sábado, 29 de fevereiro de 2020

ATENÇÃO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO MARANHÃO JEFFERSON PORTELA

Familiares dos PMs assassinados em Buriticupu-MA, querem os restos mortais dos militares, para que eles tenha um enterro digno

Familiares dos PMs, Cabo Júlio César e Soldado Alberto constantino, assassinados no dia de 17 de novembro de 2016, na cidade de Buriticupu-MA, entraram em contato com a reportagem SJNOTÍCIAISMA, pedindo que enviássemos uma mensagem ao secretário de segurança Jefferson Portela.

Na mensagem os familiares pedem ao secretário que mande abrir um novo inquérito policial, para a elucidação do caso que continua em aberto, sem ninguém saber, quem matou, quem mandou matar e onde estão os restos mortais dos PMs.

A polícia Civil do Maranhão chegou a prender três militares, soldados, Viana e Gladstone e o Tenente Josuel, porém a justiça mandou soltar por insuficiência de provas, segundo informações colhidas pela nossa reportagem, o inquérito enviado a justiça pela Polícia Civil do Maranhão, continha falhas e não haviam provas contundentes que incriminassem os acusados.


                                 


Entenda o caso


cabo Júlio César da Luz Pereira natural de Buriti Bravo 08/05/1968 filho de, Josefa Freire da Luz Pereira, estava há 23 ano na PMMA, residia em Buriticupu-MA pai de 04 filhos e o soldado Carlos Alberto Constantino, filho de Joana Constantinocasado pai de 03 filhas ambos da Polícia Militar do Maranhão, desapareceram misteriosamente em 17 novembro de 2016, sem que as autoridades policiais esclareçam o caso.

Na época, a reportagem SJNOTÍCIASMA, juntamente com um grupo formado por oito repórteres investigativos de outros estados do Brasil, se deslocou para a cidade de Buriticupu-MA, onde permanecemos por uma semana em uma Operação Jornalística Investigativa, onde obtivemos informações veladas, dando conta que os policiais, teriam sido mortos e enterrados em um veículo que foi posto em uma grande vala e coberto com picarra e pedras, em um povoado próximo aquele município, no terreno de um vereador conhecido com Vavá do PC do B, assassinado em Buriticupu-ma em 2015.

Ainda segundo informações, na morte dos policiais estariam envolvidos: Policiais militares, inclusive um coronel, político aliado ao governo do Estado, empresário e um delegado da Polícia Civil do Maranhão. Por conta disso, o silêncio tomou conta da cidade. A única testemunha chamado Dal, segundo informações sumiu de Buriticupu após prestar depoimento a polícia.

No ano seguinte em 2017 houve a prisão de três militares. Tenente Josuel, Soldados Gladstone e Viana,  por suposto envolvimento no duplo assassinato dos PMs, mais foram postos em liberdade por determinação da justiça, por falhas processuais e insuficiência de provas. De lá pra cá nada mais foi feito para a elucidação do crime.

                                      

Veja aqui a transcrição das mensagens enviadas pelos familiares dos PMs assinados em Buriticupu-MA.para o secretário Portela.

"Secretário Jefferson Portela, sabemos que o senhor é um homem de bom coração, por isso estamos lhe pedindo pelo amor que o senhor tem a sua mãe. Mande abrir um novo inquérito para apurar o duplo assassinato desses dois PMs."

"Queremos os restos mortais desses policiais, para fazermos um enterro digno a eles, assim como queremos os autores e os mandantes deste duplo assassinato presos".

Pelo o amor de Deus nos ajude!
De já agradecemos,

Familiares dos PMs assassinados.









                                     
  Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
                                                                      OJIE

Por: Stenio Johnny
Radialista/Repórter Investigativo
RI/RPJ-MA 0001541


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

UNICEF e Cesjo lançam projeto para prevenir HIV em adolescentes e jovens de São Luís



Será lançado nesta terça-feira (18) o projeto Viva Melhor Sabendo Jovem – Novos Horizontes, iniciativa do Fundo da Nações Unidas para a Infância (UNICEF), executado pelo Centro Educacional e Social São José Operário (Cesjo), em parceria com a Prefeitura de São Luís. Esta é a 2ª fase do projeto na capital maranhense, voltado para jovens e adolescentes entre 15 e 24 anos, principalmente aqueles em maior vulnerabilidade da macrorregião da Cidade Operária. A programação conta com distribuição de preservativos e pocket show do artista ludovicense Ari Sousa. O evento é aberto ao público e acontece das 8h às 11h30, no Auditório do Cesjo, localizado na Avenida 203, nº 100 – Cidade Operária.

