BPM, não tem medido esforço no sentido de manter a ordem e segurança nesse festejo.
Esse fim de semana que marca o encerramento do festejo, foi feito todo um planejamento estratégico com um numero maior de policiais, contando com apoio do Comando Geral da PMMA, da secretaria de segurança, Polícia Civil, Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, CEFAP, BPRV e todo as unidades operacionais da Região Metropolitana, para garantir tranquilidade e segurança a todos que irão participar do encerramento dos festejos de São José de Ribamar.
CPAM II nas eleições 2018
Falou que o Coronel Luongo, comandante geral da PMMA, tem se dedicado a um trabalho conjunto montando plano estratégico para garantir com segurança o pleito eleitoral que se aproxima, para isso esta sendo feito deslocamento de novos policiais para reforçar o trabalho operacional do CPAM II nesse período eleitoral nas áreas dos município de Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar
Disse que nos bairros onde o índice de criminalidade ainda é preocupante, o CPAM II está dando mais atenção nessas áreas de risco, com operações constantes no combate a criminalidade com o apoio do BPCHEOQUE e do CTA.
O comandante falou que o CPAM II tem realizado várias operações em conjunto com a Polícia Civil, delegacia da seccional leste sob o comando do delegado Mesquita juntamente com GSA, fazendo um mapeamento dessas zonas de risco, coibindo as ações criminosas nessas áreas para garntir uma elição tranquila e segura ao cidadão.
Trabalho CPAM II no combate as drogas.
É uma operação mais qualificada que reúne os Grupos Táticos Movies, assim como os grupamentos motorizados, que juntos realizam missões especiais de combate ao tráfico de drogas, Nas regiões mapeadas desses município que são áreas de atuação do CPM II
Combate as saidinhas bancárias e assaltos aos grandes estabelecimentos comercias
O CPAM II através da Malha Metropolitana, realiza a cobertura policial que é uma determinação do comando geral, onde as viaturas se fazem presentes com 02 policiais armados prontos para agir meio a essa prática criminosas que á saidinha bancária e assaltos a estabelecimentos comerciais.
Quanto ao combate aos assaltos a ônibus e residência.
O comandante informou que no combate a assalto a ônibus o CPAM II realiza ações continuas com o apoio do Batalhão Tiradentes na MA e ações conjuntas coordenadas pelo comando geral, nessa operação são feitas as abordagens aos coletivos, onde todos os cidadãos são revistados fora dos coletivos, dando assim mais segurança ao motorista, cobrador e passageiros. Na questão do combate ao roubo em residências, viaturas fazem rondas nesses bairros, para coibir essas ações criminosas
Da redução da criminalidade na área do CPAM II
Coronel Atitanã falou a nossa reportagem, que está há um ano como comandante do CPAM II que nesse período, houve uma redução significante no que diz respeito a criminalidade, principalmente na parte de homicídios. através de ações pontuais houve uma grande apreensão de drogas e armas de fogo que contribuía muito para o elevado índice de criminalidade naquelas áreas.
Hoje graças as ações do CPAM II com apoio da Polícia Civil e dos batalhões com seus grupos operacionais da PMMA, conseguimos reduzir o índice de criminalidade nas áreas que compreendem o CPAM II. Conclui!
ASSISTA AQUI A ENTREVISTA
OJIE
Por: Stenio Johnny
Radialista/Repórter Investigativo
RI/RPJ-MA 000154