quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Exumação de Jango tem início em São Borja (RS)





Peritos que estão fazendo a exumação do corpo de Jango
Foto: Flávio Ilha

SÃO BORJA – Começou por volta das 8h desta quarta-feira o processo de exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart, no cemitério Jardim da Paz, em São Borja (RS). Os 12 peritos chegaram ao cemitério por volta das 6h30m, mas os preparativos para a abertura do túmulo demoraram mais de uma hora.

Os técnicos estão acompanhados pelo neto de Jango, João Marcelo Goulart, que é médico. João Marcelo vai acompanhar todo o processo. O túmulo foi completamente isolado por painéis de tecido preto. A urna onde serão depositados os restos mortais está atrás da mausoléu da família, coberto por lona preta.


Segundo a Comissão Nacional da Verdade, que coordena o processo, a abertura do túmulo e retirada dos restos mortais deve terminar por volta de 15h. Dali, o corpo segue de helicóptero até Santa Maria, de onde embarca amanhã para Brasília.

A exumação de Jango, a primeira de um ex-presidente no Brasil, tem como meta estabelecer as causas da morte do político, que morreu no exílio em 1976. Oficialmente, João Goulart foi vítima de um infarto, mas há indícios de que ele teria sido envenenado no âmbito da Operação Condor.
Antes de iniciar o procedimentos, os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, fizeram um ato simbólico com a família de Jango para marcar o início da exumação.

Fonte/O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.