quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Ronald Biggs, do assalto ao trem pagador, morre aos 84 anos em Londres .




A última vez que Robber Ronnie Biggs apareceu publicamente foi no funeral de Bruce Reynolds, em Londres, em 20 de março de 2013
Foto: NEIL HALL / Reuters

RIO - O britânico Ronald Biggs, considerado o “ladrão do século” por protagonizar o assalto a um trem pagador em 1963 no Reino Unido, morreu aos 84 anos, na madrugada desta quarta-feira, em Londres. Condenado a 30 anos de prisão, Biggs conseguiu fugir do Reino Unido e acabou no Rio de Janeiro, onde viveu por 36 anos. Ele sofria com problemas de saúde e morava numa casa para idosos na capital britânica.


O jornal britânico “Guardian“ relembra que, em 1974, o diário “Daily Express” localizou Biggs no Rio. Após a descoberta, a Scotland Yard realizou um esforço para capturá-lo, mas o fugitivo acabou beneficiado pela legislação brasileira.O assalto de 30 milhões de libras em valores atualizados (cerca de R$ 120 milhões) foi um dos maiores da história britânica - o dinheiro nunca foi recuperado. Após 15 meses atrás das grades, Biggs fugiu dentro de um caminhão que levava móveis. Em Paris, ele fez cirurgia plástica e depois foi para a Espanha, a Austrália e, finalmente, em 1970, para o Brasil.


Em 1978, ele chegou a fazer uma gravação com o grupo Sex Pistols, lembra o “Guardian”, com o sugestivo título de “No One is Innocent” (ninguém é inocente). Três anos depois, Biggs foi sequestrado e levado para Barbados, por um grupo que desejava transferi-lo para o Reino Unido. Um tribunal de Barbados decidiu, porém, que ele deveria ter permissão para voltar ao Brasil.

No Rio, ele teve um filho com uma brasileira, Mike Biggs, que lutou durante anos pela libertação do pai doente. Mike foi integrante da Turma do Balão Mágico - grupo infantil que fez muito sucesso nos anos 80 - e atualmente vive no Reino Unido. Em 2001, o fugitivo sofreu um derrame no Brasil e resolveu voltar para o seu país de origem, onde foi preso.

Biggs sofreria ainda mais dois derrames e outros problemas de saúde, até conseguir um indulto e sua saída da prisão em 2009, dois dias antes de completar 80 anos.
Ele liderou a gangue de cerca de 15 homens que conseguiu, em 8 de agosto de 1963, parar um comboio ferroviário, que viajava de Glasgow a Londres, manipulando a sinalização. Depois de ferir gravemente um funcionário, o grupo fugiu com 120 sacos de notas usadas somando 2,6 milhões de libras, uma quantia recorde para a época.

Fonte/O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.