domingo, 6 de abril de 2014

José Wilker morre aos 66 anos


José Wilker (Foto: Divulgação/TV Globo)

O ator José Wilker, de 66 anos, morreu na manhã do sábado (5). Ele estava na casa da namorada, a jornalista Claudia Montenegro, localizada no bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele deixa as filhas Isabel, Mariana e Madá Wilker. O velório será realizado a partir do fim desta tarde no Teatro Ipanema.
 
Na noite de sexta-feira (4), Wilker esteve reunido com o ator Ary Fontoura para ensaiar um espetáculo teatral.
A causa da morte foi um infarto fulminante. Ele sofreu a parada cardíaca enquanto dormia. Houve a tentativa de chamar o socorro do Hospital Samaritano, mas o ator já estava morto.
O último trabalho de Wilker na televisão foi a novela Amor à Vida, encerrada em janeiro, em que interpretou o médico Herbert. Ao todos, ele participou de 29 novelas e 49 filmes.
 
TRAJETÓRIA
José Wilker de Almeida nasceu em Juazeiro do Norte, no Ceará, mas quando ele ainda era criança a família se mudou para o Recife, em Pernambuco. A mãe, Raimunda, era dona de casa. E o pai, Severino, um caixeiro viajante que durante o ciclo da borracha decidiu “ganhar a vida” no Acre, só retornando dez anos depois.
 
Ainda adolescente, um anúncio de jornal chamou sua atenção anunciando vaga para locutor de TV. Como gostava de ler em voz alta, achou que seria fácil conseguir aquele emprego. Só não contava com o fato de que, aos 13 anos, a frequência da voz de todo menino fica comprometida. Perdeu a vaga de locutor, mas ganhou a de figurante no teleteatro da TV Rádio Clube, do Recife.
A primeira aparição foi como cobrador de jornal na peça Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams.
 
TV
No início dos anos 70, o escritor Dias Gomes o convidou para o elenco da novela Bandeira 2 (1971). Seu personagem era Zelito, um dos filhos do bicheiro Tucão (Paulo Gracindo).
No ano seguinte, fez O Bofe, de Bráulio Pedroso, interpretando Bandeira, um hippie contestador, atuando ao lado de Cláudio Cavalcanti e Zilka Sallaberry. A audiência estranhou o estilo nonsense da trama, e Pedroso foi afastado. Em solidariedade ao amigo, o ator pediu demissão da TV. Seu personagem se despediu do público morrendo de um ataque de risos.
 
No ano seguinte, entretanto, estava de volta em Cavalo de Aço (1973), de Walther Negrão. O primeiro protagonista veio em 1975: Mundinho Falcão em Gabriela, adaptação de Walter George Durst do romance de Jorge Amado, um marco na história da teledramaturgia brasileira. Em 2012, foi escalado para atuar no remake de Gabriela, assinado por Walcyr Carrasco. Na trama, viveu o coronel Jesuíno Mendonça, que ficou famoso pelo bordão: "Vou lhe usar". Em seu último trabalho na TV, Wilker interpretou o médico Hebert na novela 'Amor à Vida', encerrada em janeiro de 2014 (Foto: TV Globo)

Em seu último trabalho na TV, Wilker interpretou o médico Hebert na novela 'Amor à Vida', encerrada em janeiro de 2014 (Foto: TV Globo)
Em seu último trabalho na TV, Wilker interpretou o médico
Hebert na novela 'Amor à Vida', encerrada em janeiro de 2014
(Foto: TV Globo)
 
 
PROTAGONISTAS
Wilker tem em seu currículo uma série de personagens carismáticos e fortes, como o jovem Rodrigo, protagonista da novela Anjo Mau (1976), de Cassiano Gabus Mendes. Em 1985, viveu Roque Santeiro, personagem central da trama homônima escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva.
 
Em 2004 interpretou o divertido Giovanni Improtta, de Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva. O ex-bicheiro lançou diversos bordões como “felomenal” e “o tempo ruge e a Sapucaí é grande”, e chegou ao cinema em filme que marcou sua estreia como diretor cinematográfico.
 
Destaque, também, para o seu trabalho nas minisséries Anos Rebeldes (1992), de Gilberto Braga; Agosto (1993), adaptada da obra de Rubem Fonseca; e A Muralha (2000), escrita por Maria Adelaide Amaral e João Emanuel Carneiro.
Em 2006, dividiu com Wagner Moura a interpretação de Juscelino Kubitschek na minissérie JK, de Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira. Também viveu um dos papéis principais da minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes (2007), de Gloria Perez. Na trama, o ator interpretou o espanhol Luiz Galvez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.