sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Vergonha nacional! Governo do Maranhão pode ser responsabilizado por assassinato de PMs em BURITICUPU-MA

 

Governador Flávio Dino, não teve a capacidade e a competência de cobrar da polícia que ele comanda a elucidação do duplo assassinato dos PMs em Buriticupu-MA acontecido em novembro de 2016


O governador Flávio Dino entregará o cargo ao seu vice Carlos Brandão em 2022, sem que a Polícia Civil comandada por ele, elucide o duplo assassinato, com ocultação dos corpos dos PMs: Soldado Alberto Constantino e Cabo Júlio César, ocorrido no dia 17 de novembro de 2016, na cidade de Buriticupu-MA

De lá pra cá foram decorridos 05 anos e até hoje, nada foi esclarecido em torno do caso. A reportagem SJNOTÍCIASMA, esteve naquela cidade por três vezes pegando informações a respeito deste duplo assassinato,

Em 2017 o repórter investigativo Stenio Johnny, esteve naquela cidade juntamente com uma equipe formada por 08 repórteres investigativos de outros estados, que vieram ao Maranhão cobrir o caso. No levantamento inicial que foi feito consta que:

O Núcleo de Inteligência SJNOTÍCIASMA, deu início a Operação Em Busca  da Verdade, deflagrada pelo Departamento de Operações Jornalísticas Investigativas Especiais(DOJIE).
 
Nessa operação obtivemos informações veladas, dando conta que os policiais, teriam sido mortos por militares colegas de farda e enterrados em um veículo, que foi posto em uma grande vala e coberto com piçarra e pedras no povoado de Faìza próximo aquele município, no terreno de propriedade de um vereador conhecido com Vavá(PC do B), assassinado em Buriticupu-MA no de 2015


Ainda segundo informações, na morte dos PMs estariam envolvidos: Policiais militares, inclusive um coronel, tenente, um Major, político aliado ao governo do Estado, empresário e um delegado da Polícia Civil do Maranhão e que por conta disso, o silêncio teria tomado conta da cidade. 

A única testemunha conhecida com Dal. Segundo informações, sumiu de Buriticupu-MA após prestar depoimento na delegacia daquela cidade. Dal desapareceu misteriosamente! Há quem diga que o que aconteceu com ele foi queima de arquivo.

 SD Gladistone/Tenente Josuel SD Viana, acusados de estarem  envolvidos no assassinato dos  PMs, foram presos e posteriormente liberados pela justiça, por insuficiência de provas, que pudessem condená-los por envolvimento no duplo assassinato do PMs em Buriticupu-MA

O Major Arão Queiroz e um Coronel, também foram citados por Dal, a testemunha que desapareceu. Com suposto envolvimento no assassinato dos PMs, porem segundo informações, apesar da denúncia, o o major e o coronel não foram citados no inquérito

No em 2017 houve a prisão de três militares. Tenente Josuel, Soldados Gladstone e Viana, por suposto envolvimento no duplo assassinato dos PMs, mais foram postos em liberdade por determinação da justiça, por falhas processuais e insuficiência de provas. De lá pra cá nada mais foi feito para a elucidação do crime.



Núcleo de Inteligência SJNOTÍCIASMA, continuou as investigações jornalísticas, com a Operação Em Busca da Verdade, em torno do duplo assassinato dos PMs, com ocultação de cadáveres, ocorrido em 2016 na cidade de Buriticupu-MA e em 2020 ao retornar a cidade de Buriticupu-MA, tivemos uma outra informação que os corpos dos PMs, estariam há dez metros de profundidade, dentro uma lagoa.

Fomos até ao local, porém não foi possível a nossa equipe mergulhar, pelo fato dos bombeiros que  viriam do Estado da Bahia para dar suporte a nossa equipe, não chegarem a tempo de concluir a missão. Fizemos apenas uma pequena filmagem do suposto local onde poderiam está os corpos dos PMs assassinados.

No início de julho deste ano tivemos uma nova informação, dando conta que os restos mortais dos PMs assassinados em novembro de 2016 na cidade de buriticupu-MA, estrariam enterrados em uma fazenda de um determinado interior do Maranhão. 


As informações com detalhes, fotos e localização da fazenda, foram passadas ao Dr. Clodomir promotor da Justiça Militar, que de pronto tomou as devidas providências sobre o caso. No final de julho deste ano, procuramos o Promotor para obtermos informações em torno das medidas tomadas pela Promototia Militar. Questionado Dr. Clodomir falou que:

A Promotoria Militar tem feito a sua parte. Disse que já ouviu várias testemunhas sobre o caso e que as investigações prosseguem em Estado avançado.

O promotor falou que meio as investigações, surgiram novas informações de uma suposta propriedade, onde estariam os restos mortais dos PMs Assassinados na cidade de Buriticupu-MA.

Falou que ao tomar conhecimento dessas novas informações, enviou ofício ao senhor secretário de segurança pública do Maranhão, Jefferson Portela, para determinar a Polícia Civil do Maranhão, que faça um levantamento de área a propriedade onde estariam os restos mortais dos PMs.

Informou a nossa reportagem que tão logo for concluído os trabalhos da Polícia Civil, irá pedir ao Juiz Nelson Melo de Moraes Rego da Justiça Militar, para que seja expedido mandado de busca e apreensão no local citado e prisão dos acusados.

As últimas informações veladas que chegaram ao Núcleo de Inteligência SJNOTICIASMA, dão conta que a Organização da Nações Unidas(ONU), ao tomar conhecimento do assassinato dos PMs, através de uma carta aberta enviada pelos familiares dos PMs assassinados em Buriticupu-MA, teria notificado as autoridades brasileiras no sentido de elucidar o caso.

Segundo a fonte a ONU teria feito pedido da retirada do caso da competência da Justiça Militar para Justiça comum e a Procuradoria Geral de Justiça de ofício, que solicite ao STJ, a federalização do acaso, para que a Polícia Federal assuma as investigações na elucidação do duplo assassinato dos PMs Cabo Júlio César e Alberto Constantino assassinados em 2016 na cidade de Buriticupu-MA

Familiares dos PMs Assassinados, clamam por justiça


 





       

 Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
                               OJIE  


                         Por: Stenio Johnny
           Repórter investigativo do Brasil
                         RI/RPJ-MA 0001541

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.