sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

EXCLUSIVO: Delegada Kazumi Tanaka fala ao Sjnotícias da violência contra a mulher




                                  Drª Kazumi Tanaka/Delegada Especial da Mulher

Em entrevista ao blog Sjnotícias, a delegada titular da Delegacia Especial da Mulher(DEM). Kazumi Tanaka, falou que o grande passo na luta pelo fim da violência contra mulher no Brasil foi a Lei Maria da Penha de 2006.

Para Drª. Kazumi apesar do rigor da lei, ainda tem muita coisa a ser feita.
Segundo a delegada, não se trabalha com o comportamento individual de homens que se permitem agredir  mulheres. Mas sim, Combater essa cultura machista patriarcal que ensina homens e mulheres tolerar a violência em suas vidas, principalmente nas relações domésticas e familiares, onde a violência contra a mulher impera.
 
A prova disso são os números elevados de ocorrências, onde mulheres denunciam seus companheiros, namorados, pai, filhos, parentes, em fim pessoas do relacionamento afetivo. Só se pode inverter  esse quadro negativo, com a mudança de cultura e que isso não pode ser feito de um dia pra noite. Disse a delegada Kazumi
.
Segundo a delegada da mulher, depois da Lei Maria  da penha, já se pode observar algumas mudanças, de comportamento das mulheres em relação as agressões sofridas por companheiros, onde mulheres diante dessa situação, procuram a delegacia da mulher, para registrar ocorrências, pedir orientações, para saber mais sobre seus direitos, e para isso a DEM não atua só, a delegacia da mulher conta com apoio dos órgãos parceiros como: Defensoria Pública, MP, Secretaria de Estado da Mulher, dentre outro órgãos, que trabalham em com junto, no combate a violência contra a mulher.
 
Informou ainda que as mulheres que se encontram em situação de risco ou sob ameaças, que procure a delegacia da mulher, a casa da mulher, que fica ao lado da DEM, para receber atendimento psicológico, social e jurídico.
 
Aqueles que assistem cenas de violência contra mulher que quiserem colaborar de alguma forma denunciando sem aparecer como testemunha, devem liguar para o 190, ou para o Disque Denúncia 3223-5800 ou ainda para o 180, que é número nacional, que presta informações de como a mulher deve proceder em casos de abusos e violência contra a sua pessoa.
 
Medidas protetivas
 
Drª. Kazumi falou que as mulheres  devem solicitar medidas protetivas de urgência ao judiciário, através da DEM ou procurar outros organismos publico engajados no combate a violência contra mulher.
 
Entre as medidas protetivas estão:
 
Pedir ao juiz que o agressor seja proibido de se aproximar da mulher,  em raio de duzentos metros, que seja proibido qualquer tipo de comunicação com a vítima, telefone celular, msn email, se o agressor  trabalhar com arma, que seja judicialmente impedido de usa-la, mesmo em seu trabalho, se tiver causado danos aos filhos menores, que seja restrito o direito de visitas esses filhos menores que presenciaram cenas de violência dentro de casa contra a sua  mãe, e que possa ser feito o pedido de alimentos provisórios. dentre outras medidas que podem ser determinadas pelo Magistrado.
 
Quanto as empregadas domésticas que se sentirem assediadas ou ameaçadas pelo seu patrão, que procurem a DEM,  e registre uma ocorrência.
 
O Sjnoticias Perguntou a Delegada Kazumi, como andam as investigação no que diz respeito aos possíveis  estupros ocorridos no interior de alguns presídios de São Luís.
 
Drª Kazumi, falou que foi criada uma equipe específica de delegadas que estão atuando neste caso.
 
Que inicialmente elas estão trabalhando, no sentido de encontrar indícios para que seja identificados os possíveis autores, falou que todo o procedimento policial está sendo feito e as providências estão sendo tomadas,  e que o inquérito, pela gravidade dos fatos corre sobre segredo de justiça.
 
O blog Sjnotícias parabeniza a Delegada Kazumi Tanaka pela brilhante atuação como titular da Delegacia Especial da Mulher(DEM). já há alguns anos o titular desse blog, vem acompanhado de perto  o grandioso trabalho da Drª. Kazumi, e o resultado desse trabalho é o reconhecimento das mulheres que veem  nela não só uma delegada, mais uma amiga, instrutora do direito, palestrante, e para algumas até mesmo um refúgio no momento em que se sentem perseguidas ou ameaçadas pelos seus companheiros.
 
 
Dr ª. Kazumi é um exemplo de mulher, profissional do direito e delegada de polícia, uma pessoa simples, humilde, paciente,  e que acima de tudo trabalha com amor a profissão, dando atenção, carinho e transmitindo confiança as mulheres que  tem por ela uma profunda admiração. Em cada palestra proferida pela delegada Kazumi no final, há sempre uma febre de aplausos de mulheres que veem nela uma esperança, uma luz na escuridão do túnel na luta pelo fim da violência contra mulher. 
 
Assista aqui a entrevista
 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.