O objetivo do Viva Melhor Sabendo Jovem – Novos Horizontes é contribuir para prevenir à epidemia de HIV/AIDS e outras IST's. É um projeto que se denomina livre de preconceitos, que quer abraçar todas as expressões juvenis, independente de gênero, classe, etnia, orientação sexual ou credos religiosos. Nele pretende-se aumentar as ações de testagem e diagnóstico do HIV e outras IST e vincular os casos diagnosticados ao tratamento, manter o tratamento continuado dos casos de HIV e tratar adequadamente os casos de sífilis, e implementar ações de Prevenção Combinada para diminuir novas infecções.

É protagonizado por jovens de mais de 20 bairros que compõem a macrorregião, sendo eles: Apaco, Cidade Olímpica, Cidade Operária, Conjunto Alexandra Tavares, Geniparana, Jardim América, Jardim das Palmeiras, Recanto dos Pássaros, Recanto dos Signos, Residencial Ilhéus, Residencial Ivaldo Rodrigues, Residencial Nestor, Residencial Nice Lobão, Residencial José Reinaldo Tavares, Residencial Tiradentes, Santa Clara, Santa Efigênia, Vila América, Vila Janaína e Vila Riod. Estes se tornarão mobilizadores sociais para atuar em toda cidade, em especial na região onde moram e bairros vizinhos como Tirirical, Jardim São Cristóvão, Maiobinha, Vila Flamengo e Vila Cafeteira.

Para atingir o impacto social esperado, o projeto tem realizado articulações no território de atuação, com capacitações e sensibilização de parceiros. O intuito é formar uma rede junto ao poder público e comunitário para criar estratégias no enfrentamento contra o avanço do HIV e outras ISTs, além da troca de experiências. A próxima etapa selecionará os jovens mobilizadores das comunidades locais que serão capacitados em temas como Prevenção e desestigmatização do HIV/Aids e outras ISTs, Sexualidade, Gêneros sexuais e comunidade LGBTQIA+, Resolução de conflitos intrafamiliares, Saúde mental, Uso abusivo de drogas, Enfrentamento ao racismo/homofobia/violência contra mulher, gravidez na adolescência, abordo, feminismo e violências.

Os mobilizadores serão multiplicadores que atuarão em locais de garantia dos direitos e controle social, como postos de saúde, escolas e outros espaços que ocupam, além de atuar em Hot Sports Itinerante em locais de grande concentração de pessoas, espaços de circulação pública, grupos comunitários, unidades de cumprimento de medidas socioeducativas, e outras organizações para tirar dúvidas, auxiliar o profissional da saúde na testagem de fluído oral, encaminhar e acompanhar o tratamento dos jovens diagnosticados nas ações do projeto, oferecer serviços de saúde a jovens e adolescentes para diminuir novas infecções de HIV e outras IST, assim como chamá-los para aderir ao VMSJ - Novos Horizontes.


Serviço

O quê: Lançamento do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem – Novos Horizontes
Quando: Terça-feira, 18 de fevereiro de 2020
Horário: 8h às 11h30
Local: Auditório do Cesjo (Av. 203, nº 100 – Cidade Operária)
Sugestões de entrevistados: Ir. Roque Kasmirski (Diretor Operacional do Cesjo), Ofélia Silva (Coordenadora do UNICEF no Maranhão), Gláucia Coelho (coordenadora do projeto VMSJ), André Pereira (jovem participante da 1ª fase do projeto).

