A Secretaria de Estado Administração Penitenciária(SEAP), nunca divulgou a imprensa o total de presos foragidos agraciados pela saída temporária no primeiro semestre de 2017
Estivemos conversando com alguns agentes penitenciários, que informaram a nossa reportagem que o número chega a quase mil presos que não retornaram aos presídios do Maranhão após a saída temporária. As informações passadas ao Sistema de Monitoramento do TJ/MA, não correspondem a verdade dos fatos.
.
Segundo um agente penitenciário, se for feito um levantamento real da situação dos presos foragidos a contar de setembro de 2017 até esse mês de setembro de 2018, o numero chega a mil detentos que não retornaram das visitas temporárias.
Segundo o agente penitenciário que pediu pra seu nome não ser divulgado. Por determinação do Secretário da SEAP Murilo Andrade, tais números negativos não foram divulgado a imprensa. A cada saída temporária no mínimo cem detentos não retornam. A omissão dos números reais dos presos que fogem nas saídas temporárias, causa um problema sério que atinge a Secretaria de Segurança pública.
Com o número altíssimo de detentos que não retornam das saídas temporárias há um aumento do índice de criminalidade em todo o Estado. Enquanto Murilo Andrade aparece com um bom trabalho a frente da SEAP, omitindo a situação real do sistema carcerário do Maranhão, a população maranhense é penalizada com a presença maciça de foragidos da justiça que estão soltos cometendo os mais variados tipos de delito. Disse o agente penitenciário
É preciso que o Sistema de monitoramento Carcerário do TJ/MA exija do secretário Murilo Andrade que determine de imediato a recontagem dos presos foragidos nas saídas temporárias de setembro de 2017 a setembro de 2018. Se for feita essa recontagem aí eles vão descobrir que as informações passadas a imprensa e ao próprio TJ/MA do número de presos foragidos em todo estado, não correspondem ao número informado pela SEAP. É tudo uma farsa! Concluiu.
Para nós: Esconder a verdade maquiando a informação para ser divulgada na mídia, não é mais novidade, virou moda no Governo comunista implantar números fantasmagóricos, que não correspondem a realidade dos fatos.
O Maranhão vivenciou no mês de maio de 2017 a maior fuga já planejada em presídio no estado. Nunca na história do Sistema Penitenciário Maranhense, fugiu tanto preso de uma só vez, em tão pouco tempo. Foi a maior fuga registrada nos últimos vinte anos
E o Governo Comunista, pra não demostrar fracasso no sistema penitenciário, ainda soltou uma nota recheada de mentiras frescas, esquecendo que o Maranhão em seu governo entrou pra história registrando a maior fuga cinematográfica de presos já existente no Brasil, através de uma ação ousada de bandidos bem armados e com estratégias montadas, explodiram os muros do presídio, resgatando ao todo quase setenta presos, como nos informou um servidor da SEAP que estava de plantão na noite do ataque seguido de fugas no CDP .
Murilo Andrade Secretário da SEAP na época teve a cara de pau de informa a imprensa que só fugiram trinta presos. "Isso é uma vergonha para Estado e insegurança para a população maranhense"
É esse o governo da mudança?
Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
OJIE
Por: Stenio Johnny
Radialista/Repórter Investigativo
RPJ/MA 0001541
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.