quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Chuva no Rio. Veja a situação dos bairros atingidos e o impacto nos ônibus, trem, metrô, aeroportos e barca. Confira a situação do trânsito e rotas alternativas.




Chuva causa alagamentos e provoca deslizamento no Rio; ACOMPANHE (Reprodução/GloboNews)

Por causa da forte chuva que atinge a cidade desde a noite de terça-feira (10), 80% dos profissionais não conseguiram transporte para chegar ao trabalho ou estão presos no trânsito. Entre os shoppings que amanheceram sem a presença do bom velhinho estão o Barra Shopping, Madureira Shopping, Botafogo Praia Shopping, Nova América e Norte Shopping

Por causa da forte chuva que atinge a cidade desde a noite de terça-feira (10), 80% dos profissionais não conseguiram transporte para chegar ao trabalho ou estão presos no trânsito. Entre os shoppings que amanheceram sem a presença do bom velhinho estão o Barra Shopping, Madureira Shopping, Botafogo Praia Shopping, Nova América e Norte Shopping

Aeroportos - Até as 10h50 desta quarta-feira (11), dos 48 voos domésticos previstos para o aeroporto internacional do Galeão, 8 atrasaram e 5 foram cancelados. Já entre os 12 internacionais, 1 atrasou e 3 sofreram cancelamento. No Santos Dumont, dos 45 voos programados, 6 atrasaram e 14 foram cancelados. Os dois aeroportos funcionam com auxílio de instrumentos. As informações são do Centro de Operações Rio. Segundo a Prefeitura do Rio, 117 comunidades têm risco de deslizamentos.

Anchieta - De acordo com o Centro de Operações Rio, os bairros mais atingidos na capital são Anchieta, Fazenda Botafogo e Acari, onde há muitos pontos de alagamento. Bombeiros trabalham num deslizamento ocorrido em Anchieta. Ainda não há informações sobre vítimas.

Protesto - Moradores de Santa Rosa, bairro do município de Queimados, na Baixada Fluminense, fecharam a Rodovia Presidente Dutra, na altura do quilômetro 193, em ambos os sentidos, em protesto. A área foi inundada pela chuva que atinge o estado do Rio. A pista sentido Rio, da Via Dutra, apresentava 4Km de retenção, enquanto a contrária tinha apenas 1Km, por volta das 11h.

Estágio de Atenção - A cidade do Rio que estava em estágio de alerta desde as 4h50 desta quarta-feira (11), passou ao estágio de atenção às 11h, segundo o Centro de Operações Rio. O estágio de atenção se caracteriza por chuva que pode ser de moderada a forte.

Baixada Fluminense - Mais de mil pessoas ficaram desabrigadas no bairro de Austin, em Nova Iguaçu. Outras regiões da cidade também ficaram alagadas como: Moquetá, Chacrinha, Posse, Cerâmica e Bandeirantes. As informações são da Prefeitura de Nova Iguaçu.
Avenida Brasil - Chuva deixou a Avenida Brasil alagada na altura de Irajá, onde a via está interditada em ambos os sentidos, próximo ao Trevo das Margaridas. Agentes da CET-Rio estão no local e orientam os motoristas, que encontram retenção na via. A foto é do internauta Phelipe Maia.


Em algumas regiões do Rio choveu mais entre 0h e 10h da manhã desta quarta-feira (11) do que o esperado para o mês de dezembro inteiro. Segundo o Centro de Operações Rio, em Irajá, no Subúrbio da cidade, choveu 164 milímetros em 10 horas e o esperado para o mês todo na região é de 150,3 milímetros – 9,1% a mais. Em Madureira e Piedade, também no Subúrbio, choveu acima da média mensal.
Aeroportos - O aeroporto Santos Dumont já está aberto para pousos e decolagens, mas opera com auxílio de instrumentos. Devido ao fechamento na manhã desta quarta-feira (11) por causa do mau tempo, os passageiros ainda enfrentam transtornos. A movimentação era grande no saguão do terminal por volta das 11h. O aeroporto internacional Antonio Carlos Jobim, no Galeão, também funciona por instrumentos.


A cidade do Rio ainda registra muitos pontos de alagamento.

Maracanã - A Avenida Radial Oeste foi liberada ao trânsito nos dois sentidos, segundo o Centro de Operações Rio.

Defesa Civil - O secretário de Defesa Civil municipal do Rio, Márcio Motta, informou ao G1 a capital registrou 148 ocorrências por causa da chuva desde as 20h de terça-feira (10) até as 10h30 desta quarta-feira (11). Os casos de maior gravidade foi um desabamento na Rua Lenir Liberato, em Anchieta, onde ainda não se sabe se há vítimas. Outro caso é o resgate de dois feridos em uma casa que desabou na Rua do Governo, em Realengo.


Zona Oeste - O auxiliar administrativo Isaias Prado Aguiar conta que ficou ilhado na comunidade Rio das Pedras, na Zona Oeste, enquanto ia para o trabalho, no Recreio. Ele tirou uma foto da situação às 9h30 e enviou ao VC no G1. “Tive que pegar uma carona na traseira de um caminhão”, conta ele.

Pilares - A Avenida Pastor Martin Luther King Jr. que já estava parcialmente interditada por causa da queda de uma árvore na altura da Rua Álvaro de Miranda, em Pilares, também teve uma faixa de trânsito fechada, na altura da Rua Maracá, por causa de um deslizamento de terra, no sentido Vicente de Carvalho.


Homem atravessa trecho alagado da Avenida Brasil no bairro de Irajá. A farmacêutica Carolina Loureiro registrou o alagamento da janela de sua casa, e conta que está ilhada. “Acordei às 5h10 para ir trabalhar e já estava cheia a avenida no sentido Centro. Conforme foi passando o dia, foi piorando e os dois sentidos ficaram muito cheios”, descreve.

Um sinal de alerta foi emitido no Morro dos Macacos por volta das 9h45 por causa do risco de deslizamentos, informa o internauta Ronaldo José Pedro. Ele mora em um prédio em frente à comunidade, e conta que já é possível ver pessoas deixando suas casas, principalmente "na parte mais alta do morro". A sirene continua tocando no momento.

Fonte/G1 Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.