quarta-feira, 27 de abril de 2016

Comando do 5º BPM desmente informação divulgada na internet dando conta que policiais participaram de saque a caminhão, em Barra do Corda




Em razão de um vídeo que circula na internet onde aparece uma viatura do 5º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão carregada com mercadorias de um caminhão que havia capotado na rodovia BR-226, entre as cidades de Barra do Corda e Presidente Dutra, e de matéria veiculada na imprensa, no dia 25 de abril de 2016, intitulada “Policiais saqueiam mercadoria junto com a população entre Barra do Corda e Presidente Dutra”, o comando da Unidade esclarece que:
1. Segundo apuração preliminar deste comando, ao receberem a informação sobre um acidente envolvendo uma carreta, que teria acontecido na BR 226, nas proximidades do povoado Riacho Feio, aproximadamente a 12 km de Barra do Corda, sentido Presidente Dutra, os policiais militares deslocaram-se para o local, a fim de prestarem o primeiro atendimento, uma vez que informações davam conta de que o motorista estava preso nas ferragens da cabine. Ao chegarem ao local souberam que o motorista já teria sido socorrido por uma viatura do SAMU e encaminhado a UPA de Barra do Corda, estável e consciente.
No primeiro momento havia em torno de 30 pessoas que se aglomeravam nas margens da BR, sendo dispersas a principio, pela guarnição. Em um determinado instante o comandante da guarnição fora informado de que a aproximadamente 80 metros antes do acidente, havia certa quantidade de material escondido dentro do mato, já separado. Os policiais então se deslocaram até o local e constataram o fato (material escondido), onde recolheram as mercadorias e levaram de volta para onde a carreta estava tombada, o que foi feito.
Segundo relato dos policiais militares envolvidos na ocorrência, o vídeo veiculado nas mídias sociais mostra o exato momento em que a viatura acaba de retornar ao local do acidente trazendo de volta na carroceria o material que já teria sido desviado. A partir dai, em virtude das centenas de pessoas e do numero reduzido de policiais (apenas 05), a guarnição colocou todo o material que estava na carroceria de volta ao local do acidente e não conseguiu mais conter os saqueadores, em seguida dirigindo-se até a Delegacia Regional de Polícia Civil de Barra do Corda para lavratura do respectivo boletim de ocorrência informativo;
2. Cabe ressaltar que o comando do 5º BPM não compactua com possíveis desvios de conduta de seus policiais, assim como não emite juízo de valor prematuro, no intuito de não condenar inocentes e nem absolver culpados, e que tão logo tomou conhecimento do aludido fato, determinou a abertura de processo investigatório pertinente ao caso (sindicância), buscando assim sanar todas as dúvidas referentes ao ocorrido.
Quartel em Barra do Corda(MA), 26 de abril de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.