segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Governo inaugura restaurante polpular na Vila Luizão na terça-feira(12)





A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) vai inaugurar, na terça-feira (12), o Restaurante Popular da Vila Luizão, sendo este a terceira unidade alimentar implantada pelo estado, das seis previstas para São Luís. Além desse, também já está marcada para o próximo dia 26, a abertura oficial da unidade do coroado.Ambos já funcionam em caráter experimental.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, explicou que a ação visa garantir segurança alimentar das populações em vulnerabilidade social e em condições de pobreza ou pobreza extrema, com base no princípio do direito humano à alimentação adequada.

Além da implantação do restaurante popular da Vila Luizão, outros dois já estão funcionando plenamente na capital, nos bairros do Anjo da Guarda e Cidade Olímpica. “E no início de dezembro será a abertura da Cozinha Comunitária do Bequimão”, informou o secretário-adjunto da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado (Caisan-Ma), Kléber Gomes.

Conforme o adjunto, a previsão é de que ainda este ano mais dois restaurantes populares sejam implantados: um no Maiobão e outro no bairro da Liberdade.
Para se certificar se as instalações onde funcionarão os restaurantes da Vila Luizão e do Coroado estavam de acordo com os padrões estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o secretário Fernando Fialho realizou visitas técnicas para verificar de perto o andamento dos serviços.

“O acompanhamento do que está sendo feito é de extrema importância para que a população beneficiada encontre tudo em ordem. Estamos tendo todo cuidado com a infraestrutura e com as instalações dos prédios dos restaurantes. Essa é uma obra que beneficiará diretamente a população desses locais, que aqui terá uma refeição de qualidade com preço acessível”, disse Fialho.

Refeições
Os restaurantes populares têm capacidade para servir mil refeições por dia, ao preço simbólico de apenas R$ 1,00. Segundo a gestora de programas dos Restaurantes Populares, Raíssa Ferreira, além do valor acessível, um dos maiores atrativos das unidades alimentares é a qualidade da refeição oferecida. “Os alimentos utilizados na elaboração dos pratos são frescos e comprados diretamente da agricultura familiar, provenientes de hortas e de pequenos polos agrícolas da capital”, frisou.

Outra característica apontada pela gestora é que, para que o público alvo da ação seja alcançado de forma positiva, os restaurantes populares são estrategicamente localizados em áreas de grande fluxo de pessoas, especialmente em grandes centros urbanos e em bairros com maior número de famílias de baixa renda.

Para a dona de casa Laura Dias, moradora da Vila Luizão, depois da abertura do restaurante popular, as despesas em sua casa diminuíram. “Fiquei muito satisfeita com essa ação do Governo. Minha família é pequena, mas durante a semana só eu almoço em casa, então, em vez de fazer almoço, prefiro comer no restaurante, o que acabou diminuindo minhas despesas com alimentação”, disse a dona de casa.

Os restaurantes populares são unidades de alimentação e nutrição que têm como princípio fundamental a produção e distribuição de refeições saudáveis, com alto valor nutricional a preços acessíveis para trabalhadores informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional.

Fonte/Agência de Notícias
Governo do Estado do Maranhão


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.