sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Segurança será reforçada durante partida entre Sampaio e Santa Cruz





Com a expectativa para que seja um clássico no futebol maranhense a primeira partida da final do Brasileirão da Serie C que acontece no próximo domingo (24), no estádio Castelão, em São Luís, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) mobilizou vários órgãos para atuar de forma integrada na segurança e tranquilidade dos 40 mil torcedores que devem comparecer ao jogo.

Na partida, que o Sampaio enfrenta o Santa Cruz (PE) serão empregados aproximadamente 500 profissionais das Polícias Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Blitz Urbana, Secretarias Municipais de Trânsito e Transporte (SMTT) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), além de outros órgãos estaduais e municipais.

O major José Jessé, comandante de Policiamento de Guarda Independente (CPGd Ind), que irá coordenar os trabalhos no dia do jogo, reforçou o policiamento em toda área externa e interna do estádio.  As ações de patrulhamento cobrirão também todas as vias de acesso, com atenção especial para as paradas de ônibus.  Equipes da Polícia Militar também realizarão a escolta do time do Santa Cruz no trajeto do hotel ao estádio. A medida visa garantir, segundo o oficial da PM, a integridade dos jogadores.

“Queremos manter o que estamos desenvolvendo desde os primeiros jogos. O estádio do Castelão é hoje um espaço destinado a famílias. Hoje mais mulheres, mais crianças vão ao estádio prestigiar o jogo e por isso estamos sempre buscando melhorar nossas ações mais ostensivas e estratégicas em grandes eventos”, comentou o major Jessé durante a reunião realizada nesta quinta-feira (21), no Comando Geral da Polícia Militar.

Policiamento

Na área externa 10 equipes de viaturas estarão distribuídas em ponto estratégicos do estádio. Além desta modalidade, policiais motorizados e doze conjuntos do Esquadrão de Polícia Montada (EpMont) também reforçarão o patrulhamento.

O planejamento conta ainda na parte interna com equipes do Batalhão de Choque (BpChoque), que estão treinados para atuarem em situações de controle. Equipes do Canil e Pinças estarão de prontidão na área próximo ao gramado, garantindo a segurança do arbitro e acompanhando toda a movimentação, totalizando 120 homens a pé.

Para atuarem no atendimento, o Corpo de Bombeiros empregará 80 homens. Um caminhão ABT de combate a incêndio e uma Unidade de Pronto Atendimento (Ursa) permanecerá no local a fim de solucionar qualquer eventualmente. Em relação ao atendimento de urgência, ambulâncias do Corpo de Bombeiros e do SAMU estarão atentas para realizar os atendimentos e procedimentos de primeiros socorros que se fizerem necessários no decorrer do jogo.

Durante a apresentação do planejamento de segurança, o major Jessé lembrou aos representantes das torcidas organizadas “Tubarões da Fiel” e “Sampaio Root’s” que fiquem atentos às condições de acesso e permanências que estão elencadas no Código do Torcedor. 

“Não permitiremos que sejam usados nenhum tipo produtos pirotécnicos e nem haste de bandeiras. É necessário que se compreenda que ali é um espaço de diversão e emoção e não permitiremos nada que coloque em risco a vida de nenhum cidadão e nem tire o brilho da festa”, completou.

O coordenador do policiamento no jogo lembrou ainda para que os torcedores não adquiram ingressos com cambistas. Com esta medida, o torcedor evita constrangimentos e ser lesado no dia do jogo. Um cambista foi detido pelo 9º BPM durante a tarde desta quinta-feira (21) suspeito de vender ingressos falsificados. Ele foi encaminhado para o 3º DP, no Radional.

O oficial da PM lembrou ainda que os portões do estádio serão abertos às 14h e que os cidadãos redobrem os cuidados com pertences e evite levar objetos de valor para o estádio e tenham atenção aos horários e pontos que serão interditados nas áreas próximas ao estádio.
Ainda como parte do planejamento da segurança na partida, os representantes da SMTT informaram que haverá um reforço no transporte coletivo no dia da partida. Eles frisaram que em relação ao comércio informal, os vendedores têm ate às 13h para entrar na área do espaço com suas mercadorias.

 Finalizado este prazo o acesso será fechado para este tipo de atividade a fim de não prejudicar o fluxo de pessoas que se deslocam para o local.Ainda durante a reunião de planejamento, ficou acordado que cada órgão deixará de plantão, no mínimo, uma equipe a fim de solucionar algumas demandas que ocorram.

Integração

“O papel da Polícia Militar têm sido de fundamental importância nos jogos ocorridos no Maranhão. A PM trouxe para si a responsabilidade e tem convidado todo os autores envolvidos no jogo para que atuem de forma integrada. Tudo isso com o intuito de fazer com que o torcedor saía de casa e retorne com tranquilidade. Vamos continuar reforçando essas parcerias que tem dado certo”, ressaltou Itamar Sousa Ferreira, secretário-geral da Federação Maranhense de Futebol. Estiveram presentes ainda representantes de torcidas organizadas Sampaio

Fonte.
Polícia investiga explosão de caixas eletrônicos em Bom Jesus das Selvas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.