segunda-feira, 11 de abril de 2016

Kazumi Tanaka delegada Especial da Mulher, dá um Giro de informação no Programa Giro Geral da TV Maranhense


                            Kazumi Tanaka/Delegada Especial da Mulher/Gil Sousa
                            Apresentador do programa Giro Geral TV Maranhense


A delegada Especial da Mulher, Kazumi Tanaka, foi a entrevista do programa Giro Geral, apresentado pelo repórter Gil Sousa na sexta-feira(08). 
Foram 40min de palestra, onde Kazumi falou da nova lei do feminicídio, violência doméstica e da Lei Maria da Penha, fez uma explanação das políticas públicas realizadas pelo governo do estado através da polícia civil do Maranhão por intermédio da Delegacia especial da Mulher em todo estado.

Kazumi, foi reconhecida pelos telespectadores, que mandavam mensagens para equipe de produção do programa, parabenizando a delegada.
Durante os 40min que falou sobre os mais variados tipos de problemas realcionados as mulheres, e as soluções apresentadas, Kazumi elevou o índice de audiências da TV Maranhense canal 12 afiliada da TV Band. 

Veja aqui alguns trechos dos assuntos abordados pela delegada Especial da Mulher Kazumi Tanaka


Sobre o Feminicídio

A delegada Kazumi falou que a Lei nº 13.104/2015 alterou o Código Penal criando uma nova tipificação ao crime de homicídio. O feminicídio pode ser definido como um tipo de crime de homicídio motivada pelo ódio contra as mulheres, caracterizado por circunstâncias específicas em que o pertencimento da mulher ao sexo feminino é central na prática do delito. Entre essas circunstâncias estão incluídos: os assassinatos em contexto de violência doméstica/familiar, e o menosprezo ou discriminação à condição de mulher. Os crimes que caracterizam a tipificaçaõ do feminicídio reportam, simbolicamente, a destruição da identidade da vítima e de sua condição de mulher.

Ainda Com relação aos casos de feminicídio, a delegada caracteriza estes eventos com base nos atentados à mulher que são fundamentados por intolerância de gênero, ou seja, nesta situação, ela é vítima de um homicídio praticado por sua condição natural e social de mulher. A proposta desta diretriz organizada seria aprimorar a investigação e perícia, gerando estatísticas especializadas nos atos de crime por feminicídio. Concluiu


                            Repórter Stenio Johnny/Delegada Kazumi/Gil Sousa
                                      Apresentador do programa Giro Geral


Lei Maria da Penha
Dra. Kazumi falou que, não vai ser apenas a lei Maria da Penha que vai transformar essa realidade, essa lei na verdade veio dar um impulso nas políticas políticas públicas de enfrentamento a violência contra a mulher especificamente a violência  doméstica familiar.

Segundo a delegada da mulher, o que pode reverter este quadro além das políticas públicas é o fortalecimento do direito da mulher, com o fim da discriminação, da desigualdade entre homem e mulher, acabar com essa cultura machista  que ensina meninos e meninas, homens e mulheres a transformar um relacionamento amoroso em uma relação de poder, quando na verdade deveria ser uma relação de amizade. Portanto é necessário o fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento a violência contra a mulher, e que esse fortalecimento possa ser feito com segurança, saúde, educação, trabalho e renda, através da inserção da mulher no mercado de trabalho.

Para a Dra. Tanaka, depois da Lei Maria da Penha, já se pode observar algumas mudanças, de comportamento das mulheres em relação as agressões sofridas por companheiros, onde mulheres diante dessa situação, procuram a delegacia da mulher, para registrar ocorrências, pedir orientações, para saber mais sobre seus direitos. Neste tipo, de trabalho, a DEM não atua só, a delegacia da mulher conta com apoio dos órgãos parceiros como: Defensoria Pública, MP, Secretaria de Estado da Mulher, Judiciário maranhense dentre outro órgãos públicos, que trabalham em com junto, no combate a violência contra a mulher. Enfatizou!




Da diminuição do índice de violência contra a mulher em São Luís

A delegada especial da mulher em São Luís Kazumi  Tanaka falou que houve uma diminuição no índice da  violência doméstica em relação ao ano passado, que nesse mesmo período em 2015, foram registradas 415 ocorrências, sendo que este ano o número de registros de ocorrências caiu para 344 ocorrências, algo significativo que deve ser trabalhado e melhorado através de políticas públicas para as mulheres  que estão sendo desenvolvidas pelo governo do estado com objetivo de diminuir de maneira considerável, o índice de crimes  praticados contra a mulher, sobre tudo por conta de uma cultura machista




Da atuação da DEM nos Bairros

Além do trabalho desempenhado na Delegacia da Mulher, atividades preventivas também são desempenhadas em bairros e cidades maranhenses, a fim de fomentar as políticas de enfrentamento aos crimes de violência. "Nosso trabalho é diferenciado, a gente foca não só no trabalho investigativo e repressivo, mas também no preventivo, indo até as escolas de bairros mais carentes ou de bairros em que a condição financeira é maior; empresas; universidades; associações; espaços que somos chamados para proferir palestras ou participar de diálogos com os movimentos femininos. Com essas discussões, pretendemos atender as demandas que as mulheres nos apresentam. E eu falo mulheres em todas as suas diversidades. As mulheres lésbicas, as mulheres com deficiência, as mulheres negras, as mulheres do campo, as mulheres dos sindicatos. Todas essas mulheres precisam ser visibilizadas”, Pontuou Kazumi.

Das políticas publicas do governo do do estado

A titular da DEM destacou a intensificação das políticas públicas realizadas no Maranhão pelo governo do estado em parceria com o governo federal através da Secretaria de Estado da Mulher que  contribuem para a redução do índice da violência doméstica na capital e no interior maranhense e ao mesmo tempo vem recuperando a dignidade da mulher, valorizando a sua vida reconhecendo o papel que ela ocupa não só em seu lar, mas também no seu trabalho e a sua atuação dentro da sociedade.

A intensificação das ações que  Estado vem realizando em prol da mulher maranhense, contribui para que as pessoas mudem as suas relações, e o seu comportamento, para a partir daí, fazer prevalecer o respeito e o direito da igualdade entre o homem e a mulher. Todas essas medidas aliadas ao comprometimento do governo em dar garantias a mulher do seu direito. É o estado presente,  pronto pra defendê-la Concluiu!




"É preciso que a mulher se vista de coragem e acredite nas forças de segurança do estado, acredite  na lei Maria da Penha e não se deixe ser dominada pelo seu agressor". 



                                                 Assista Aqui a entrevista



                                 https://www.youtube.com/watch?v=j8vVVemHmD0


                                                     Por/Stenil Johnny
                                         Radialista/Repórter Investigativo
                                                     RPJ/MA 0001541



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.