quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Prefeitura intensifica ações de prevenção às DSTs/Aids



A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) dá continuidade à Semana de Prevenção às DST/AIDS até a próxima segunda-feira (9), com teste rápido de HIV e hepatites virais em postos de saúde da rede municipal. A programação da semana teve início no domingo (1°), Dia Mundial de Luta contra a DST/AIDS sob o lema “Juntos podemos mudar essa realidade”. A Semana de Prevenção DST/AIDS foi instituída pela Lei Municipal 3705/95 como obrigação da atenção básica.

Segundo o coordenador ajunto do Programa Municipal de DST/AIDS, Wendell Alencar, todas as Unidades de Saúde estão sendo orientadas a realizar testes de HIV e distribuição de preservativos, além de esclarecimentos por meio de palestras e aconselhamento.

Na noite desta terça-feira (3), técnicos do programa participam da II Capacitação Multiprofissional da Liga Acadêmica de Luta contra as DST/AIDS no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). “A atividade teve como público-alvo acadêmicos da área de saúde e profissionais de saúde”, explica Wendel Alencar.

Nesta quarta-feira (4), técnicos do programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais da Semus vão até o Complexo Penitenciário de Pedrinhas realizar testes junto às populações masculinas e femininas privadas de liberdade. Na mesma data, a equipe de enfermeiros, acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e agentes de saúde, estarão na Escolinha da Eliane. Antes de encerrar a programação na USB Olímpica 2, na sexta-feira (6), a equipe levará ação para a UEB Cidade Olímpica, conhecida por Escola Azulão.

 Na Cidade Olímpica, desde o início da semana, a Unidade Básica de Saúde Olímpica 2, Drª Maria Ayrecila Novochadlo, Posto 2, realiza teste rápido de HIV e distribuição de preservativos na ação denominada “Mega operação de Combate à AIDS Olímpica2”, entre 8h e 12h. Segundo informou a diretora da UBS Olímpica 2, Elaine Soraya Costa Carvalho, a maioria dos testes tem sido negativo. Os testes são disponibilizados para pessoas a partir de 18 anos e os resultados saem em no máximo 20 minutos.

No Distrito Itaqui-Bacanga, a semana se concentrará na quinta-feira (5), das 8h às 10h, na Unidade Mista da região. Durante todo o dia a população será abordada em frente à Unidade com faixas, distribuição de preservativo, informes, adesivos e cartazes. A ação mobilizará profissionais do Hospital da Mulher, Unidade de Saúde do Embrião/Vila Bacanga, Unidade de Saúde da Yves Parga, Unidade de Saúde do Gapara, Unidade de Saúde da Vila Embratel, Unidade de Saúde do Paraíso e Unidade de Saúde do São Raimundo. O Hospital da Mulher estará realizando teste rápido de HIV durante a manhã.

Um relatório final sobre todas as ações realizadas será divulgado no dia 10 de dezembro. As atividades da programação do Dia Mundial de Luta Contra AIDS finalizam no dia 9 com o I Seminário Municipal AIDS e Direitos Humanos, das 8h às 16h, no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/MA).S
Fonte/Secom
Prefeitura Municipal de São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.