quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

EXCLUSIVO: Comandante faz balanço das ações da Polícia Militar do Maranhão ao SJNOTÍCIAS


CORONEL PM ALVES.
Coronel Marco Antônio Alves/Comandante da PMMA

A reportagem do Sjnoticias esteve na manhã da terça-feira(05) conversando com o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão Coronel Marco Antônio Alves, ocasião em que o comandante fez um balanço das atividades da PMMA, no ano de 2015, e dos projetos e estratégias para 2016

coronel Alves, afirmou que o Governo do Estado tem dado respostas pontuais no que se refere ao aprimoramento dos serviços de segurança pública e incentivado a categoria dos polícias militares, no que se refere a salário e promoções
.
Um total de 695 Policiais entre Oficiais e Praças participaram da cerimônia de promoção sendo que destes 570 eram Praças promovidos de Cabo a Subtenente e 125 Oficiais promovidos desde Segundo Tenente a Coronel.
3
2
1

Melhorias na PMMA

Durante a entrevista coronel Alves lembrou os investimentos feitos pelo Governo do Estado para as forças policiais do Maranhão. O comandante geral da PMMA destacou a recomposição do efetivo da Polícia Militar que recebeu 1345 novos soldados.
No final de 2014, o Maranhão era o estado com o maior déficit de policiais militares do país, com um efetivo de 8.409 militares, uma proporção de um policial para cada 832 habitantes. Em apenas um ano de gestão do governador Flávio Dino, foram incorporados mais de 1.300 policiais militares ao quadro do sistema de segurança pública, com a incorporação dos novos soldados, o efetivo da Polícia Militar passa a ser de mais de 9.700 policiais.
Tanto a capital quanto os polos regionais do interior foram contemplados com a formação de novos membros da Polícia Militar. Foram formados 891 policiais em São Luís, 189 no polo de Imperatriz, 81 em Presidente Dutra, 69 em Caxias, 70 em Pindaré-Mirim e 44 em Pinheiro. Além dos policiais militares, foram incorporados mais de 200 policiais civis e 163 soldados do Corpo de Bombeiros em 2015, são mais de 1.500 novos profissionais na área da segurança.

Foto 3 - Novos policiais militares - foto Antônio Martins
Foto-1-2-1180x502
IMG_5016
02
04
03
.Além dos novos soldados, no ano de 2016, a PM terá mais um acréscimo no efetivo este ano com a inclusão de novos praças que  iniciarão o curso de soldados, assim como o curso de formação de sargentos, e cursos especial para formação de policiais no combate a assaltos em agencias bancárias, homens fortemente treinados para o enfrentamento as quadrilhas de assaltantes de banco.

No que diz respeito ao reaparelhamento da PMMA,  300 novas modernas viaturas foram adquiridas, e estarão  equipadas com moderna tecnologia e 100 novas motocicletas, que darão mais agilidade e rapidez no atendimento às ocorrências policiais em todo o estado.
 “Adquirimos ainda fuzis e pistolas, bem como coletes e carabinas, todas essas medidas foram tomadas a fim de atender a demanda dos novos soldados que serão incorporados. Pensamos na ação e nos resultados que haveremos de alcançar e, assim, diminuir de forma significativa a criminalidade na capital e no interior do estado”, completou o coronel Alves.
Falou também que  ao assumir o comando, foram enviadas propostas ao governo de valorização da classe dos polícias com reposição salarial, aumento do efetivo, reaparelhamento da PMMA,  assim como promoções de praças, e oficias militares que foram prontamente atendidas pelo governo do estado



 Coronel Alves comandante/Governador Flávio Dino
(Foto: Nilson Figueiredo)
             Secretário de Segurança Jefferson Portela

