Delegado Enoque Lemos diretor do CIOPS
Sala de vídeomonitoramento do CIOPS
O repórter Stenio Johnny titular desse blog, a pedido da coordenadora de comunicação da SSP. Josilma Bogéa, esteve no Centro Integrado de Operação de Segurança(CIOPS), conversando com o delegado Enoque Lemos que há oito anos trabalha naquele órgão, e há dois anos está como diretor. O objetivo da matéria realizada no Ciops, é mostrar a população como funciona essa ferramenta de combate a criminalidade e ao mesmo tempo ao socorro as vítimas de acidentes, e ou incidentes que possam prejudicar e colocar em risco vidas humanas.
Na entrevista concedida ao Sjnoticias, o delegado Enoque Lemos falou do trabalho realizado pelo Ciops, das câmeras de vídeo-monitoramento, do trabalho que é desenvolvido em equipes compostas pelo pessoal da polícia militar, corpo de bombeiro, policia civil, e terceirizados.
O diretor mostrou a nossa reportagem a sala de vídeo-monitoramento, como ela funciona, e a importância deste trabalho como ferramenta no combate a criminalidade no estado.
Segundo o diretor do Ciops, existem hoje cento e trinta câmeras espalhadas nas avenidas e em alguns bairros da cidade, e a até o final do ano, São Luís contará com trezentas câmeras, o que facilitará o trabalho integrado das forças de segurança do estado.
Falou também, que para utilizar o sistema de video-monitoramento em caso de ocorrências, basta a pessoa acionar o botão do poste onde está instalada a câmera, e imediatamente o operador vai visualizar a pessoa e fazer a comunicação.
Em outros casos o Ciops acionará as forças de segurança para cada caso específico, conhecemos a sala de despacho onde o policial que recebe a ocorrência aciona a força de segurança para aquela ocorrência.
Conhecemos também a central de teleatendimento, que é o sistema 190, onde as pessoas ligam e solicitam um atendimento policial emergencial, e tem como coordenadora a Auriane, que faz parte de uma empresa contratada para realização desse trabalho.
Sala de Teleatendimento(CIOPS)
Conversamos com a coordenadora Auriane. Ela falou que é da sua competência coordenar as equipes, verificar como está sendo feito o atendimento, fazer o mapeamento das estatísticas, que esse trabalho é feito por quatro turmas, por tanto é um trabalho que é realizado 24h ininterruptas.
Enoque Dir/Ciops/Auriane/coordenadora do teleatendimento
Finalizando o delegado Enoque falou a nossa reportagem, que o Ciops é o meio de comunicação que a população tem para acionar o serviço de emergência do sistema de segurança do estado, que o Ciops funciona há dez anos sendo que há oito anos utilizando o 190, via telefone e a partir de 2012, o sistema de vídeo-monitoramento, projeto iniciado com cem câmeras, hoje conta com cento e trinta câmeras, até julho serão cento e cinquenta câmeras instaladas, até atingir o objetivo do projeto que é a instalação de trezentas câmeras, para garantir um melhor atendimento a população. Concluiu o delegado Enoque Lemos diretor do CIOPS.
Assista aqui, entrevista com o delegado Enoque Lemos diretor do Ciops e a entrevista com coordenadora Auriane do teleatendimento
Enoque Lemos diretor do CIOPS
Veja aqui Câmeras de videomonitoramento do Centro Histórico flagram prisão de um ladrão que arrombou uma residência.
Por/Stenio Johnny
Radialista/DRT-MA 0001541
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.