quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Consumidores poderão quitar dívidas no 3º Balcão de Renegociação


                                O evento faz parte do projeto “Consumidor Adimplente – Cidadão com plenos Direitos”

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão promove, entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, no Espaço Renascença, em São Luís, o 3º Balcão de Renegociação de Dívidas.
O evento faz parte do projeto “Consumidor Adimplente – Cidadão com plenos Direitos”, que tem como objetivo estimular a participação de entidades públicas e privadas, com grande volume de créditos não pagos, para que estas apresentem condições favoráveis à quitação dos débitos por seus clientes, com imediata retirada de eventual restrição da dívida negociada.
O presidente do Núcleo de Conciliação do TJMA, desembargador José Luiz Almeida, diz que é importante a sociedade se unir ao projeto. “Temos que ter convicção que a sociedade se compõe de instituições formais e não formais e que essas instituições não formalizadas precisam ser co-partícipes na resolução de conflitos”, salientou.
O coordenador do Núcleo de Conciliação, juiz Alexandre Abreu, explica que para obter êxito em projetos como o Balcão de Renegociação é necessário um envolvimento maior abrangendo dois públicos – de um lado, o dos grandes demandantes (empresas e Poder Público) e, do outro lado, o dos usuários, consumidores, pessoas que vêm à Justiça buscar os seus direitos.
“Para desenvolver os projetos de conciliação é imprescindível o envolvimento de todos esses atores que, de algum modo, estão dentro do processo de conflito, para encontrar mecanismos de facilitação de diálogo e melhoramento dessa comunicação para busca de resultados”, frisou.
DADOS - A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que, em setembro de 2016, 58,2% das famílias brasileiras estão endividadas. Embora maior do que no mês anterior, quando o percentual era de 58%, o resultado é menor do que o registrado há um ano, quando era de 63,5%.
Do total das famílias, 9,6% disseram não ter como pagar as dívidas adquiridas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro. O percentual de inadimplência é maior tanto na comparação mensal (em agosto era de 9,4%) quanto na anual (em setembro de 2015 era de 8,6%).
COMO FUNCIONA – Logo na entrada, o consumidor é atendido pelo CDL (Clube de Diretores Lojistas), detentor do cadastro do SPC, que informará a existência de pendências financeiras. Identificado algum débito, o consumidor é encaminhado para atendimento direto.
As empresas participantes ficarão instaladas em stands personalizados para atendimento de convidados e do público em geral, que serão atendidos pelo sistema de ordem de chegada, devidamente orientados, conforme a pendência a ser resolvida.
Identificada a existência de pendência, cujo credor não esteja presente, o consumidor será atendido por uma entidade de atenção e atendimento ao consumidor para tentativa de solução da pendência de forma virtual, ou para agendamento de audiência no Centro de Conciliação.
RESULTADOS – O Balcão de Renegociação de Dívidas já teve três edições, sendo duas em São Luís (2015 e 2016) e uma em Imperatriz (2016), com atendimento presencial e envio de propostas de solução de dívidas pelo meio virtual, além de serviços informativos e agendamentos para audiências de conciliação. 
Como resultado, foram contabilizados 8.968 atendimentos, com negociação de dívida originária no valor de R$ 24.744.590,37, cuja renegociação, além do parcelamento, com abatimento médio de 35,6%, totalizou o valor final de R$ 15.913.129,40.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (98) 32616280 / 32616281.

Assessoria de Comunicação do TJMA
(98) 3198.4370

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.