Apesar do secretário da SEJAP Murilo Andrade querer tapar o sol com peneira mineira, encobrindo da mídia os incidentes ocorridos no complexo penitenciário de pedrinhas, não deu certo, o titular deste blog recebeu fatos e fotos do que realmente aconteceu, pelo menos em três unidades prisionais do complexo.
segundo os servidores que trabalham no complexo de Pedrinhas, o fim de semana foi aterrorizante, na CADET, PP e CDP
No sábado(25), Detentos da penitenciária de Pedrinhas(PP), se amotinaram e promoveram um verdadeiro quebra, naquela unidade, o Grupo especial de Operações Penitenciária(GEOP) foi acionado, ao chegar na PP, foram recebidos a pedradas pelos detentos, que já tinham quebrado lâmpadas, Câmeras de videomonitoramento e holofotes da quadra.
A situação ficou tensa dentro do presídio por quase três horas, homens do Geop uma força de pronto em prego criada pela ex-secretário Sebastião Uchôa, entrou em ação e conseguiram contornar a situação, usando spray de pimenta, gás lacrimogênio e bombas de efeito moral, se não fosse a intervenção dos homens do Geop, o pior teria acontecido.
A situação ficou tensa dentro do presídio por quase três horas, homens do Geop uma força de pronto em prego criada pela ex-secretário Sebastião Uchôa, entrou em ação e conseguiram contornar a situação, usando spray de pimenta, gás lacrimogênio e bombas de efeito moral, se não fosse a intervenção dos homens do Geop, o pior teria acontecido.
Segundo os servidores relataram ao repórter Stenio Johnny, o clima ficou tenso, e eles se sentiram inseguros diante da fragilidade do sistema prisional, por um momento, pensávamos que fossemos sair mortos da PP, nossas vidas ficaram por um fio, se não fosse o GEOP, uma carnificina teria acontecido. Disse um servidor que estava de serviço na PP.
Ainda segundo os servidores, o secretário Murilo Andrade diante da situação tensa dentro do presídio, estava mais preocupado em abafar o motim pra não chegar informação pra mídia, proibindo a assessoria de comunicação de divulgar qualquer informação a imprensa, mostrando assim um verdadeiro despreparo como gestor de um sistema penitenciário, informou um servidor da SEJAP.
Ele tremeu na base diante da situação, e deu ordens expressa pra ninguém passar informações, até a sua segunda ordem. Ainda segundo o servidor, somente ontem, parte das informações foram passadas a impressa de maneira bem reduzidas. Disse o servidor.
O tumulto aterrorizante aconteceu no bloco F2 da PP. Um servidor da sejap, falou ainda que ao contrario do que o incompetente secretário mandou divulgar na mídia, o motim durou cerca de três horas pra ser controlado e isso só aconteceu com intervenção dos bem treinados homens do Geop.
Enquanto as atenções da segurança interna voltava-se para a PP, um detento da Cadet aproveitou um vacilo dos monitores, guariteiros, e agentes penitenciários, para escalar o muro da frente da Cadet, e fugir de boa com direito a BYE BYE, SO LONG, WELL WELL AND TCHAU TCHAU, até hoje o pessoal ainda está tonto, de tanto procurar o preso ao redor do presídio, e tentar entender como o detento conseguiu escalar e pular o muro da frente da CADET..
O secretário da SEJAP Murilo Andrade mandou divulgar uma apática nota a imprensa dizendo que vai abrir sindicância pra saber se houve facilitação na fuga.
Pra fechar a programação da falta de comando e incompetência do importado secretario Murilo Andrade, um túnel foi descoberto no domingo (26) no CDP.
Com todos esses acontecimentos negativos, e péssima administração, Murilo Andrade ainda tem coragem de ir pra rádio jornal e televisão do Maranhão dizer que está tudo bem no sistema prisional do Maranhão. É muita cara de pau!
Nós profissionais da comunicação que cobrimos a área de segurança sabemos que não está nada bem, as informações que temos, é que a qualquer momento o caldeirão do Diabo pode explodir e derramar sangue pra todo lado, os servidores da Sejap trabalham em um clima de tensão, de um lado o secretário Murilo Andrade e Camila Neves, continuam perseguindo servidores, do outro lado eles temem que uma rebelião possa acontecer de maneira generalizada nos presídio de São Luís, colocando em risco a vida de todos que trabalham nas unidade prisionais do estado.
Murilo Andrade, promessas aos detentos. Só
miguelagem Mineira! Diz servidor da SEJAP
miguelagem Mineira! Diz servidor da SEJAP
Um servidor falou em off ao blog, que a revolta dos detentos, é que quando assumiu a Sejap, Murilo Andrade fez muitas promessas de melhorias na qualidade de vida aos presos, sendo que até hoje a maior parte dessas promessas não foram cumpridas, o que está deixando os detentos irritados e por conta dessas promessas não cumpridas, motins, rebeliões, fugas e mortes nos presídios podem acontecer a qualquer momento. "Ele assumiu a Sejap como político em campanha, prometendo muitos e fundos aos detentos, e não cumpriu as promessas. So miguelagem mineira" Disse uma servidora da SEJAP.
O preso que escapou espetacularmente pulando o muro da frente da Cadet foi Raimundo Francisco Cantanhede. Vulgo Del.
Aqui está a ficha do detento que fugiu da Cadet enviada ao blog
por servidor da Sejap
Esta é a situação Real do sistema prisional do Maranhão, diferente de um vídeo pago por Murilo Andrade maquiando o sistema penitenciário do estado.
Por/Stenio Johnny
Radialista/Repóter Investigativo
DRT MA 0001541
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.