sábado, 4 de janeiro de 2014

EXCLUSIVO: Sub-Secretário da Sejap -MA, Mário Leonardo Fala ao SJNOTÍCIAS da crise no Sistema Prisonal do Maranhão e as Ações emergênciais do governo para conter a crise.



                                    Sub-Secretário da Sejap Dr. Mario Leonardo


O repórter Stenio Johnny, entrevistou o Sub-Secretário de Justiça e Administração Penitenciária Mário Leonardo, oportunidade em que ele falou de mortes, fuga, da operação da Polícia Militar nos presídios da capital Maranhense, ações do governo do estado para acabar com a crise no Sistema Prisional do Maranhão, e do relatório do Juiz do CNJ, Douglas Martins, que foi entregue ao Ministro Joaquim Barbosa em 31.12.2013.

Das mortes ocorridas na unidades prisionais no dia 02.01.214:
 Falou que ficou surpreso com a morte de um preso no Centro de Triagem, haja visto que, desde 2008, não acontecia um fato dessa natureza naquela unidade prisional, lamentou o segundo episódio, onde um outro detento foi assassinado no mesmo dia, no Centro de Detenção Provisória de Pedrinhas.(CDP) e confirmou a fuga de um detento dessa mesma unidade no mesmo dia em que houve os assassinatos.

Josivaldo foi preso após sofrer atentado no Coroado
Josivaldo Pinheiro Lindoso, assassinado no Centro  de Triagem
                           Sildener Pinheiro Martins/Vulgo Bolinha Morto no CDP

Das medidas   de segurança adotadas pela Sejap.

Falou que foi reforçada a segurança interna dos presídios de São Luís, que revistas estão sendo feitas diariamente em todas as unidades prisionais, para que fatos desagradáveis como esses, não voltem a acontecer.

Da operação da Polícia Militar nos presídios.

O Sub-Secretário Mario Leonardo informou que a a presença da PMMA, nos presídios, foi uma determinação da Governadora Roseana Sarney, e que na primeira semana de operação nos presídios, o grupamento da Policia Militar comandada pelo Chefe de Missões Especias Cel. Ivaldo Barbosa, realizou um trabalho extremamente importante nesse momento de crise no sistema prisional do Maranhão.
                          Cel. Ivaldo Barbosa Missões Especias PMMA
                                Armas e Celulares Aprendidos

                                Lista de detentos ligados ao tráfico nos presídios
                          Armas artesanais feitas pelos prórios detentos

Nessa operação feita pela PMMA, foram apreendidas, armas brancas, Celulares, drogas, até uma lista com nomes de presos associados ao tráfico de drogas dentro dos presídos, foi encontrada dentro de uma Bíblia.

  Em uma revista feita na sexta-feira(03), nas celas do Centro de Detenção Provisória(CDP). foi encontrada uma pistola. por tanto foi positiva a ação da PMMA. Disse o Sub-Secretário Mário Leonardo

Falou também que as operações vão continuar dentro das unidades por tempo indeterminado, com objetivo de manter a ordem, disciplina e a segurança interna nos presídios de São Luís.

Do relatório do Juiz Douglas Cunha que foi entregue ao Ministro da justiça  Joaquim Barbosa em 31.12.2013.

Falou que a Sejap Contesta esse relatório em vários pontos;

- Como o que diz repeito a um vídeo que mostra imagens de um detento com a perna dilacerada dando entrada em um hospital de São Luís.

Já foi provado, que tal fato não aconteceu, que o homem que aparece no vídeo, não é um detento, trata-se de uma pessoa que sofreu um acidente de moto em outro estado em um hospital que não é de São Luís.

- A questão dos estupros que teriam acontecidos nas unidades prisionais por ordem dos chefes de facções, não existe nem um registro de denuncia neste sentido até a visita feita pelo Juiz Douglas Martins.

3º- Tortura a detentos por parte de agentes públicos, também não existe nem um fato concreto, de qualquer ato criminoso, praticados por agentes publico, dentro das unidades prisionais do Maranhão. Disse também, que o estado vai apurar todas as denúncias, e tomar as providências cabíves

Das acões do governo do estado para conter a crise no Sistema Penitenciário do Estado

O Sub-Secretário da Sejap Mario Leonardo, falou que o Sistema Prisional do Maranhão passa por um momento de crise, mas o governo do estado, A governadora Roseana Sarney, não tem medido esforços, para conter essa crise, a prova disso é que, nem um governo investiu tanto no Sintema Carcerário do Maranhão como está sendo investido agora, segundo  Dr.Mario Leonardo, é um investimento na ordem de R$ 135.000,000,00(cento e trinta e cinco milhões), que estão sendo empregados, na restauração das unidades prisionais, e na construção de novos presídios, tanto na capital como no interior do estado.

 Está sendo feito o reaparelhamento  do Sistema Penitenciário do Maranhão, com a compra de armas, munições, viaturas, rádios, coletes, medicamentos, scaners, bloqueadores de celular, computadores, dentre outros.

 Portanto é o governo do estado trabalhando para que o Sistema Prisional do Maranhão tenha dias melhores.

 Esse é o desejo da governadora Roseana Sarney e do Secretário da Sejap Dr. Sebastião Uchõa. finalizou o Sub-Secretário Dr. Mario Leonardo.

ASSISTA AQUI A ENTREVISTA


                                          http://youtu.be/57xep2Rmgbo
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.