quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Manifestação termina com atos de vandalismo em Porto Alegre



Vidraça da CEEE foi quebrada em Porto Alegre (Foto: Estêvão Pires/G1)

Um protesto na noite desta quinta-feira (23) em Porto Alegre terminou em vandalismo. Após cerca de 1h30 de marcha, pelo menos 5 contêineres de lixo e 2 parquímetros da EPTC foram queimados. Além disso, um grupo depredou uma banca de revista e quebrou a vidraça de uma agência da CEEE. Por volta das 20h15, nas esquinas da Avenida Loureiro da Silva com a Rua José do Patrocínio, líderes anunciaram em um caminhão de som que o ato estava sendo encerrado.
 
Contêineres de lixo foram queimados durante protesto em Porto Alegre (Foto: Estêvão Pires/G1)
Contêineres de lixo foram queimados durante
protesto em Porto Alegre (Foto: Estêvão Pires/G1)
 
Segundo o Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic), um total de cerca de 1,2 mil pessoas participaram da manifestação, que começou por volta das 18h com uma concentração perto da Prefeitura de Porto Alegre. Os manifestantes levaram faixas e bandeiras. Alguns foram mascarados. A marcha começou por volta das 19h25.
O protesto é contra a possibilidade de aumento da passagem de ônibus e contra o atual formato de proposta do governo para a Copa do Mundo 2014. Além disso, parte dos manifestantes carregam faixas que criticam o prefeito José Fortunati por sua atuação no debate sobre territórios quilombolas na capital, que são áreas reivindicadas por famílias de descendentes negros.
O protesto foi organizado pelo Bloco de Lutas pelo Transporte Público. Entretanto, alguns partidos, o Movimento Levante da Juventude e o Movimento Negro Unificado participam. Bandeiras de organizações de movimentos estudantis também são vistas. Na concentração, um dos gritos entoados era: "1, 2, 3, 4, 5, mil, se aumentar a passagem nós paramos o Brasil".
Com o ato, comerciantes fecharam as portas dos estabelecimentos e receberam apoio de PMs. Por volta das 21h20, parte dos manifestantes sentou no chão, no meio da rua. Às 21h45, a EPTC liberou o trânsito na esquina da Avenida Loureiro da Silva com a Rua José do Patrocínio. Aos poucos, o grupo que permaneceu no local se dispersou.
 
     
Manifestantes sentaram no chão em Porto Alegre (Foto: Estêvão Pires/G1)

Fonte/Estêvão Pires Do G1 RS

Manifestantes sentaram no chão em Porto Alegre (Foto: Estêvão Pires/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.