PROGRAMAÇÃO

8h00 – Credenciamento + Acolhida Cultural (Show Ari Sousa)
9h00 – Solenidade de Abertura
9h30 – Apresentação do VMSJ
10h10 – Coffee Break
10h40 – Grupos de Trabalhos por segmento
            Educação (Agenda para divulgação; Sensibilização nas escolas)
            Saúde (Formações; Divulgação em postos de saúde; Testagem)
Assistência (Divulgação em equipamentos; Referência e Contra Referência)
11h10 – Encerramento



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

PERFIL DO NOVO COMANDANTE DA PMMA

                                                                           Coronel Pedro Ribeiro assume comando da Polícia Militar do MA
      Coronel Pedro Ribeiro, comandante da PMMA

O Coronel QOPM Pedro de Jesus Ribeiro dos Reis, tem uma trajetória militar Excelente. É um técnico em segurança pública operacional, com vários cursos . Sendo comandante de várias unidades da capital e do interior maranhense. Chegou a patente de coronel em 2014, antes de assumir o comando, exercia a função de subcomandante da PMMA.
O novo comandante tem pós-graduação em Segurança Pública, possui vários cursos em outras unidades da federação e um curso em Técnicas e Sistemas de Segurança aplicáveis ao Poder Judiciário, em Orlando, Flórida, Estados Unidos.
Com trinta anos de vida militar, o novo comandante da PMMA, Tem o respeito e a admiração dos amigos, da tropa, do oficialato e a confiança do secretário de segurança Jefferson Portela e do governador Flávio Dino. 
Por conta da trajetória militar impecável e dos relevantes serviços prestados ao Estado do Maranhão na área da segurança pública, foi nomeado Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Maranhão.
O governador Flávio Dino fez a escolha certa ao colocar no comanda da PMMA, um oficial que tem uma história brilhante e atuante na corporação, exemplo de disciplina, operacionalidade, experiência em segurança pública e dedicação ao árduo trabalho de manter a ordem e a segurança no Estado. O coronel Pedro Ribeiro, é o comandante que tem o perfil da tropa.

O Departamento de Jornalismo do site SJNOTÍCIASMA, parabeniza o coronel Pedro Ribeiro, novo comandante da Polícia Militar do Estado Maranhão

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

GOVERNO COMUNISTA CELEBRA ACORDO MISTERIOSO COM ONG NO MARANHÃO


                          
A fonte acredita que acordo entre o governo do Estado e ONG, "Ensina Brasil" não passa de politicagem e maracutaia

O Núcleo de Inteligência recebeu denúncia de um professor que nos revelou que o governador do Maranhão Flávio Dino de Castro, firmou uma parceria com uma ONG de São Paulo e trouxe 28 professores para lecionarem nas nossas escolas públicas estaduais. Temendo retaliações, o professor pediu que seu nome fosse incluso na lista de sigilo da fonte, o que foi prontamente atendido pelo titular do site SJNOTÍCIASMA.

 A fonte nos informou que os dois professores que chegaram na escola em que leciona, um é arquiteto e o outro engenheiro que ministram aulas de GGF, HST e outras disciplinas sem habilitação. O cúmulo do absurdo!

E o pior é que para pagar os nossos direitos como professores o governador comunista do Maranhão, alega que  não tem dinheiro disponível, mas para trazer professores de fora tem. É uma incoerência e SEDUC, ainda aceita um absurdo desse! É como se aqui no Maranhão, não tivessem docentes capacitados. Falou!

Isso é  muito  sério! O que se comenta nos bastidores da educação, é que por trás deste acordo com está ONG, que atua "Sem fins lucrativos", existe maracutaia. Afirmou!

"O projeto do governador Flávio Dino rumo a presidência, está desrespeitando a docência e virando uma indecência". Conclui!

                                                                                                                                                




Veja aqui a Portaria


ANEXO II DA PORTARIA Nº 045/2020

A Secretaria de Estado da Educação firmou “Acordo de Cooperação” com a Associação Civil sem fins lucrativos, denominada “Ensina Brasil”, cujo objeto é o desenvolvimento de programa de recrutamento, seleção e formação de lideranças na área de educação, por meio de exercício temporário da função docente, em escolas em situação vulnerável da rede pública estadual.

O programa foi desenvolvido com base em modelo testado, internacionalmente, em mais de 40 países e visa o desenvolvimento de lideranças para educação, por meio de um processo formativo que equilibra fundamentos de didática, práticas de sala de aula, habilidade de liderança e o exercício da atividade docente.

