quinta-feira, 10 de abril de 2014

Sejap beneficia mais de 100 servidores penais com I Curso de Formação Continuada

 
Seja beneficia mais de 100 servidores penais com I Curso de Formação Continuada Foto:Clayton Montelles

Seja beneficia mais de 100 servidores penais com

I Curso de Formação Continuada Foto:Clayton Montelles
 

Com 110 servidores penais beneficiados, a Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), por meio da Secretaria Adjunta de Justiça (Saju), encerrou, na noite de quarta-feira, 9, o I Curso de Formação Continuada para Servidores Penitenciários do Maranhão. O curso, ministrado durante dois dias, objetiva a qualificação profissional desses servidores.

A iniciativa, que faz parte das ações de investimentos da secretaria para a melhoria do sistema penitenciário, busca promover aos técnicos das mais diversas áreas da Sejap conhecimento que propicie qualidade na prestação de serviço. Abrangendo todas as assistências previstas na Lei de Execuções Penais (LEP), o curso contou com profissionais da educação, saúde, direito e outros.

O educador físico, Willian Vilhena, falou sobre a importância dessa ação direcionada, não só para o sistema, mas ao interno. De acordo com ele, a iniciativa vem contribuir para a ampliação de conhecimento. “Na medida que ampliamos nossos conhecimentos, isso reflete, de forma positiva, em nossos trabalhos voltado aos internos do sistema”, disse.

Palestras

Ministrado em 10 temas, o Curso de Formação Continuada encerrou com a palestra da ouvidora geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Valdirene Daufemback. Com o tema “política prisional brasileira”, a palestrante falou sobre a realidade do sistema prisional e práticas profissionais dentro ambiente carcerário. “A proposta é mostrar a realidade, até porque os servidores tem contato com o sistema”, disse.


                                     Valdirene Daufemback/Ouvidora do DEPEN

 Antes dela, o juiz Roberto de Paula discorreu sobre o instituto da pena – evolução e aplicabilidade. Na ocasião, ele se propôs levar uma reflexão sobre a prisão. Segundo ele, a prisão como punição de crime é um “fracasso da justiça penal”. “Ao longo dos anos tem se comprovado que o instituto da prisão faliu. Nós precisamos rever as questões sobre o encarceramento”, alertou.

Além disso, ainda foram ministrados os cursos sobre saúde, relações interpessoais, plano estadual de assistência humanitária as pessoas privadas de liberdade, procedimentos básicos sobre rotinas internas prisionais e os direitos básicos das mulheres privadas de liberdade.

O secretário adjunto de Justiça, Kécio Rabelo, lembrou que estes temas se referem ao cotidiano dos servidores. Para ele, a proposta é alinhar todas as ações a fim de que o atendimento integral ao interno seja favorecido. “Queremos atender mellhor os internos do sistema e também os egressos, visando a possibilidade de uma maior reintegração social de todos”, pontuou Rabelo.
 
 
Fonte/Alan Jorge/Ascom SEJAP
Fotos/Clayton Monteles
Coordenação/Josilma Bogéa
 
 
 
O blog SJNOTICIAS esteve no local e conversou com o Juíz Roberto de Paula.
 
Veja aqui a entrevista do juiz com o radialista Stenio Johnny
 
O blog SJNOTÍCIAS conversou com  a Ouvidora do DEPEN Valdirene Daufemback
Veja aqui a entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.