quarta-feira, 28 de novembro de 2018

MPF INVESTIGA SUPOSTO ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA EMAP


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Informações repassadas ao Núcleo de Inteligência do Departamento de Jornalismo SJNOTÍCIASMA, apontam que o Governo do Estado estaria sendo alvo de um Procedimento Investigativo do Ministério Público Federal  que corre sob segredo de justiça, que tem como objetivo desvendar o desvio de milhões de reais que teriam sido saqueados da Empresa Maranhense de Administração Portuária(EMAP) por um esquema de corrupção montado dentro do Governo do Maranhão.

Segundo a fonte, as investigações estão avançadas e dentro em breve, será deflagrada um a operação em conjunto com a Polícia Federal, para prender os envolvidos no esquema de corrupção e apreender documentos, equipamentos e efetuar bloqueio nas contas bancárias dos envolvidos.

A fonte não totalizou o rombo em dinheiro na EMAP, mas nos informou que quantia é altíssima e pelo andar das investigações, até o início de fevereiro a bomba vai explodir e tornar público mas um escândalo de corrupção no governo comunista do Maranhão, envolvendo amigos do governo, secretários de Estado, políticos da base governistas, diretores da EMAP e servidores empresários.

Ainda segundo informações o suposto esquema de corrupção na EMAP envolvendo o Governo comunista do Maranhão teria começado em meado de 2016.

Agora só resta esperar o desenrolar das investigações que estão sendo feita pelo MPF, que correm em segredo de justiça.

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                                  Porto do Itaqui a mina de ouro do Maranhão

O Porto do Itaqui foi administrado pela Companhia Docas do Maranhão (Codomar), subordinada ao governo federal, no período de 1973 até 2001. Em 1° de fevereiro de 2001, por meio do Convênio de Delegação n° 016/00 assinado entre o Ministério dos Transportes e o Governo do Estado do Maranhão, o Porto do Itaqui passou a ser gerenciado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária - EMAP.

A criação da EMAP proporcionou ao Itaqui um novo estágio de desenvolvimento em operação, qualidade, desenvolvimento de pessoas e oportunidade de negócios. Suas conexões com importantes ferrovias, como a Estrada de Ferro Carajás, que se interliga com a Ferrovia Norte-Sul e Transnordestina fazem do Itaqui um corredor importante para o Centro-Oeste do Brasil. São mais de 20 milhões de hectares de hinterlândia (área economicamente servida pelo porto), 2.550 km de ferrovias, 55 quilômetros de rodovias estaduais e federais a partir da BR-135.

Em 2017 começou a temporada de investimentos no Porto do Itaqui, com R$ 38 milhões, entre recursos próprios (R$ 33 milhões) e privados (R$ 5 milhões) para serviços de infraestrutura, segurança e ampliação previstos no Plano de Investimentos. O pacote de obras entregues contou com a revitalização do sistema de combate a incêndio (berço 100 a 108), instalações complementares para operacionalização do berço 108 (sistemas elétrico, sanitário e dutagem), unidade de segurança pública, nova cobertura da Receita Estadual e melhorias no acesso principal do Terminal da Ponta da Espera; novo sistema de iluminação da área primária. As obras do novo terminal do Cujupe, iniciadas em 2017, serão concluídas em 2018.

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Em 2018 foram investidos cerca de R$ 255 milhões, divididos entre recursos gerados pelo caixa da empresa, recursos federais e privados. A atividade portuária a partir do Itaqui gera aproximadamente 14 mil empregos diretos e indiretos e alimenta diversas cadeias produtivas no estado e ao longo de sua área de influência. Além disso, os negócios movimentados pelo Porto do Itaqui são responsáveis por cerca de 35% do ICMS arrecadado no Maranhão.






                             
                             Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
                                                            OJIE


                                          Por: Stenio Johnny
                                           Radialista/Repórter Investigativo
                                                  RI/RPJ-MA 0001541

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