quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Governadora inaugura Restaurante Popular na Vila Luizão




A governadora Roseana Sarney, ao lado dos secretários de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, e de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, inaugurou oficialmente, nesta terça-feira (12), o restaurante popular da Vila Luizão. Localizado na Avenida Sol Nascente, nº 3. Este é o terceiro das seis unidades previstas para São Luís.

Com refeições ao preço de R$ 1,00, o restaurante tem capacidade para atender cerca de mil pessoas diariamente, beneficiando milhares de famílias do bairro e de comunidades circunvizinhas.
Além de ofertar refeições de qualidade, saudáveis e supervisionadas por nutricionistas, em um ambiente higiênico e agradável, essa unidade e todos os restaurantes populares que estão sendo entregues pelo Governo do Estado, utilizam alimentos frescos provenientes de hortas e polos de agricultura familiar.

O secretário Fernando Fialho destacou que 30% dos insumos utilizados na produção das refeições é originário da produção do pequeno agricultor. Fernando Fialho frisou ainda que o preço de R$ 1,00 é apenas simbólico; a alimentação oferecida nestes restaurantes tem qualidade igual a da que é oferecida em grandes empresas.

Durante a solenidade de inauguração, a governadora Roseana Sarney falou sobre a importância deste tipo de investimento para a população “É muito bom podermos inaugurar essa unidade, que além de fornecer alimentação barata e de qualidade para a população da Vila Luizão e dos bairros vizinhos, gera emprego e renda com a compra dos alimentos fornecidos pelos agricultores familiares e que estão sendo utilizados na produção das refeições”, ressaltou a governadora.

O Secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, lembrou que o programa de instalação dos Restaurantes Populares está inserido no plano de intenções do programa Viva Maranhão, por gerar trabalho e renda com a garantia nutricional do cidadão maranhense, processo que ele chamou de “ciclo virtuoso”. “Além de proporcionar a garantia da alimentação, gera renda para aqueles que produzem na agricultura familiar, na pesca artesanal, na aquicultura. Aqui na Vila Luizão é muito bem vindo. O Governo quer fazer esses restaurantes onde as pessoas precisam mais.

 Eu tive a felicidade de ter sido designado pela governadora para coordenar a elaboração do Viva Maranhão, que inclui infraestrutura, educação, saúde e que inclui também, os Restaurantes Populares”, salientou Luis Fernando.

O produtor rural do polo agrícola de Panaquatira e São José de Ribamar, José de Ribamar, o Ribinha, ressaltou a importância dos restaurantes populares para o pequeno produtor. “Esse projeto da cozinha popular é muito importante por que ajuda toda a população. Começa lá na ponta, com o agricultor familiar, que antes quase não tinha o apoio para vender por que os grandes empresários estão lá. Hoje o Governo vem auxiliando o pequeno produtor, levando assistência técnica e comprando parte da produção de cada pequeno agricultor familiar, e eu sou um deles”, reforçou.

Mais restaurantes
Além da implantação do restaurante popular da Vila Luizão, outros dois já estão funcionando plenamente na capital, nos bairros do Anjo da Guarda e Cidade Olímpica. No próximo dia 26, será inaugurado o Restaurante Popular do Coroado, que já está em fase experimental desde o mês de setembro.
Segundo a Sedes, 592.874 refeições já foram servidas desde o início do funcionamento da primeira unidade, em junho de 2012, até 31 de outubro deste ano.
A previsão é de que no início de 2014 mais dois restaurantes populares sejam implantados: um no Maiobão e outro no bairro da Liberdade.
Estas unidades de Restaurantes Populares que vem sendo inaugurados pelo Governo do Estado visam atender essencialmente à população de baixa renda, idosos, estudantes, desempregados, entre outros.

Segurança
Durante sua fala na inauguração do Restaurante Popular da Vila Luizão, a governadora Roseana voltou a falar do duro combate à violência e ao crime organizado que vem sendo empreendido pelo Governo do Estado. Ela frisou que já foi feita a troca de comando da Polícia Militar, e que os criminosos não terão vez durante seu governo.

Fonte/Agência de Notícias
Governo do Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.