sábado, 27 de agosto de 2016

Secretário Jefferson Portela e cúpula de segurança, visita a 12º Companhia Independente, e a Comarca de Zádoca


                            IMG_20160826_081734335_HDR

A cúpula da segurança Pública do Maranhão enfatizando ações de acompanhamento para melhorias nas unidades policiais civis e militares na região de Zé Doca encerraram nesta sexta-feira (26), por volta das 11hs, visitas em 10 municípios da região. Na pauta, realizarão operações de repressão qualificada e visitas ás delegacias da Polícia Civil e companhias da Polícia Militar, no sentido de readequar, reestruturar e analisar problemas de gestão, para dispor de serviços eficientes para garantir a segurança publica. Na oportunidade, foram empossados ainda nesta quarta-feira (24), os conselheiros Comunitários Pela Paz, no Município de Godofredo Viana-MA.
As ações implementadoras por conta do Governo do Estado, na pessoa do Governador Flávio Dino enfatizando uma segurança de proximidade com o cidadão, deu início na regional de Zé Doca uma operação objetivando uma repreensão qualificada contra a criminalidade.
IMG_20160826_092607840

 A operação iniciada desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (26) percorreu mais de 10 municípios na região, proporcionando em garantir uma gestão de forma eficaz, ao bem do serviço público, também, no tocante às necessidades no quesito aos investimentos para armamentos para as unidades das polícias civil e militar, como ainda no quantitativo de pessoal. As visitas foram também estendidas aos fóruns, e promotorias, visando refortalecer a integração já existente entre o poder executivo e o poder judiciário, em prol da segurança pública.
O secretário de segurança Pública, Jefferson Portela, acompanhado do delegado geral Lawrence Melo; o superintendente de Polícia Civil do Interior Dicival Gonçalves; o Subcomandante do Comando Geral da Polícia Militar Jorge Luongo e o Delegado regional de Zé Doca, Samuel Farias realizaram visitas interruptas nos três dias onde foram visitadas na Quarta-feira (24), os municípios de Godofredo Viana, Carutapera, Boa Vista do Gurupi e Junco do Maranhão. No Município de Godofredo do Viana foram empossados os Conselheiros Comunitários pela Paz, onde estarão aptos para fazer a integração com as forças da segurança, buscando melhorias e investimentos para a comunidade.
IMG_20160826_112416959
Na quinta-feira (25), a cúpula da segurança visitou os municípios de Maracaçumé, Governador Nunes Freire, Maranhãozinho e Santa Luzia do Paruá. Em visita ao Fórum de Maracaçumé, foram recebidos pelo Juiz Rômulo Cruz e o Promotor André Charles. No encontro, o delegado geral da Polícia Civil Lawrence Melo destacou prioridade para a região, onde anunciou investimentos para adquirir viaturas, armamentos de grosso calibre e mais policiais para a região. Em visita ao Forum da cidade de Maracaçumé, ele disse que “Iremos otimizar os recursos para melhorias técnicas e realizar mais investimentos. Iremos agilizar as transferências de custódias para a Sejap, para que  absorva os internos das delegacias desta região e assim deixar os policiais civis exercerem o seu papel de policial, dando mais segurança aos cidadãos da regional de Zé Doca”, pontuou.
Integração entre os poderes
O Juiz Rômulo Cruz de Maracaçumé repassou que “É uma visita importante receber a cúpula da segurança, pois temos muito tráfico de diversas formas nesta região e nunca tivemos uma visita desta natureza. Sendo assim eles irão perceber a natureza das dificuldades que nós enfrentamos e que eles possam ter dados, elementos concretos para poder montar uma estrutura capaz de enfrentar toda essa violência criminal a qual estamos envolvidos”, completou a autoridade.
Em Governador Nunes Freire, o secretário de segurança Jeffersom Portela e comitiva visitaram o Fórum da cidade, onde foram recebidos pelo Juiz Aurimar Arrais e a promotora Laura Amélia, ratificando também a parceria para o bom desempenho pela segurança pública no município.
IMG_20160825_105812159
O secretário de segurança pública Jefferson Portela informou acerca das visitas aos municípios, que é de inteira relevância, esta proximidade para mostrar interesse em promover a segurança pública no estado. O secretário disse ainda, que “Decidimos fazer uma visita às delegacias e batalhões dos municípios de Zé Doca, onde, além da parte operacional, deixaremos equipes da polícia militar, comandadas por oficiais de São Luís, até o dia 04 de outubro, em apoio às unidades locais contra criminosos.
Os órgãos do Ministério Público, e o Poder Judiciário e o sistema de segurança tomaram decisões finais contra julgamentos de autores de crimes, onde estaremos com uma visão especial, com a proximidade das eleições. Quero ressaltar ainda, outro aspecto, que foram as investigações em andamento acerca do crime contra a vida do vereador Esmilton Santos, morto na noite de terça-feira. As equipes da superintendência de homicídios, da superintendência do Interior e do centro de inteligência em ações fortes estão trabalhando para capturar os autores, conclui-o o secretário de segurança.
Buscas contra suspeitos na morte do vereador
Em Governador Nunes Freire, o Superintendente do Interior Dicival Gonçalves e sua equipe acompanharam as buscas dos suspeitos envolvidos na morte do vereador Esmilton Santos, morto na noite da terça-feira (23). As investigações apontaram na identificação de dois homens que estavam aterrorizando o povoado de Igarapé de Pedra. Segundo a linha de investigação, os dois suspeitos teriam se vingado por conta do vereador ter retirado uma caixa d’água e uma bomba do povoado, o que teria causado a vingança contra o vereador. A vítima foi atingida por um disparo calibre 12, não resistindo aos ferimentos. A prisão preventiva dos envolvidos que já estão identificados, já foi solicitada ao Juiz da comarca da cidade. A Superintendência de Homicídios e Proteção a Pessoa (Shpp), está dando prosseguimento nas investigações.
No último dia a cúpula da segurança visitaram as unidades das polícias Civil e Militar dos municípios de Nova Olinda, Araguanã, Santa Luzia do Paruá, Zé Doca e Bom Jardim. O promotor de Santa Luzia do Paruá Hagamenon Azevedo recebeu a comitiva, onde foi proposta uma integração em prol da segurança pública nos municípios. Em visita à delegacia de Bom Jardim, o superintendente do interior Dicival Gonçalves recebeu a visita do Promotor Fábio de Oliveira, onde no ensejo foi confirmada ampla parceria, para melhorias da segurança pública no município.
A cúpula da segurança pública finalizou as visitações percorrendo a delegacia regional de Santa Inês, e ainda as delegacias de polícia civil de Vitória do Mearim e Miranda do Norte, no sentido de enfatizar os investimentos para as melhorias nas delegacias e na aquisição de armamentos para o  combate contra as ações criminosas na região.

Mauro Wagner – Ascom SSP
Secretaria de Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.