quarta-feira, 23 de março de 2016

Via Sacra terá esquema especial de segurança em São Luís


                                                 
 A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) concebeu um planejamento estratégico de atuação na Via Sacra, tradicional espetáculo que encena a Páscoa em São Luís. O reforço do patrulhamento no bairro Anjo da Guarda, onde se concentrarão as apresentações nestas quinta (24) e sexta-feira (25), contará com mais de 370 policiais militares, coordenados pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitana 3 (Cpam 3). A estratégia de patrulhamento foi definida com a comunidade local e com o Grupo Grita, que organiza o evento a mais de 30 anos.

De acordo com o comandante do Cpam 3, coronel Egídio Soares, a ação de reforço deve-se ao porte do evento, que deve atrair, nos dois dias de espetáculo, mais de 200 mil pessoas. “Este é um dos grandes eventos que fazem parte do calendário do nosso estado e que é reconhecido nacionalmente. Vamos receber muitos turistas que vêm de outros estados participar desse grandioso evento, além de pessoas de São Luís e de pessoas do interior do estado”, comenta o coronel.

Ao todo, a encenação ao ar livre é realizada em cinco locais no Anjo da Guarda e se estende em um percurso de 2 km. Segundo o comandante do Cpam 3, a PM fará barreiras de contenção nas entradas com o Batalhão de Choque. “Teremos quatro barreiras nas principais vias de acesso do bairro, com revista de quem for adentrar ao evento. Nesses dias, os bares não vão funcionar, porque as pessoas acompanham o cortejo e mesas e cadeiras não vão poder ser mantidas”, disse o coronel Egídio. O aumento do efetivo na área terá início às 17h.
Polícia Militar dialoga com a comunidade e define esquema especial de segurança para Via Sacra

Segundo ele, haverá policiamento a pé, de viaturas, de motocicletas e apoio da cavalaria. Serão 30 viaturas, 10 motocicletas e 12 conjuntos de cavalaria. “Teremos policiamento fixo e escolta pelos percursos. Em alguns locais, onde a polícia não vai entrar com moto ou viatura, o policiamento será do Esquadrão de Polícia Montada”, detalhou.

O coronel informou, ainda, que o patrulhamento não acompanhará somente os locais de apresentação, mas também será executado nos arredores da área Itaqui-Bacanga. “Também teremos operações nas imediações. Vamos garantir o retorno das pessoas às suas residências. Vamos policiar também a Avenida dos Portugueses, as paradas de ônibus e vamos continuar nossas operações, porque não queremos que aconteça nenhum tipo de dano às pessoas ou ao patrimônio público nesses dias”, garantiu.

Ele acrescentou que o trabalho não será de remanejamento de equipes, mas de acréscimo, para que nenhum outro local fique sem a devida segurança. “Não vamos interferir nem modificar o policiamento nos bairros, ou seja, nenhuma área ficará desguarnecida em função do reforço na área Itaqui-Bacanga”, reiterou o coronel Egídio Soares.


Além do trabalho da Polícia Militar, a Polícia Civil também atuará com a abertura de um plantão especial no 5º Distrito Policial, no Anjo da Guarda, que funcionará 24h nos dois dias de espetáculo. Preventivamente, o Corpo de Bombeiros fez um treinamento de primeiros-socorros com os jovens da comunidade, além de vistoria técnica com exigências de segurança. O Corpo de Bombeiros também comporá guarnições para atuação na Via Sacra.

A ação articulada integra, ainda, órgãos municipais, como a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que cuidará do isolamento do tráfego na região, e a Blitz Urbana, responsável pela fiscalização dos bares e dos vendedores ambulantes, que vão atuar em locais específicos, previamente designados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.