sexta-feira, 29 de abril de 2016

Governo e Exército preparam exercício simulado no Porto do Itaqui



Equipes da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) realizaram, quinta-feira (28), uma reunião para preparar exercício de treinamento da tropa que atua na proteção de estruturas estratégicas do país em área públicas. A atividade, que ocorreu no auditório da Emap, acontece todos os anos, sempre em um novo local público ou privado. Empresas como Sabesp, Vale e que trabalham com equipamentos públicos como portos e aeroportos já foram anfitriões de operações como essa.

O encontro foi aberto pelo presidente da Emap, Ted Lago, e a operação foi apresentada pelo tenente-coronel do 24º BIL, Carlos Frederico de Azevedo Pires. Participaram, também, da reunião representantes da Polícia Federal e Receita Federal. “Esta ação será realizada no Itaqui em razão da relevância do nosso porto como ponto estratégico para a economia e a segurança do Maranhão e do Brasil. Estamos cuidando para que tudo transcorra de modo tranquilo, zelando sempre pela segurança das pessoas e normalidade das operações portuárias”, disse Ted Lago.

A operação integra o projeto ‘Proteger’, do Exército Brasileiro, e contará com a participação de 165 militares, 25 deles na condução do exercício. Durante a ação, marcada para 16 a 20 de maio, será organizado na área do porto um posto de saúde, ações simuladas de controle de distúrbios e de busca e apreensão, bloqueio de estradas e vias, além de atividades cívico-sociais que incluem ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, palestras educativas e apresentação de banda de música.

Conforme explicou o tenente-coronel, este exercício tem por finalidade adestrar a tropa com situações simuladas, não interferindo nas atividades do porto. A missão é estabelecer um Posto de Segurança Estático que possa servir de apoio por ocasião de grandes eventos nacionais, como é o caso dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

Todos os militares que participarão da operação serão previamente treinados pelo Programa de Ambientação do Porto do Itaqui (Proapi), para que o exercício seja realizado observando as normas de segurança portuária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.