Critérios de elegibilidade

Para ser elegível ao Programa do Ensina Brasil, é necessário:

• Ser brasileiro (a) nato (a) ou naturalizado (a).
•. Possuir português fluente.
• Ter concluído a graduação em nível superior há, no máximo, 10 (dez) anos com data limite de temporalidade até dezembro de 2019.
•. Ter diploma de curso superior reconhecido pelo MEC.
• Ter disponibilidade para participar da formação inicial de 5 semanas: (i) Módulo presencial em São Paulo de 4 semanas, em janeiro de 2020, com despesas custeadas pelo “Ensina Brasil”; e (ii) Módulo online de 1 semana em Dezembro de 2019.
•. Ter disponibilidade para participar do programa de fevereiro de 2020 até dezembro de 2021 (trabalho remunerado), com jornada semanal de 40 horas.
•. Ter disponibilidade para morar fora de sua cidade por 2 (dois) anos, a partir de fevereiro de 2020. O participante deve ter disponibilidade para mudar de Cidade e/ou Estado, a não ser que seja residente no Município de São Luís ou região metropolitana.
Área de atuação
• Escolas da rede pública estadual de ensino
Remuneração/carga horária
•. Os candidatos selecionados serão remunerados de acordo
com a forma e condições definidas pela Secretaria de Estado da Educação, em ato próprio, respeitada a mesma  habilitação/carga horária aplicável aos docentes temporários, em regime de equivalência.
Inscrição, Critérios de Seleção e Etapas. através do site www.ensinabrasil.org


PORTARIA N° 013 DE 08 DE JANEIRO DE 2020.


Veja aqui outra Portaria


PORTARIA N.º 045, DE 15 DE JANEIRO DE 2020.

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, especialmente em referência ao disposto no Art. 25, da Constituição Federal de 1988 e o Art. 69, inciso II, da Constituição do Estado do Maranhão, e CONSIDERANDO o que dispõe o Decreto Estadual nº 34.546, de 7 de novembro de 2018, RESOLVE:

Art. 1º. Tornar público que a Secretaria de Estado da Educação e a Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos,
denominada Ensina Brasil, firmaram o Acordo de Cooperação nº 02/ 2019 , na data de 09 de dezembro de 2019.

Art. 2º. Aprovar e validar as regras gerais e o processo de seleção dos participantes para o Programa Estadual de Formação de Lideranças na Área de Educação - ciclo 2020-2021, ficando ratificadas as regras, critérios e etapas de seleção dos candidatos, realizados pela organização parceira, na forma dos Anexos I e II da presente Portaria.

Art. 3º. Concluída a etapa de seleção, a Secretaria de Estado da Educação promoverá as medidas necessárias para efetuar a contratação e efetiva alocação dos participantes em sala de aula, durante o prazo de duração do Programa, não inferior a 2 (dois) anos.

Art. 4º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.


DÊ-SE CIÊNCIA.
PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, EM SÃO LUÍS, 15 DE JANEIRO DE 2020.

FELIPE COSTA CAMARÃO
Secretário de Estado da Educação



   
   Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
                             OJIE


                        Por: Stenio Johnny
              Radialista/Repórter Investigativo
                         RI/RPJ-MA 0001541

Comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, diz que apesar das fortes chuvas, a situação está sob controle no Estado

                                                                      
Coronel Célio Roberto/Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão


A reportagem SJNOTÍCIASMA, esteve no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, oportunidade em que conversou com o comandante, Coronel Célio Roberto oportunidade na qual ele falou do trabalho que foi montado pela instituição em conjunto com a defesa civil, secretaria de segurança e demais órgãos de defesa do Estado, com o objetivo de atender as demandas recorrentes das fortes chuvas que caem  em São Luís e nas cidades do interior Maranhense.

O CBMMA, Montou um plano estratégico desde 2019. Foi realizado um levantamento nos prédios do Centro Histórico e nos bairros periféricos de São Luís, onde foi feita uma avaliação nos locais onde prédios e casas correm o risco de desabamento, sendo esses interditados. Falou!

Disse que apesar das fortes chuvas que tem caído em São Luís-MA, a situação está sob controle e que o Corpo de Bombeiros está preparado para atuar em casos emergências, o grupamento foi preparado com treinamentos específicos técnicos-operacionais para atender eventuais demandas decorrentes das fortes chuvas tanto na capital como  no interior maranhense.
                                                                                         Resultado de imagem para fotos do Corpo de BOMBEIROS MILITAR DO MARANHÃO
Comandante diz que a tropa está preparada para atender as demandas, referentes as fortes chuvas na capital e no interior maranhense.

Chamou à atenção da população, sobre tudo para os que moram nas encostas, que observem se há inclinação de postes, árvores, casas ou prédios que podem sofrer desmoronamentos. A participação do cidadão informando o Corpo de Bombeiros é muito impostante, para que possamos chegar nessas áreas de risco a tempo de evitar uma eventual tragédia.

