quarta-feira, 19 de setembro de 2018

SÃO LUÍS | Casamento Comunitário vai formalizar a união civil de 1013 casais neste sábado, 22


                  Casamento Comunitário em ão Luís
O Casamento Comunitário de São Luís – o maior do Estado, que este ano vai reunir 1013 casais -, acontece no próximo sábado (22), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a partir das 16h. O evento contará com a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva; do idealizador do projeto Casamentos Comunitários, desembargador Jorge Rachid, além de outras autoridades e representantes de várias instituições e órgãos parceiros. Este ano, o projeto está completando 20 anos de criação, contabilizando mais de 110 mil uniões civis realizadas.
Para permitir a cerimônia individualizada de cada casal, mais de 50 juízes de Direito participam do casamento, que conta ainda com o trabalho de mais de 100 voluntários. A cerimônia comunitária conta com a parceria das cinco zonas de Registro de Civil de Pessoas Naturais de São Luís, que procedem à emissão das Certidões necessárias, de forma gratuita.
O evento sem fins lucrativos conta com a parceria e apoio de diversos órgãos públicos e privados, como a Prefeitura de São Luís, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Cruz Vermelha Brasileira, Fiema, UFMA, Faculdade Estácio de Sá, Banda do Bom Menino, Instituto Embeleze, Potiguar e Mateus Supermercados.
         
A coordenadora Administrativa da CGJ-MA, Thaís Muniz, explica que não é necessário o comparecimento de testemunhas na cerimônia de casamento, podendo os noivos portarem o Registro Geral (RG) para facilitar a entrega das certidões. Ela aconselha os casais a chegarem com, pelo menos, duas horas de antecedência. “Esperamos que os casais compareçam com antecedência, facilitando a organização e escolha dos lugares”, aponta.
Este ano, as noivas contarão com uma Tenda da Beleza, com 10 maquiadoras que atenderão aos noivos voluntariamente. Por meio das parcerias, o evento conta ainda com sorteio de brindes e decoração.
CASAMENTOS COMUNITÁRIOS - O Projeto Casamentos Comunitários foi instituído pelo Poder Judiciário maranhense em 1998, idealizado pelo desembargador Jorge Rachid. O procedimento está disposto no Provimento N° 10/2013, da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), sendo os atos gratuitos. A gratuidade inclui a expedição de 2ª via do assento de nascimento ou casamento, se necessário.


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
asscom_cgj@tjma.jus.br
www.facebook.com/cgjma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.