segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Curso de rotinas carcerárias é realizado com Vigilantes do Sistema Penitenciário



DSC_0285
                                         Foto/J.Roberto

A Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), por meio da Escola de Gestão Prisional, realiza desde a quarta-feira (11), o curso de rotinas carcerárias para vigilantes de uma empresa privada de segurança que integra o sistema penitenciário. Nesta sexta-feira (13)foi a vez da terceira turma com cerca de 90 vigilantes receberem as instruções doagente do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop), Carlos Eduardo Sousa Aguiar.

De acordo com o agente Aguiar que ministra o curso, além da qualificação profissional dos terceirizados, o curso visa pincelar as atribuições e a importância da realização de um bom trabalho pelos vigilantes para a segurança das unidades prisionais. Segundo ele, é fundamental a sincronia entre as equipes que trabalham juntas em prol do sistema.

 “O vigilante é uma força auxiliar para os agentes penitenciários e os monitores nas unidades. É importante a conscientização do seu papel para a segurança e estar ciente dos procedimentos que devem ser seguidos”, explicou.

O secretário Sebastião Uchôa acredita que o curso trará mais consistência e preparo nas atividades realizas pelos vigilantes“A Sejap quer valorizar o profissional que atua para manter a segurança dentro do sistema penitenciário. Esse é só o primeiro de muitos cursos que serão ofertados a vocês e aos demais servidores”, disse Uchôa ao grupo.

Para a vigilante Valcifrana Barbosa, o curso é um momento de aperfeiçoamento e de conhecer melhor os procedimentos que devem ser realizados no ambiente de trabalho. “É sempre bom aumentar o nível de conhecimento e nesse setor penitenciário é fundamental entender as normas para executá-las corretamente”, frisou o vigilante Rafael Santos.

Na ocasião o Núcleo de Assistência Biopsicossocial (Nasb),realizou uma dinâmica e sorteios de cestas natalinas. A solenidade de encerramento do curso acontecerá na próxima semana com a entrega dos certificados.

O blog Sjnotícias esteve na Escola de Gestão Penitenciária do Maranhão e entrevistou o Secretário da Sejap Dr. Sebastião Uchôa.

Assista aqui a matéria. 


                                   http://youtu.be/jNISFB6yQNw

Fonte/Alan Jorge/Ascon Sejap


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.