terça-feira, 23 de dezembro de 2014

SSP ENCERRA CURSO DE OPERAÇÕES TÁTICAS ESPECIAIS NA CAPITAL




                                                 (Foto: Nilson Figueiredo)


A Secretaria de Segurança Pública (SSP),  realizou o encerramento do Curso de Operações Táticas Especiais (COTE), na manhã deste sábado (29), no Parque Botânico Vale.
Estiveram presentes, o Subdelegado Geral da Polícia Civil, Augusto Barros, representando o Secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso; o Superintendente Estadual de Investigações Criminais (SEIC), Delegado Luís Jorge; Superintendente de Polícia Civil da Capital (SPCC), Leonardo Diniz; Coordenador Geral do Grupo Tático Aéreo (GTA), Major Welligton Reis; Diretor da Academia Integrada de Segurança Pública (AISP), Delegado Maurício Ribeiro Martins; e demais convidados.
Na ocasião,  23 alunos foram  diplomados e receberam o brevê, que simboliza o ingresso no Grupo de Resposta Tática (GRT). Conforme o delegado André Gossain,  chefe do DOTE, os formandos voltarão  para suas funções, onde permanecem aguardando a convocação oficial para atuar no grupo. 
O COTE é promovido pelo Departamento de Operações Táticas Especiais (DOTE), subordinado a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), sob o intuito de desenvolver técnicas aprimoradas para situações de alta complexidade, bem como, preparar e aperfeiçoar a performance dos policiais diante das circunstâncias atípicas inerente aos riscos da profissão.
(Foto:Nilson Figueiredo)

Com duração de quarenta dias por 24 horas, cerca de 34 alunos, entre policiais militares e civis; agentes penitenciários e da guarda municipal dos estados do Maranhão, Roraima, Amazonas e Mato Grosso passaram por treinamentos intensivos e especializados nas áreas de operações ribeirinhas; técnica com explosivos; combate a recinto fechado; tiro de precisão; serviço de inteligência; navegação via GPS e bússola; direitos humanos, psicologia aplicada, entre outros, onde, 11 participantes desistiram.
O GRT é uma força especializada para atuar em casos de alto risco, envolvendo sequestro; roubo à banco; desarmamento de bombas, entre outras competências. Além dos rigorosos treinamentos, o Grupo especial conta com armamentos de ponta, como o Fuzil AR 15, com capacidade para ultrapassar blindagens.  O GRT é a única força de segurança do Maranhão que possui este tipo de arma.
Para André Gossain,  o grupo é preparado para enfrentar qualquer situação atípica de alta complexidade.  " Com a organização que as grandes quadrilhas de assaltantes de bancos vem se formando, precisamos ter policiais  bem preparados para conter a  ação desses criminosos," pontuou.

Fonte/Ascom SSP-MA
Coordenação/Josilma Bogéa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.