terça-feira, 8 de abril de 2014

Sejap promove 1º Curso de Formação Continuada para Servidores Penitenciários

            

Secretário Sebastião Uchôa, demais autoridades e servidores durante abertura do curso de formação aos servidores Foto;Clayton Montelles
Secretário Sebastião Uchôa, demais autoridades e servidores durante abertura do curso de formação aos servidores Foto;Clayton Montelles


A Secretaria de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap) realizou, em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), nesta terça-feira (8), a abertura do 1º Curso de Formação Continuada para Servidores Penitenciários. A capacitação está sendo realizada na Escola de Gestão Penitenciária (Egepen) até esta quarta-feira (9).

O objetivo é promover aos técnicos da Sejap que são responsáveis pelas assistências aos internos, as atualizações de ferramentas disponíveis para o trabalho desenvolvido aos detentos e egressos dentro e fora das unidades prisionais. O curso faz parte da serie de investimentos da secretaria para a melhoria do sistema penitenciário maranhense.

Durante abertura o secretário de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, destacou a importância de cursos como esses para o servidor penitenciário "Com capacitação será possível realizar um trabalho com mais profissionalismo. Estar à frente das assistências previstas na Lei de Execução Penal (LEP) é um trabalho importante e que requer um servidor capacitado", esclareceu Uchôa.

Para a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luíza Oliveira, fazer parte desse projeto é contribuir para o sistema penitenciário através da capacitação do servidor. Segundo ela, será levado aos servidores padrões de atenção, atendimento e acolhimento para ser utilizado e também avaliado pelos servidores com o intuito de adequar os trabalhos a realidade dos mesmos e das unidades prisionais. "Inicialmente trabalharemos com palestras e, em seguida, serão realizados módulos de capacitação específicos a cada assistência prevista na LEP", explicou.

Presentes, também, o secretário-adjunto de Justiça e o superintendente de Justiça, Kécio Rabelo e André Barreto, respectivamente; o ouvidor da Sejap, Luís Henrique França; coordenadores de núcleos de assistência da Sejap e servidores.

 
Secretários Sebastião Uchôa e Luiza Oliveira, ouvidor da Sejap, Luiz França e adjunto de Justiça, Kécio Rabelo durante solenidade de abertura do curso  Foto:Clayton Montelles
Secretários Sebastião Uchôa e Luiza Oliveira, ouvidor da Sejap, Luiz França e adjunto de Justiça, Kécio Rabelo durante solenidade de abertura do curso Foto:Clayton Montelles


Programação

No primeiro dia de curso, os servidores tiveram palestras voltadas aos direitos e deveres das mulheres apenadas e sobre a atual situação e transformação do sistema carcerário maranhense.

Foram também proferidas palestras sobre Saúde Mental e Procedimentos Básicos de Rotina Interna Prisional, ministradas pelo diretor do Hospital Nina Rodrigues, Ruy Cruz e pelo secretário-adjunto de estabelecimentos penais, Hamilton Louzeiro, respectivamente.

Nesta quarta-feira (9), os servidores contarão com palestras da secretária da Sedihc, Luíza Oliveira; do juiz da 2ª Vara de Execuções Penais, Roberto de Paula e com a ouvidora geral do Departamento Nacional Penitenciário (Depen), Valdirene Daufemback.

"Relações Interpessoais no Ambiente Prisional" com a supervisora de núcleos da Sejap, Verônica Ramalho e "Saúde integral: Direito do preso, dever do estado", com a coordenadora do núcleo de saúde do órgão também farão parte da programação do curso.


Fonte/Aidê Rocha Ascom SEJAP
Fotos/Clayton Monteles
Coordenação Josilma Bogéa
 

 O Blog SJNOTÍCIAS esteve no evento e conversou com Luiza Oliveira. Secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania.

Assista aqui a entrevista.
 
 
http://youtu.be/MM031bYSwis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.