segunda-feira, 18 de abril de 2016

Coordenador do Programa de combate a dengue em São Luís, fala ao Sjnotícias



 Dr. Pedro Tavares/Coordenador do programa de combate a Dengue
em São Luís.

A reportagem do blog Sjnotícias esteve conversando com Dr. Pedro Tavares, coordenador do Programa de combate a dengue em São Luís.

Dr. Pedro falou que a Prefeitura de São Luís tem um trabalho estruturado, com uma equipe de campo com um supervisor geral, mais quarenta supervisores de  áreas, representando oito áreas distritais de São Luís, realizando trabalhos em pontos estratégicos com visita permanente em locais de risco como:
Ferro velho, sucatas, borracharias, cemitério e em outros ambientes mapeados como área de foco do mosquito da dengue, além disso realizamos o trabalho de nebulização espacial que é feito através do carro fumacê, que atende as áreas prioritárias, onde existem casos de notificação de dengue, Chikungunhya e Zika Vírus.

ÁREAS DE MAIORES INCIDÊNCIAS DE CASOS

Segundo Dr. Pedro Tavares está havendo em São Luís, uma epidemia de Chikungunhya, que preocupa os profissionais da área de saúde na capital, por conta disse Bairros como Monte Castelo, Liberdade, Centro, João Paulo, São Francisco, e demais barros onde existem grande índices de notificações, são áreas de auto risco que merecem um cuidado todo especial  das equipes que fazem parte do programa de combate a dengue em São Luís.

Quanto a estatística do quadro dessas doenças na capital

            Mosquito da Dengue de Mala pronta


Quanto a estatística do quadro dessas doenças na capital

Falou que existem um número alarmante de casos da Zika Vítus em São Luís que teve iniciou ano passado, e hoje é há uma epidemia na cidade, com notificações em toda região metropolitana de São luís. 

Disse que houve um crescimento elevado nos caso dengue em relação a 2014 quando as notificações não chegaram a mil casos, sendo que em 2015, houveram 2.397 casos de dengue, 120 casos de Chikungunhya e 323 casos de Zika Vírus. Disse que no primeiro trimestre deste houve um um aumento considerado no índice dessas doenças, chegando a ser notificados, a metade dos casos em relação ao ano passado, sendo que só a Zika Vírus já foram apresentados mais de 500 casos.

Cuidados que população deve ter para combater o mosquito da dengue.
Dr. Pedro Tavares falou que a população é uma paceira no combate a dengue, por tanto e necessário ter cuidados simples como:

Evitar Deixar água parada, principalmente em depósitos, se desfazer de latas, garrafas, pneus, ter cuidado com jarros de plantas, além disso, é de fundamental importância para a população receber os agentes de combate a  dengue, houvi e seguir as orientações desses agentes, se policiar pra não deixar água armazenada onde possa gerar as lavas do mosquito transmissor da dengue.

Finalizou dizendo que o combate a dengue Zika, Vírus e Chikungunhya, só pode surti efeito através de uma ação conjunta, prefeitura municipal de São Luís através das ações de combate a essas doenças, e a população. A prefeitura até agora tem feito a sua parte, cabendo  população fazer a sua parte.


“É um problema que nasce dentro de nossas casas e para acabar com ele, além das ações desenvolvidas pelo poder público, é importante que cada um de nós esteja consciente do que devemos fazer para acabar com o mosquito e, consequentemente, evitar a transmissão da doença”. Concluiu Dr. Pedro Tavares.




                                                            Por/Stenio Johnny
                                                   Radialista/Repórter Investigativo
                                                           RPJ/MA 0001541



Assista aqui a entrevista




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.