O Departamento de Jornalismo SJNOTÍCIASMA, conversou na tarde desta segunda-feira(06) com o jurista, que preferiu não gravar entrevista e nem que seu nome fosse divulgado nessa matéria, sobre a questão de uma possível cassação do governador sub judice Flávio Dino.
Sobre cassação
Falou que existe sim a possibilidade do governador ter seu mandato cassado, até porque ele está governador liminarmente e aguarda a decisão do TRE, se for mantida a sentença condenatória da Juíza Anerise Nogueira, Flávio Dino recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral(TSE), que é quem vai bater o Martelo. Uma vez mantida a decisão pelo Tribunal Superior Eleitoral, o governador será cassado.
O jurista falou também que existem outras ações judiciais em desfavor do governador, como a questão do Porto do Itaqui, o desvio de verbas federais da saúde no Maranhão, do FEPA, dentre outras ações judiciais que estão deixando o governo do Maranhão fragilizado.
Sobre quem assumiria o governo caso Flávio Dino seja cassado.
O jurista falou que a nova legislação eleitoral não permite que o candidato colocado em segundo lugar em um pleito eleitoral, assuma o governo mesmo sendo ele ou o seu partido o autor da ação. Partindo desse princípio, o que acontecerá no Maranhão em uma eventual cassação do governador Flávio Dino, seria um nova eleição para o governo do Estado.
Sobre a candidatura do vice-governador Carlos Brandão para concorrer as eleições caso Dino seja cassado.
Falou que seria inviável pois um vez o governador caçado cai a chapa toda, o que tonar o vice-Carlos Brandão inelegível e o que impediria Brandão de participar das eleições para o governo do Estado. Disse o jurista.
Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
OJIE
Por: Stenio Johnny
Radialista/Repórter Investigativo
RI/RPJ-MA 0001541
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.