sexta-feira, 8 de abril de 2016

Delegado Geral do Maranhão, faz balanço das ações das forças de segurança no primeiro trimestre do ano




    Delegado geral do Maranhão Lawrence Melo

Em entrevista concedida a reportagem ao Sjnotícias, o delegado geral do Maranhão Lawrence Melo, considerou positiva as ações das forças de segurança do estado no que diz respeito ao combate da criminalidade na capital e no interior maranhense, nesse primeiro trimestre do ano. Disse que houve uma queda considerável no índice de mortes violentas em São Luís, em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Foram quarenta e uma vidas salvas afirmou o delegado geral.

Segundo Dr. Lawrence houve uma redução de 12% nos homicídios e 16% de crimes dolosos, lesão corporal e latrocínios(Roubo seguido de morte). Falou que neste primeiro trimestre do ano, as ações foram voltadas para o combate de roubo a bancos que tira a paz e a segurança do cidadão no interior do estado. Por conta disso, foi feito um mapeamento das áreas consideradas de maior incidência desta prática criminosa. A partir daí, foram realizadas operações no sentido de coibir as ações destas quadrilhas de assaltantes que agiam no interior, assaltando agências ou explodindo caixas eletrônicos.

Segundo o delgado Geral, só em janeiro, foram dezesseis assaltos as agências bancárias no interior maranhense, havendo uma queda considerada, no mês de fevereiro, onde graças as ações contínuas das forças de segurança do estado, foram registrados apenas 04 ações criminosas em bancos no interior. Através da intensificação das ações, conseguimos fechar o mês de março, sem nenhum registro de assaltos as agências bancárias no Maranhão, salvo uma explosão de um caixa eletrônico em uma rodoviária na cidade de Olinda Nova, no dia 06 de março, crime praticado por uma quadrilha liderada por um traficante que comandava assaltos a bancos na região da baixada maranhense.


          Prisão de Escobar  e seus compassas

Lawrence Melo disse ainda, que esta quadrilha foi presa em operações especiais realizadas com objetivo de combater este tipo de ação criminosa, e que no momento da prisão do chefe dessa quadrilha o perigoso traficante conhecido como Escobar, juntamente com os seus compassas, foi encontrado com eles 02 fuzis calibre 762, armas essas usadas em práticas criminosas, foi recuperado ainda, cinquenta mil reais em cédulas manchadas oriundas de caixas eletrônicos que foram explodidos durante ação desses assaltantes, armas e foram apreendidas 20 bananas de dinamite, o delegado geral falou que uma banana de dinamite, é o suficiente para explodir um caixa eletrônico.

Para o delegado geral da Polícia Civil do Maranhão, a prisão dessa quadrilha foi um duro golpe do sistema de segurança em cima da bandidagem que comandava os assaltos as agências bancárias no Maranhão. Disse que durante as operações realizadas de janeiro a março desse ano, várias quadrilhas foram desarticuladas, com prisões de assaltantes perigosos, assim como apreensões de dinheiro, armas, drogas, munições e carros utilizados nesses eventos criminosos. Pontuou Dr. Lawrence


                     Policiais da SPCI  em missão

O chefe da Polícia Civil falou ainda que nesse mês de abril foi dado início a terceira etapa Maranhão mais seguro que tem como objetivo o combate as explosões a caixas eletrônicos e roubo a instituições financeiras no interior, com ações conjuntas das policias Civil e Militar, que conta com policiais altamente treinados e capacitados para esta missão, usando arma longa de grosso calibre para o enfrentamento as quadrilhas de assaltantes perigosos, especializados em roubo a bancos. Essas operações especias visam da respostas a bandidagem, e ao mesmo tempo dar segurança ao cidadão tanto na capital, como no interior do estado.

Homens do COSAR, preparados para combater assaltos 
a instituições financeiras

O delegado geral falou que outro ponto positivo nesse primeiro trimestre do ano, é o combate ao tráfico de droga no estado, para isso foi criada a Superintendência Estadual de Prevenção e Combate ao Narcotráfico(SENARC) através dessa superintendência o sistema de segurança, ficou mas especializado no combate desta modalidade criminosa, desbaratando quadrilhas, realizando grande apreensões de drogas. informou que estas ações se realizam dentro e fora do Marnhão, através do serviço de inteligência em conjunto com as polícias de outros outros estados.

Foto 11 Armas e Drogas apreendida pela SENARC  Foto Geraldo Furtado

Destacou uma operação da SENARC onde foi apreendida, a maior quantidade de droga no estado, trata-se da prisão de um traficante na cidade de Estreito pertencente as Família Valbuena, onde com ele foi encontrado, mais de cem quilos de crack, que iria abastecer o comércio da droga em São Luís.

Finalizou dizendo que a terceira etapa da Operação Maranhão Mais Seguro, visa combater os crimes contra as instituições financeiras, combater o tráfico de drogas, roubos de veículos, coibir as mais variadas práticas criminosas, mantendo a ordem, a paz social, dando segurança ao cidadão maranhense.

Assista aqui a entrevista



                                                              Por/Stenio Johnny
                                                     Radialista/Repórter Investigativo
                                                              RPJ/MA 0001541

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.