Coronel Frederico Pereira
O Núcleo de inteligência do Departamento de Jornalismo SJNOTÍCIASMA, recebeu informações veladas que o governador Flávio Dino iria nomear o coronel Pereira para o cargo de Secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão em 2019.
Motivos
Segundo uma fonte palaciana, o motivo principal seria a preparação de Jefferson Portela rumo a Câmara Federal em 2022. Um dos passos deste projeto Dinista, seria colocar Portela na secretaria de articulação política ou na secretaria de transparência do governo ou Casa Civil.
Um outro motivo seria um acordo feito entre o governo e o coronel Pereira, que se o coronel fosse eleito, o seu mandato de deputado estadual seria negociado com o governo, onde Pereira abriria mão do seu mandato, para ser gestor da SSP.
Como coronel Pereira não foi eleito e ao mesmo tempo perdeu o comando da PMMA e pelos bos serviços prestado a segurança pública, principalmente trabalho realizado a frente do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, o governador teria decidido que em 2019 Pereirão seria o novo Secretário de Segurança Pública do Maranhão.
Delegados com a orelhas em pé com o governo
Ao tomar conhecimento do vazamento dessa informação, delegados já teriam falado que não aceitam Pereira como secretario de segurança, que em uma eventual saída de Portela da SSP, o governador teria que nomear um delegado de carreira para assumir o cargo de secretário segurança pública do Maranhão
Não tenho nada contra o coronel Pereira, até acho que ele deveria ser reconduzido ao cargo de comandante geral da PMMA, por ser um bom comandante, técnico de segurança pública e um coronel operacional com relevantes serviços prestados ao estado na área da segurança pública.
Para secretário de segurança o governo terá que nomear um delegado de carreira bacharel em direito ou advogado, um delegado com conhecimento técnico e jurídico. Uma possível nomeação do Coronel Perreira como secretário de segurança, poderia gerar uma crise institucional no sistema de segurança do Estado. Disse em off um delegado!
Cargo de secretario de Estado é cargo de confiança do governador, isso é uma prática comum dos gestores do Estado, colocarem no cargo de secretário pessoa da sua confiança e não necessariamente técnicos nessas áreas.
Temos vários exemplos a qui no Maranhão! Na gestão da governadora Roseana Sarney, Ricardo Murad que não é médico, foi secretário de saúde. Na gestão do governador Flávio Dino, temos o secretário advogado Carlos Lula na secretária de saúde. Portanto em uma eventual escolha do coronel Pereira para comandar a SSP, não existe nenhum impedimento jurídico, só depende da vontade do governador querer Pereirão na SSP-MA.
Operações jornalísticas Investigativas Especiais
OJIE
Por: Stenio Johnny
Radialista/Repórter Investigativo
RI/RPJ-MA 0001741
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.