Na cidades do interior do Maranhão a preocupação é com as cidades ribeirinhas, que com as fortes chuvas, seus rios geralmente transbordam trazendo um desconforto a população que em alguns pontos desses municípios em determinadas ocasiões, os ribeirinhos tem que serem retirados desses locais e levados para abrigos montados pela Defesa civil e demais órgão de segurança com o total apoio do Governo do Estado.




Assista aqui a entrevista

                                                                      


                                                     Por/Stenio Johnny
                                           Radialista/Repórter Investigativo
                                                     RI/RPJ-MA 0001541


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Governador do Maranhão descumpre ordem judicial e demite delegado da Polícia Civil

                                                                                     Resultado de imagem para fotos de hacker

O Núcleo de Inteligência SJNOTÍCIASMA, recebeu informações veladas dando conta que o governador comunista do Maranhão, Flávio Dino de Castro, em total desrespeito a uma ordem judicial, demitiu o delegado da Polícia Civil do Maranhão Alexsandro Oliveira Passos. 

Ao agir de forma ilegal por desconsiderar uma determinação da juíza Alexandra Bezerra, que proibiu o Estado de punir o delegado, o governador do Maranhão mais uma vez afronta justiça e prova que ele a lei e que a lei está abaixo dos seus pés. Disse a fonte.

A ilegal demissão do delegado foi publicada no dia 06 de fevereiro no Diário Oficial do Estado Maranhão e deixou muitos delegados e a diretoria da ADEPOL, perplexa com a atitude do governador ditador do Maranhão. Falou a fonte.

De um comunista ditador tudo se espera! Aqui no Maranhão, a justiça parece está subalterna as ordens de Flávio Dino, só é preso julgado e processado, quem ele quer. Você se lembra do escândalo do desvio de verbas de mais de 30 milhões da saúde? Não aconteceu nada! Os que foram presos estão soltos, inclusive Rosângela Curado amiga do peito do governador Flávio Dino. Lembrou!

                            Resultado de imagem para fotos de rosangela curado e flavio dino
Rosângela Curado amiga do peito de Flávio Dino, presa pela Polícia Federal, foi logo solta e ainda foi candidata a deputada.

Os suspeitos como o secretário da saúde Carlos Lula, continua solto e gestor da SES. Márcio Jerry ainda foi eleito deputado Federal! Até a sua inlegibilidade sentenciada pela juíza Anerise foi para o brejo. Afirmou

Preso está é o médico Mariano Castro que recorreu ao "suicídio", levando para sete palmos a baixo da terra os nomes dos verdadeiros ladrões das verbas federais destinadas a saúde no Maranhão. Comentou!

Assim está o nosso grande Maranhão Governado por Flávio Dino! Aqui ele é a lei, é o rei. Governa o Estado com a constituição Federal debaixo dos pés e com o Código Penal debaixo do sovaco. É o governo dele, pra ele, para os dele e para eles. Disse!

A prova disso se vê na Assembleia Legislativa do Maranhão, onde a maioria dos deputados, não passam de verdadeiros paus mandados do governador Flávio Dino. A começar pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão deputado Otelino Neto, que está tendo a capacidade de presidir o pior parlamento da história do Estado, que mais parece um picadeiro cheio de palhaços, totalmente subordinados ao governador Flávio Dino. O senhor dos senhores! O homem que está acima da justiça no Maranhão. O homem que dita a lei e bate o martelo comunista. Concluiu!



Vejam aqui um trecho da decisão judicial proferida pela juíza Alexandra Ferraz Lopes que foi desrespeitada pelo governador comunista do Maranhão.




DECISÃO


 Trata-se de AÇÃO ANULATÓRIA DE ATO ADMINISTRATIVO C/C OBRIGAÇÃO DE FAZER COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA ajuizada por ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO MARANHÃO – ADEPOLrepresentando Alexsandro Oliveira Passos contra o ESTADO DO MARANHÃO, ambos qualificados na exordial. 

