terça-feira, 8 de abril de 2014

Servidores da Sejap iniciam treinamento sobre o Sistema de Justiça Aplicada do Departamento Penitenciário Nacional



 Servidores recebem treinamento sobre Sisdepen Foto:Clayton Montelles
Servidores recebem treinamento sobre Sisdepen Foto:Clayton Montelles
 
A Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) deu inicio, nesta segunda-feira (07), ao treinamento dos servidores da instituição sobre a utilização do Sistema de Justiça Aplicada do Departamento Penitenciário Nacional (Sisdepen). As aulas sobre o sistema que será empregado de forma pioneira no Maranhão estão sendo realizadas na escola de Gestão Penitenciária (Egepen) e seguem até sexta-feira (11).

O Sisdepen é uma ferramenta de gestão prisional que possibilitará a integração das informações dos órgãos das administrações penitenciárias com os da execução penal e visa a criação de um banco de dados nacional e estaduais sobre a população carcerária e os estabelecimentos penais sendo possível, a partir de então, novas ações de politicas públicas em prol do sistema penitenciário do estado.

Durante a abertura do treinamento, o secretário de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa destacou a importância da parceria feita com o Depen.  “Teremos agora um sistema que contribuirá não apenas para uma organização das instituições, mas para interagir e ampliar as informações entre os órgãos. Isso servirá com certeza para as novas ações de politicas de gestão prisional principalmente no quesito ressocialização”, acrescentou Uchôa.
Secretário Sebastião Uchôa acompanhado do Luiz Fabrício  Vieira Neto do Depen e da diretora da Egepen, Maria Idel durante abertura do treinamento aos servidores.  Foto:Clayton Montelles
Secretário Sebastião Uchôa acompanhado do Luiz Fabrício Vieira Neto do Depen e da diretora da Egepen, Maria Idel durante abertura do treinamento aos servidores.
Foto:Clayton Montelles


Na ocasião, o diretor de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional, Luiz Fabrício Vieira Neto, fez uma breve apresentação do Sistema de Justiça Aplicada do Departamento Penitenciário Nacional (SisDepen). Segundo ele, o estado tem sido parceiro do Depen e vem inovando no que tange às ações voltadas as melhorias do sistema penitenciário local“.
 
 O primeiro semestre contará com a inserção de 10 estados e o Maranhão  prontamente aderiu, em contrapartida  o Depen disponibilizará dois computadores e posteriormente serão enviados detectores de metais equipamentos de segurança que sejam necessários para a manutenção e adequação das unidades prisionais do estado”, pontuou.

A base de dados do sistema ficará em Brasília e vai comportar todo cadastro processual do detento, incluindo informações pessoais e do processo. Entre as facilitações com a implantação do sistema estão ainda a possibilidade de alertar o juiz sobre remissões de pena, abertura de regime e benefícios que já são de direito do detento. Já o interno terá disponível todo extrato a respeito da sua situação judicial. As informações poderão ser atualizadas diariamente, garantindo atualidade aos dados.

Presentes também o secretário-adjunto de Estabelecimentos Penais, Hamilton Louzeiro; a diretora da Escola De Gestão Penitenciária Maria Idel;o coodenador do Sistema Nacional de Informações Penitenciárias, Juliano Penteado; representantes do Departamento Penitenciário Nacional; o superintendente de controle e execução penal, Ronald Dias; diretores de unidades prisionais; coordenadores de núcleos de assistência da Sejap.
 
Fonte:
 
Aidê Rocha/Ascom SEJAP
Fotos/Clayton Monteles
Coordenação Josilma Bogéa
 
 
 
 
 
O blog SJNOTÍCIAS esteve na Escola de Gestão Penitenciária cobrindo o evento e conversou com o secretário da SEJAP Sebastião Uchôa e o Diretor  Nacional de Políticas Penitenciárias Luís Fabrício Vieira Neto.
 
Assista aqui entrevista com o secretário da SEJAP Sebastião Uchôa
 
Assista aqui entrevista com o Diretor nacional de Políticas Penitenciárias Luís Fabrício Vieira Neto
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.