Da sua Posse em 2015 na PMMA


Falou que no dia 1º de Janeiro do ano passado assumiu o cargo de comandante da Policia Militar do Maranhão na presença do governador Flávio Dino, do secretário de segurança Jefferson Portela e demais autoridades, com o compromisso de ajudar a combater a criminalidade no estado, diminuindo os índices de violência. Pra trabalhar nessa missão contava com um efetivo de 8.400 homens o que foi um desafio no inicio, mas através das ações, planos, projetos e  as estratégias que foram montadas no inicio do seu trabalho, com total apoio do governo do estado, onde todo planejamento foi apresentado ao secretario  Jefferson e ao governador Flávio Dino, que não mediu esforços para colocar não só a  polícia militar como as demais forças de segurança do estado em condição  de trabalho para o enfrentamento da criminalidade no Maranhão, trazendo ao ano de 2015 resultados positivos, com a queda no índice de criminalidade, em relação ao ano de 2014

Operação  no fInal de Ano

Foto 2 - Governo garante segurança nas comemorações da virada de ano
DSC_0551


Segundo o coronel Alves a PMMA esteve incansavelmente, presente em todo estado, em São luís, nos locais dos eventos de final do ano foram montadas barreiras em pontos estratégicos para coibir a presença de inimigos inescrupulosos que pudessem de alguma forma causar insegurança ao cidadão. Operações especias em todo estado foram montadas, tirando de circulação armas, munições e drogas, que resultaram em prisões de elementos nocivos a sociedade

Mais de 350 mil pessoas participaram dos circuitos do ‘Réveillon de Todos’ em São Luís (MA), conforme estimativa da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Apenas na virada de ano, mais de 150 mil estiveram na Avenida Litorânea e prestigiaram a programação cultural oferecida pelo Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís. Mais de dois mil policiais realizaram a megaoperação, conduzida pela PMMA na região metropolitana da capital maranhense. O objetivo foi proporcionar noites de celebração seguras a quem esteve na orla ou na Praça Maria Aragão. A operação teve início no dia 30 de dezembro e foi concluída no domingo (3).


De acordo com o comandante da Polícia Militar do Maranhão, outro ponto de destaque foi o acompanhamento do trânsito, que permitiu a redução do número de acidentes. Nenhum atropelamento foi registrado. Mais de quarenta veículos foram apreendidos em situação irregular e 94 carteiras de habilitação foram recolhidas.
“Não houve nenhuma incidência de problema que viesse trazer desordem, transgressão e crime propriamente dito. O trânsito é algo que sempre preocupa nesse período, mas tivemos tranquilidade nesse quesito: 185 autuações, tivemos a aplicação da Lei Seca em três frentes maiores em São Luís com a ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal”, explicou o coronel Alves, reforçando o valor da ação articulada das instituições.
 na soma dos resultados foi um virada de ano tranquila sem registro de nem um assassinato nos locais dos eventos, considerado por tanto um natal e um Réveillon  tranquilo em São Luís

No final da entrevista Coronel Alves agradeceu  a corporação da polícia militar, do mais simples soldado que está entrando agora aos mais antigos, praças e oficias, que integram a instituição, pelo trabalho e dedicação desses profissionais que atuam na área da segurança pública para garantir a ordem e a segurança no estado, sem esquecer daqueles que deram o sangue e perderam suas vidas em confrontos com bandidos, pais de famílias que deixaram uma lacuna impreenchível  aos seus familiares, e que merecem da PMMA o respeito, admiração, e homenagens postemas, pelos relevantes serviços prestados  a corporação e ao estado na área da segurança pública.

Agradeceu,  o empenho do governo do estado na pessoa do Governador Flávio Dino, e do secretário Jefferson Portela pela credibilidade, confiabilidade, e total a poio ao seu trabalho a frente do comando da Briosa Polícia Militar do Maranhão


Veja aqui na íntegra a entrevista com o repórter Stenio Johnny




                                           Por/Stenio Johnny
                                Radialista/Repórter Investigativo

                                            RPJ/MA0001541 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.