terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Descubra os encantos do Natal alemão

Descubra os encantos do Natal alemão - 1 (© Foto: Arquivo Pessoal)


O Natal é uma das datas mais importantes do nosso calendário. Os festejos em homenagem ao nascimento de Cristo são um marco no mundo ocidental e o desempenho feminino é fundamental para a manutenção dessa tradição.

 Embora Papai Noel leve mundo afora a fama de ser o mestre das cerimônias de fim de ano, são as mulheres as grandes produtoras dos eventos natalinos. Em geral, são elas que preparam a casa para receber a família, organizam o cardápio da ceia e cuidam dos presentes de Natal também para as famílias dos maridos.

Imagem de Papai Noel surgiu na Alemanha


Claro que os homens participam da organização da festa, mas somos nós, atentas aos detalhes, cheias de habilidade para enfeitar a nós mesmas e ao mundo, que agimos ativamente e tornamos essa data mais colorida.  O Natal é cheio de significados para a cultura cristã. Celebração, união, fé, compaixão e o aniversário do menino Jesus é preparado com afinco pela mulherada. No mundo contemporâneo, mais que uma data religiosa, esse é o podium do capitalismo, afinal, marca o período de maior consumo do ano.

 Quando chega dezembro se inicia a maratona para as chefas de família. Além de organizar a maioria das tarefas e aglutinar os parentes para que a festa seja completa, elas precisam administrar as finanças para as compras, enfeites e para a caridade. 
  
Assim como no Brasil, o Natal na Alemanha é uma mistura de sentimentos contraditórios, pois traz à tona  alegrias e tristezas. Enquanto uns recebem lembranças aos montes, crianças viram a noite sem ter nem o que comer. O Bild, um famoso jornal alemão, recheado de fotografias natalinas, diz que essa é a época do ano com maiores dualidades, é quando os parentes mais se presenteiam, mas também é na “noite feliz” que acontecem os maiores desentendimentos familiares. É quando mais se gasta inutilmente e ao mesmo tempo é o período de maior caridade.

Voltando às “mamães noéis”, grande parte das doações são organizadas por mulheres. São elas que estão à frente do cozimento do “sopão” para moradores de rua, que encabeçam as campanhas de agasalhos, a entrega de presentes para crianças humildes. Graças a elas, as instituições de caridade reúnem dinheiro para os necessitados. As senhoras coordenam o seu próprio Natal e também o de outras famílias.

É bacana compensar o comércio desenfreado com um pouco de compaixão feminina e aguçar as trocas de boas ações no final do ano. A simbologia de dar e receber é intensa no Natal alemão e suas mulheres contribuem para que a festa tenha um brilho especial, unindo a tradição cristã a muita magia.

 As alemãs transmitem para as gerações seguintes o real significado do Natal, que para elas é um período de amor e luz. O Natal alemão é vivido intensamente e presentear parece ser menos importante que no Brasil. Mas unir, viver o aspecto religioso do evento e iluminar a vida é primordial.

 Esse espírito está nas ruas, nas casas e no tempo, pois há até contagem regressiva para o espetáculo que é o Natal alemão, as coroas e os calendários do advento. Quatro semanas antes do dia 25 de dezembro se dá o início do período chamado ‘Advento’, que é o tempo de preparo para o Natal.

 Entre os religiosos, a fé reacende junto com as velas da coroa de Advento. Estas guirlandas, feitas de ramos de pinheiros e fitas, são rodeadas por quatro velas. A cada domingo, uma das velas é acesa, numa contagem regressiva para a comemoração da chegada do menino Jesus.

As crianças celebram a temporada através de uma deliciosa prática para encurtar a espera. No dia primeiro de dezembro, as mães entregam aos filhos uma caixa de cartolina com 24 janelinhas, por trás delas há chocolates e lembrancinhas. A cada dia, as crianças abrem uma portinha e experimentam um doce surpresa.

A Alemanha tem um dos Natais mais belos do mundo e o que mais torna essa data especial são os “Mercados de Natal”, conhecidos como Weihnachtsmarkt. Essa tradição espetacular que antecipa a festa transforma vilarejos e metrópoles em cenários de contos de fadas. Existem mais de 2.500 em toda a Alemanha e são a forma mais calorosa de driblar o inverno.

 Nessas feirinhas, as pessoas tomam vinho quente, degustam comidas típicas e encontram ornamentos criativos e muitos presentes. O berço mais romântico do Natal é a Alemanha. Aqui as luzes abraçam mercados, muralhas de castelos e paisagens de cidades, anunciando aos visitantes: Fröhliche Weihnachten! Feliz Natal!

Por/Rafaela Carrijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.