quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Secretário da Sejap fala ao Blog Sjnotícias, das medidas tomadas pelo governo do estado para conter a crise no Sistema Prisional do Maranhão


                                            Dr. Sebastião Uchôa Secretário da Sejap

O Secretário de Justiça  e Administração penitenciária Dr. Sebastião Uchôa falou ao repórter Stenio Johnny, que na reunião que houve na Corregedoria de Justiça, foi acertado a reativação da central de inquérito como filtro de entrada dos novos detentos em matéria  da aplicação da lei 12.403 que diz respeito as medidas cautelares de diversas prisões,  e outros ítens  que foram debatidos   para aceleração dos processos judiciários dos presos provisórios.

Dr. Uchôa informou também que esteve reunido com oficiais da PMMA, responsáveis pela segurança interna nos presídios, para alinhamento de comportamento  e estratégias  militar dentro dos presídios.

O secretário informou ainda que houve uma reunião técnica com a governadora Roseana Sarney, onde recebeu orientações no que diz respeito ao gerenciamento de crise.

Uchôa acrescentou que a governadora  tem dado todo apoio a sua gestão, e não está medindo esforços, para conter a crise no sistema prisional do Maranhão.

Falou do trabalho realizado pela Policia militar dentro dos presídios, nessas duas primeiras semanas de atuação classificou como posititva, segundo o Secretario da Sejap, foram apreendidas uma grande quantidade de armas, brancas, amas artesanais, pisotala, carregadores de celular, celulares, vídeos, drogas, até lista de presos ligados ao tráfico de drogas dentro dos presídios.

 Por tanto é importante a presença da policia militar dentro dos presídio. disse o secretário Sebastião Uchôa.

Quanto a transferência de presos para o presídio federal, falou que está sendo feito um trabalho conjunto com a SSP, Seic e Sejap, no sentido de fazer uma triagem para a transferência desses detentos, que vão preencher as vagas em presídio federal oferecidas pelo Ministério da Justiça.

A respeito da nota da Onu pedindo providências ao Governo brasileiro em relação a crise no Sistema prisional do Maranhão.

Dr. Uchôa falou que o governo do Maranhão tem tomado todas as providencias para contenção da crise no sistema prisional.

Medidas emergênciais tomadas pelo governadora Roseana Sarney


Restauração das unidades prisionais da capital e do interior.
Construção de presídios na capital e no interior
aumento do efetivo no quadro de servidores penitenciários
Ocupação da policia militar nos presídios, para manter a ordem e a segurança nas unidades prisionais.

O reaparelhamento do sistema prisional do Maranhão com a compra, de armas, viaturas, coletes, Scanner, computadores, bloqueador de celular, rádios para comunicação entre monitores, diretores e segurança dos presídios, dentre outros.
intensificação da política de ressocialização dentro dos presídios.
Com essas medidas postas em prática a governadora Roseana Sarney espera acabar de uma vez por toda com crise no Sistema Prisional do Maranhão.
 Finalizou Sebastião Uchôa. Secretário da Sejap.MA







Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.