quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Governadora e Ministra abrem encontro com prefeitos e prefeitas do Maranhão


image (26)

A governadora Roseana Sarney, ao lado ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, participaram, na manhã desta quinta-feira (7), do Encontro com Prefeitos e Prefeitas do Maranhão. A solenidade de abertura aconteceu no Espaço Renascença e contou com a presença de prefeitos, gestores, assessores, secretários de Estado e representantes de órgãos federais, estaduais e municipais. Também prestigiaram o evento o vice-governador, Washington Luiz; o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda; os ministros do Turismo, Gastão Vieira; e de Minas e Energia, Edison Lobão; o senador João Alberto; deputados, entre outras autoridades.

Durante todo o dia serão realizadas palestras sobre políticas públicas para a saúde e a educação e atendimentos personalizados feitos por 17 equipes técnicas de ministérios e órgãos federais - entre os quais a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Controladoria-Geral da União (CGU), Caixa Econômica, Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Banco do Brasil.

De acordo com Ideli Salvatti, o objetivo do encontro é orientar e estreitar relações com as prefeituras, facilitando o acesso às linhas de financiamento disponíveis, ações e programas governamentais. “É uma satisfação estar aqui trabalhando para que todas as prefeituras maranhenses dos 217 municípios tenham obras, convênios e recursos do Governo Federal para mudar a vida das pessoas”, destacou a ministra.

Para Roseana, a realização do encontro auxilia cada gestor a aplicar corretamente os recursos e a buscar a melhor maneira de fazer um bom governo junto aos governos federal e estadual.
Em seu pronunciamento, ela lembrou das iniciativas do Governo do Estado em benefício dos municípios, como a interligação, até 2014, de todas as cidades maranhenses por asfalto, e a implantação da maior rede de assistência em saúde do país: o programa Saúde é Vida.

“Isso quer dizer desenvolvimento, progresso e melhores condições de vida para o povo do Maranhão. Aceitamos este desafio com recursos próprios e vamos entregar ainda este ano 72 novos hospitais”, garantiu.
Para o prefeito de Sambaíba, Raimundo de Santana Filho, esta é a chance de esclarecer dúvidas e solucionar os problemas do município. “Nós viemos com o intuito de aprimorar a gestão pública e cobrar resolutividade. Acredito piamente na administração da presidenta Dilma Rousseff e da governadora Roseana Sarney que, inclusive, já garantiu a abertura de licitação, na semana que vem, para a reconstrução da principal ponte da cidade. Segundo ela, as obras iniciam em janeiro do ano que vem. Com certeza, vai ser uma alegria para todos nós”, comemorou.

Os encontros estão sendo realizados em todos os estados do país. Sergipe, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraná, Ceará, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Acre, Rondônia, Goiânia, Paraíba, Alagoas, Amazonas, Roraima, Amapá e Rio Grande do Sul já receberam o evento.

Complexo do Parnaíba
Ainda hoje (7), a governadora viaja a Santo Antônio dos Lopes para participar da inauguração do Complexo Parnaíba, empreendimento termelétrico da empresa Eneva e que já conta com 845 MW de capacidade instalada em operação.

“O Complexo Parnaíba é mais um empreendimento de geração de energia elétrica que conseguimos atrair para o Maranhão e, que além de criar oportunidades de emprego e renda para toda essa região, vai dar mais segurança energética para quem está investindo no estado, como também para o país”, destacou a governadora.


Roseana Sarney destacou a importância da oferta de mais energia para o Maranhão a partir das usinas do Complexo Parnaíba, pois irá atender a demanda dos empreendimentos em instalação no estado, que somam mais de R$ 120 bilhões em investimentos.

O Complexo Parnaíba é um exemplo único no Brasil de empresa privada com estratégia de integração da produção de gás natural à geração de energia. O acesso privilegiado ao combustível faz de Parnaíba um importante polo de geração térmica para o Brasil.

A atual capacidade instalada em operação, de 845 MW, corresponde às usinas termelétricas Parnaíba I (676 MW) e Parnaíba III (169 MW). No entanto, o Complexo Parnaíba tem capacidade instalada licenciada para alcançar até 3.722 MW.

Além do Complexo Parnaíba, em Santo Antônio dos Lopes, a gás natural, a Eneva tem ainda a Usina Termelétrica Itaqui, em São Luís, tendo como combustível o carvão mineral.
Juntos, os dois empreendimentos somam mais de 1.200 MW em operação, aumentando a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica para o Maranhão.


Fonte Agência de Notícias
Governo do Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.