terça-feira, 31 de dezembro de 2013

EXCLUSIVO: Secretário Sebastião Uchôa, fala ao repórter Stenio Johnny dos seus dez meses de gestão na Sejap-MA



                                 Secretário Sebastião Uchôa/Foto Stenio Johnny

Em entrevista ao repórter Stenio johnny, o Secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária. Dr. Sebastião Uchôa falou que esses dez primeiros meses como gestor da Sejap-MA, foram meses de grandes dificuldades, pois encontrou o sistema prisional do Maranhão em condições precárias, nem um pouco diferente, da realidade nacional.

 Uchôa falou que herdou o que ele chama de herança maldita de desestruturação física, orgânica e funcional, o que está sendo feito é um processo de restruturação do sistema prisional, uma das medidas, foi a capacitação contínua, daí inauguramos a Escola de Gestão Penitenciária, onde estão sendo  ministrados cursos de capacitação, não só para servidores, como também, para funcionários das terceirizadas, que prestam serviços a Sejap.

 Criamos o Centro de Observação Classificação e Triagem(COCT), e estamos fechando o ano, com ordens de serviços, para construção até julho do ano que vem de novos presídios, tanto na capital como no interior do estado, e a partir de março, todo sistema prisional estará sendo reaparelhado, armas munições, viaturas, rádios, coletes, computadores, todo o sistema será reaparelhado, é o governo do Maranhão na politica de priorização da melhoria do sistema prisional, é o renascer das cinzas. Afirmou Uchôa.

 Falou que a policia militar, por determinção da governadora Roseana Sarney assumiu a segurança interna dos presídios por tempo indeterminado, com o objetivo de manter a ordem, disciplina, e a segurança nos presídios de São Luís. Disse o Secretário Sebastião Uchôa

 Quanto ao relatório do Juiz Douglas Melo, o Secretário Sebastião Uchôa falou que, o magistrado, foi induzido a erro pelo sindicato dos agentes penitenciários, que enviou um vídeo, onde uma pessoa com a perna dilacerada dando entrada a um hospital de São luís, e que tal pessoa, seria um detento. o fato foi apurado, o certo é que não se trata de um detento, mas sim de uma pessoa, de um outro estado em um hospital que não é de São Luís.

 Quanto a denúncia enviado ao magistrado, que chefões de facções, estariam tendo relações com mulheres de detentos dentro dos presídios, ele falou que não são verdadeiras essas denúncias, e que o governo do estado já tomou as devidas providências, ficando a cargo da Delegacia especial da Mulher a instauração de inquérito  policial.

 Finalizando o Secretário da Sejap -MA Sebastião Uchôa desejou a todos um feliz 2014, citando uma frase do maior médium espírita do Brasil. Francisco Cândido Xavier.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora, e fazer um novo fim"

Assista aqui a entrevista.


http://youtu.be/zIMZKFeMWVE
   



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.