- O recém-criado Comando de Policiamento da Área Metropolitana 2 (CPAM 2), que atende as comunidades dos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e uma parte da capital (polo da Cidade Operária e adjacências), já contabiliza uma redução nos índices de violência na sua área de atuação. “Assumimos no início de maio e já verificamos uma redução de 38% nos casos de homicídios na região do 6º Batalhão (Cidade Operária e região)”, afirma o coronel Raimundo Sá, comandante da CPAM 2.
- Durante o período junino, o efetivo de policiais na região do CPAM 2 foi elevado. A área que tem 98 arraiais em sua abrangência ganhou um reforço de 92 policiais, além dos que já fazem diariamente a segurança da população. Pelo 6º Batalhão de Polícia Militar, com jurisdição na Cidade Operária e bairros vizinhos, foram adicionados mais 42 policiais. Já pelo 13º Batalhão, com sede na cidade de São José de Ribamar o efetivo conta com o apoio de mais 50 policiais.
- Ao todo, são mais de 200 PMs nas ruas durante os festejos de junho, somados aos que já trabalham diariamente na área de atuação do CPAM 2.
- Para o coronel Raimundo Sá a parceria da Polícia Militar com outras instituições de Segurança Pública é fundamental, além da aproximação com a comunidade, com resultado eficaz na redução da criminalidade. “Nossa experiência mostra resultados positivos quando a população colabora com a PM. Isso se traduz em um número maior de prisões e apreensões relacionados ao tráfico, roubo e furto”, salientou.
- Operações de Rotina
- O Comando de Policiamento da Área Metropolitana 2 realiza diariamente diversas operações para garantir a segurança da população e o combate à criminalidade. De acordo com o coronel Raimundo Sá, as operações tem caráter preventivo e repressivo contra a incidência de crimes. “Realizamos todos os dias, de acordo com informações repassadas ao Centro Integrado de Polícia e Segurança (Ciops), Disque Denúncia, e informações dos próprios Batalhões, operações para a efetiva segurança dos cidadãos,” acentuou.
- Entre as ações do CPAM 2, destaque para Operação Tornado, realizada em diversos bairros com vistoria em veículos e motocicletas, em busca de armas e drogas; Operação Varredura, feita em conjunto com o Batalhão de Choque, Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), Companhia de Policiamento Rodoviário Independente (CPRV Ind) e Esquadrão de Polícia Montada (EpMont), ação que patrulha os bairros para inibir ações criminosas.
- Há, ainda, a Operação Catraca, realizada com o intuito de garantir a tranquilidade dos usuários do transporte coletivo e coibir os assaltos a ônibus; E a Operação Duas Rodas, feita com o objetivo de vistoriar motociclistas e ciclistas em vias públicas.
- Além dessas operações, cada Batalhão conta diariamente com a atuação de dois Grupos Táticos Móveis (GTM), que utiliza duas viaturas e três motocicletas em diversas operações. “Vale destacar que a Ronda da Comunidade não foi desativada, ela continua realizando o patrulhamento nos bairros, e cada viatura possui um número de telefone que pode ser acionado pela população”, afirma o coronel Raimundo Sá. Todas as operações são intensificadas nos fins de semana e em grandes eventos.
- CPAM 2
- O Comando de Policiamento da Área Metropolitana 2 (CPAM 2,) é composto pelo 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), comandado pelo major Aritanã Lisboa do Rosário, com sede no bairro da Cidade Operária, e pelo 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), comandado pelo major Diógenes Azevedo, com sede no município de São José de Ribamar.
- Atualmente, o Comando de Policiamento da Área Metropolitana 2 conta com o efetivo de 440 policiais militares, sendo 170 do 13º BPM, e 270 do 6º BPM; além disso tem o apoio de 29 viaturas e 17 motocicletas, sendo 15 viaturas e 8 motos de responsabilidade do 13º BPM, e 14 viaturas e 7 motos do 6º BPM. A sede do CPAM 2 está em fase de construção na Avenida 13, do Maiobão.
Fonte/ASCOM SSP
Coordenação/Josilma Bogéa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.