Governador é cumprimentado por grupo de foliões em circuito montado no Centro Histórico de São Luís. Foto: Karlos Geromy/Secom
A diversidade cultural, animação e segurança deram o tom no pré-Carnaval de São Luís. Nos quatro fins de semana da programação oficial organizada pelo Governo do Maranhão e a Prefeitura da capital os foliões se divertiram com atrações diversificadas e genuinamente maranhenses espalhadas em quatro pontos estratégicos do Centro Histórico da capital maranhense: Praça Nauro Machado, Casa do Maranhão, Canto da Faustina, Canto da Cultura, além de cortejos de blocos carnavalescos pelas Rua da Estrela, Rua Portugal e Rampa do Comércio. No último dia de prévias do ‘Carnaval de Todos’, sábado (30), as atrações começaram cedo, às 11h, para que todos pudessem aproveitar.
Encerramos o pré-Carnaval com os objetivos atingidos, levando uma programação diversificada e com muita segurança para a população. E agora estamos preparando um dos melhores carnavais que o Maranhão já teve”, destacou o governador Flávio Dino.
No período de Pré-Carnaval, de nove a 30 de janeiro, apresentaram-se dezenas de atrações exclusivamente maranhenses em seis circuitos que atraíram brincantes para conferir de perto o que há de mais rico e diverso na cultural do Estado. “Ao investirmos também no carnaval, estamos contribuindo com a economia da folia, pois geramos muito emprego e renda, e também oferecendo uma programação segura e de qualidade para maranhenses e turistas”, pontuou o secretário interino de Cultura, Diego Galdino.
Favela do Samba, Bicho Terra e Banda Bandida foram algumas das dezenas de atrações do pré-‘Carnaval de Todos’. Foto: Karlos Geromy/Secom
A superintendente de Ação e Difusão Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), Jô Brandão, avaliou o Pré-Carnaval ressaltando a riqueza de ritmos e a novidade de programação diurna, que possibilitou diversão para toda família. “São Luís é muito particular na diversidade carnavalesca com a presença forte do Tambor de Crioula, blocos tradicionais e alternativos e escolas de samba. A realização conjunta do evento, foi pautada na manutenção e preservação da diversidade cultural do Maranhão e em um espaço para diversão familiar”, disse.
Quem aproveitou a programação diurna para levar a criançada à diversão foi o servente de obras, Antônio Souza, morador do bairro Monte Castelo. Na tarde deste sábado (30), ele marcou presença no circuito da Casa do Maranhão acompanhado dos quatro sobrinhos. Souza elogiou as diversas opções da folia carnavalesca e o intenso policiamento local.
Outra foliona veterana nos carnavais da capital que brincou no Centro Histórico – Circuito Canto da Cultura, ao som de ‘Os Feras’ – foi a artista plástica e coreira Janete Fialho. Fantasiada de Carmem Miranda, Janete não perdeu o passo e aproveitou as batucadas, e caiu na dança ritmada pelo bloco. “Sou apaixonada pelo carnaval de São Luís, uma festa linda de muitas cores e brincadeiras” contou.
Segurança
As operações do Pré-Carnaval contaram com mais de 700 policiais militares, que garantiram a segurança na área da Praia Grande. No último dia dos circuitos, os turistas e ludovicenses se divertiram com o patrulhamento ostensivo de 50 PMs de acordo com o Tenente Roberto Filho, da Companhia de Polícia de Turismo Independente (CPtur), e coordenador responsável do dia, pelas equipes de policiamento da área do Centro.
Para o ‘Carnaval de Todos’, o Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), deve direcionar cerca de 2 mil policiais para promover a segurança e tranquilidade dos foliões.
Favela do Samba, Bicho Terra e Banda Bandida foram algumas das dezenas de atrações do pré-‘Carnaval de Todos’. Foto: Karlos Geromy/Secom
Atrações
O público que aproveitou o último dia de atrações do Pré-Carnaval dançou no ritmo das bandas: Bandida, Bicho Terra, Afro Akomabu, Batuca Nego, Nivaldo, Marabatuk. Blocos: Os Feras, Os Trapalhões, Beatos do Samba, Kanto Kente e tambores Celina e Unidos de São Benedito.
Carnaval
A temporada oficial de Carnaval será realizada de 5 a 9 de fevereiro com uma programação recheada com toda a riqueza e diversidade da cultura maranhense. Nos cinco dias de carnaval, 133 atrações carnavalescas tipicamente maranhenses percorrerão os quatro circuitos oficiais da folia. Estão inclusos na programação 37 Blocos Tradicionais, 12 Blocos Organizados, 10 Escolas de Samba, 13 Tribos de Índio, 11 Blocos Afro, 16 Blocos Alternativos, 30 grupos de Tambor de Crioula e quatro turmas de samba, além de bandas e artistas que farão shows solo.
Os quatro circuitos destinados a receber artistas e brincantes do “Carnaval de Todos” situam-se no centro de São Luís. Os circuitos 1 e 2 são na Madre Deus. O circuito 1, que homenageará Seu Roseno, começa na Vila Gracinha e termina no Largo do Caroçudo, passando pela Praça da Saudade e pelo canto do Cemitério do Gavião. Já o circuito 2, que terá o nome Antero Viana, inicia na Rua São Pantaleão, passando pelo Largo Santiago e indo até o Ceprama.
O circuito 3, com o nome Dona Teté, se estenderá da RFFSA ao Laborarte, contemplando dois palcos, sendo que um deles será dedicado exclusivamente para programação infantil O circuito 4, que homenageará Chico Coimbra, terá a largada na Casa do Maranhão e será finalizado na Praça Nauro Machado, passando pela Rua Portugal.
Os quatro circuitos oficiais do ‘Carnaval de Todos’ contarão com 12 palcos para apresentação dos artistas, além de três tendas exclusivamente para apresentação dos grupos de Tambor de Crioula.
A programação completa e mais informações sobre o ‘Carnaval de Todos’ podem ser obtidas no hotsite
A reportagem do SJNOTÍCIAS, esteve presente no bloco da imprensa e conversou com governador Flávio Dino e a secretária-adjunta da Mulher Suzan Lucena.
Assista aqui as reportagens co Stenio Johnny
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.