sexta-feira, 5 de agosto de 2016

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA CELEBRA DEZ ANOS DA LEI MARIA DA PENHA




Assembléia Legislativa do Maranhão celebrou na manhã da quarta-feira(04), Evento alusivo em comemoração aos dez anos da Lei Maria da Penha, atendendo requerimento da Deputada Francisca Primo, que deu início a solenidade, homenageando a mulher maranhense, falando das suas lutas e conquistas nestes dez últimos anos.

Várias autoridades integrantes de instituições que fazem parte do trabalho de proteção e segurança a mulher, fizeram-se presentes dentre elas estavam: a Vara da Mulher com presença do Juiz Nelson, Kazumi Tanaka, Delegada Especial da Mulher, Secretária Mulher Laurinda Pinto, e a secretária-adjunta Suzan Lucena, Secretária Tatiana Pereira da Juventude, Secretário-adjunto de  segurança Saulo Ewerton, dentre outras autoridades.




A reportagem SJNOTÍCIAS, esteve presente no local da solenidade, oportunidade em que conversou com o Secretário-adjunto de Segurança, delegado Saulo Ewerton, que  compôs a mesa representando o secretário Jefferson Portela no Evento.

O Secretário-adjunto falou a nossa reportagem que a lei maria da penha é um marco histórico no nosso ordenamento jurídico. "Esse é um momento impar, onde devemos analisar as ações do sistema de segurança do estado no sentido de coibir a violência de qualquer natureza contra mulher". Disse o secretário-adjunto.

Falou que recentemente o governador Flávio Dino, decretou a implantação da patrulha Maria da Penha, que veio dar suporte ao cumprimento dessa lei, através de patrulhamentos, sobre tudo nos casos que foram concedidas medidas protetivas, e que a Lei do Feminicídio, veio fortificar todo o trabalho que o Estado tem feito através do Sistema de Segurança, Ministério Público, Secretaria da Mulher  dentre outros órgãos e mecanismos que atuam no combate a violência doméstica no Maranhão. Concluiu.


A secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto, disse que, estava satisfeita por esta data, em que a Secretaria da Mulher está sendo reconhecida e homenageada, pela poder legislativo pelo trabalho de prevenção e combate a violência doméstica no Estado, e feliz por comemorar, juntamente com as demais instituições, os dez anos da Lei Maria da Penha.
                             


Falamos com a Delegada Kazumi Tanaka, titular da Delegacia da Mulher que destacou os efeitos positivos nesses dez anos da Lei Maria da Penha, onde a Polícia Civil do Maranhão, através da DEM, tem realizado um grande trabalho sempre em conjunto com as instituições que atuam na área da defesa e proteção a mulher no combate a violência doméstica no Maranhão. Disse a delegada.

Conversamos com uma das vítimas da violência doméstica em São Luís, Giani Santos, que falou do seu sofrimento, das pressões psicológicas que sofreu durante um bom tempo e da violência verba, moral e psicológica que sofreu ao lado do homem que ela viveu durante um bom tempo.

Segundo Giani foi um tempo negro da sua vida, onde ele tinha medo de tudo, de ficar em casa de sai, não podia ver uma moto vindo em sua direção que ela tremia, pois em uma das ameaças que ela recebia, seu ex-marido falava, que ia contratar um motoqueiro pra assassina-la, foi ai que ela procurou as autoridades e pediu ajuda ao estado. 

Finalizou dizendo que hoje a sua vida é outra, ainda existem os traumas, mas pra ela nada que não possa ser superado. "A minha vida que estava perdida, Foi reconstruida"

ASSISTA AQUI AS ENTREVISTAS

                               Saulo Ewerton Sec-adjunto de Segurança-MA

Laurinda Pinto Sec. da Mulher-MA
                                           

Kazumi Tanaka Delegada Especial da Mulher
                                          

Giana Santos
                                          


Por/Stenio Johnny
Radialista/Repórter Investigativo
RPJ/MA 0001541






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.