Pelos motivos expostos, MODIFICO a decisão constante no id 23234331, em consequência concedo a liminar pleiteada para determinar, imediatamente, a suspensão de qualquer punição ao delegado Alexsandro de Oliveira Passos Dias em virtude do Processo Administrativo Disciplinar nº. 45/2016, até o julgamento da presente lide, sob pena de multa diária de R$ 500,00 (quinhentos reais), limitada a 30 (trinta), a ser revertida em favor do impetrante. Cientifiquem-se as partes desta decisão. Cite-se. Após a contestação, intime-se a parte autora, para querendo, apresentar réplica. Em seguida, intimem-se as partes, para indicar provas. E por fim, vista ao Representante do Ministério Público. 


Cumpra-se.



                                          ALEXANDRA FERRAZ LOPEZ 
JUÍZA DE DIREITO TITULAR DO 2º CARGO DA 7ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA
                                                 (assinado digitalmente)


Aqui a baixo a decisão do governador ditador Flávio Dino. O homem que desafia a justiça e impera no Maranhão!










                                                                                                
   Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
                            OJIE


                        Por: Stenio Johnny
              Radialista/Repórter Investigativo
                         RI/RPJ-MA 0001541

Paralisação dos ônibus em São Luís está prevista para sexta-feira(14)


                            Resultado de imagem para fotos de greve de ônibus em São Luís

Está prevista para sexta-feira(14), a greve dos rodoviários que deixará a população sem ônibus para se deslocar para casa e trabalho, a informação foi passada ao nosso Departamento de Jornalismo, pelo próprio 
Sindicato dos Rodoviários do Maranhão.

O presidente Isaías Castelo Branco juntamente com diretoria do sindicato, depois de fazer uma minuciosa análise da proposta feita pelos empresários que não satisfez  classe. Decidiu pela paralisação dos transportes coletivos em São Luís.

Os rodoviários sugeriram 15% de aumento, ticket alimentação de 700 reais, manutenção do plano de saúde,  aumento de 400 reais para os motoristas que atuam sem cobradores nos coletivos (exercendo as duas funções).

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET), rejeitou a proposta, o que causou insatisfação na classe, pelo que foi proposto pelo sindicato, que quer dar a penas 2,5% de aumento de salários, manutenção do valor atual do ticket alimentação e o fim do plano de saúde. 

Essa proposta é imoral, irresponsável e incabível! Disse um motorista de Ônibus. Vendo que não haverá acordo entre as partes, os rodoviários não viram outra saída a não ser apelar para a paralisação na sexta-feira dos transportes coletivos em São Luís-MA

                          Resultado de imagem para fotos de greve de ônibus em São Luís


Veja a nota do  Sindicato dos Rodoviários do Maranhão


Comunicamos a toda a população de São Luís, que em razão da postura adotada pelos patrões, que insistem em retirar os direitos dos trabalhadores Rodoviários, que na próxima sexta-feira (14), os transporte público na Grande Ilha, poderá parar.

Janeiro, é o mês em que as partes (Rodoviários e empresários), discutem os itens da nova Convenção Coletiva de Trabalho, documento que estabelece todos os direitos da categoria. A proposta dos trabalhadores foi encaminhada com antecedência, para o sindicato patronal. A contraproposta dos patrões é no mínimo, vergonhosa. Os empresários querem acabar com o plano de saúde, ou seja, deixar os trabalhadores sem assistência médica, manter o valor atual do ticket alimentação para os motoristas, reduzir o valor para os cobradores e acabar com o benefício, para quem ocupa outras funções no sistema. O mais grave disso tudo, é que os patrões também exigem o fim da função de cobrador, o que poderá gerar o aumento do desemprego no Estado.

Não podemos tolerar, muito menos aceitar essa proposta, que foi rejeitada por unanimidade por todos os Rodoviários presentes na Assembléia realizada semana passada na sede da entidade. Diante dos fatos, não resta outra alternativa para os trabalhadores que não seja cruzar os braços.

Foi estabelecido um prazo de 72 horas, para que o sindicato patronal, apresentasse uma nova proposta, no mínimo negociável. Já se passaram mais de 24 horas e até o momento nenhum contato do SET com o Sindicato dos Rodoviários foi feito.

Continuamos aguardando, mas queremos deixar toda a população ciente, que sem acordo, o transporte público de São Luís, infelizmente, vai parar. Pedimos desculpas pelos transtornos, mas desde já, contamos com a compreensão de todos.

ISAIAS CASTELO BRANCO
Presidente do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão


                               https://www.youtube.com/watch?v=k4H6g_e-Tx8